Os indicadores de desempenho são ferramentas que auxiliam gestores e proprietários no gerenciamento das atividades de uma empresa. Estes, por sua vez, tem por objetivo medir os resultados apresentados de forma detalhada.
No setor de laboratórios, essas métricas facilitam a identificação de necessidades de melhorias em fatores importantes. Dentre estes, podem ser citados a qualidade do atendimento e a confiabilidade dos serviços oferecidos.
Nesse sentido, para que você mantenha em alta a produtividade e a qualidade na sua empresa preparamos esse post. Para tanto, a seguir, mostraremos 4 indicadores de desempenho para laboratórios que devem ser analisados.
Acompanhe comigo!
#1. Indicadores de desempenho: Satisfação do cliente
Mediante o advento da internet e da globalização, a concorrência entre as empresas tem crescido em diversos segmentos, inclusive, no setor de análises clínicas.
Dessa forma, somente as marcas que oferecem serviços que transcendem o básico, proporcionando satisfação aos clientes, se destacam.
Porém, nem sempre um bom planejamento, em tese, é o suficiente para afirmar o nível de satisfação do cliente.
Diante desse quadro, por sua vez, faz-se necessária a implementação de indicadores de desempenho.
Nesse sentido, o primeiro destes indicadores de desempenho trata-se da tradicional “Pesquisa de Satisfação do Cliente”.
Anteriormente, destaquei que o avanço da internet e globalização maximiza a entrega de formulários de Pesquisa de Satisfação do Cliente.
Assim, ampliam-se as possibilidades, pois, além do questionário físico disponibilizado na recepção do laboratório, a equipe pode repassar a pesquisa de satisfação por diversos meios:
- Redes Sociais;
- Aplicativos;
- E-mail.
Contudo, a simples abrangência da entrega e recepção das pesquisas de satisfação por diversos meios, não se faz suficiente, em si mesma.
Nesse sentido, mais importante que o meio de aplicação dos formulários, é o armazenamento dessas informações. E, para além destas, a real importância da Pesquisa é o trabalho assertivo com as informações recolhidas.
Isto, por sua vez, tem por fim o aperfeiçoamento das falhas e otimização dos acertos apontados pelos clientes.
#2. Indicadores de desempenho: Custo do exame
Um dos indicadores de desempenho para um laboratório de análises clínicas diz respeito ao custo dos exames, ou seja, controle sobre demanda de gastos.
A gestão do laboratório deve compreender o investimento para a realização de exames, pois somente assim pode manter a qualidade do serviço acima da média.
Por sua vez, para realizar esse cálculo, é necessário avaliar os custos diretos e indiretos do serviço:
Custos diretos
Os Custos Diretos constituem uma parcela específica das despesas relacionadas à realização dos exames.
Esse tipo de custo engloba todos os dispêndios diretamente associados à execução de um exame, tais como:
- Materiais consumíveis;
- Reagentes;
- Instrumentos específicos;
- Honorários dos profissionais envolvidos.
Essa análise minuciosa dos custos diretos, por sua vez, proporciona uma visão detalhada dos investimentos. Estes, por outro lado, são necessários para manter a qualidade do serviço acima dos padrões estabelecidos.
Dessa forma, ao calcular o custo direto de um exame, o laboratório pode adotar estratégias mais precisas para otimizar seus recursos.
Assim, a gestão assegura não apenas a excelência nos serviços prestados, mas também uma gestão financeira sustentável e alinhada às demandas do mercado, promovendo eficiência operacional.
Custos indiretos
Os custos indiretos compreendem uma variedade de despesas que não estão, necessariamente, ligadas, diretamente, à execução específica de um exame. Estes custos, porém, contribuem significativamente para a operação eficiente do laboratório.
Dentre estes, podem ser citados:
- Despesas administrativas;
- Manutenção predial;
- Energia elétrica;
- Água;
- Salários de funcionários de suporte.
Esses elementos, embora não estejam ligados de maneira direta à produção do resultado de um exame, desempenham papel na sustentabilidade da instituição. Não obstante a isso, tais itens interferem no oferecimento do ambiente propício para realização dos procedimentos, oferecendo, assim, uma base segura para resultados confiáveis.
Ao avaliar os custos indiretos, o laboratório ganha uma compreensão abrangente do impacto financeiro total associado à prestação de serviços de análises clínicas. Essa abordagem eficaz da gestão identifica áreas de otimização, assegurando o equilíbrio entre a qualidade do serviço e a eficiência financeira, promovendo a saúde econômica do laboratório a longo prazo.
#3. Indicadores de desempenho: Tempo de espera/atendimento
Esses são indicadores essenciais para aumentar a satisfação do usuário em médio prazo.
Desse modo, com um monitoramento correto, é possível medir o tempo médio de espera e atendimento, bem como o número de pessoas atendidas por dia.
Nesse sentido, ao mensurar o tempo médio de espera, o laboratório pode ajustar sua capacidade de atendimento. Consequentemente, a instituição garante uma distribuição mais equitativa e reduz possíveis demoras.
Além disso, ao analisar o número de pessoas atendidas diariamente, a gestão obtém insights valiosos sobre a demanda real e pode implementar estratégias para aprimorar a distribuição de recursos humanos e materiais.
Esses indicadores, quando monitorados de maneira contínua, não apenas refletem o compromisso do laboratório com a eficiência, mas também contribuem significativamente para uma experiência do usuário mais satisfatória, resultando em maior confiança na instituição e fortalecimento das relações a longo prazo.
#4. Indicadores de desempenho: Tempo de realização de exames
Um dos indicadores mais utilizados em laboratórios de análises clinicas é o TAT (Tempo de realização de exames). A partir dessa métrica é possível medir o tempo total realizado de cada exame em todas as suas etapas.
Com esses dados em mãos, o gestor ou proprietário pode estabelecer metas realistas para cada fase dos exames e ainda identificar gargalos no processo laboratorial.
Enfim, esses foram alguns dos principais indicadores de desempenho para laboratórios. Ao longo texto, foi possível notar a importância do acompanhamento dessas métricas. Todavia, é essencial que o gestor não ignore as análises obtidas em cada indicador, pois, além de não enxergar as falhas presentes no dia a dia do laboratório, isso pode comprometer a qualidade dos serviços e o alcance das metas e objetivos traçados.
Considerações Finais
O Quaent – Ferramenta de Gestão da Qualidade do Concent LIS descomplica o acompanhamento dos indicadores de desempenho, para sua instituição de saúde.
Nesse sentido, para o acompanhamento dos indicadores de desempenho, o Quaent possui diversos módulos, tais como:
- Controle Interno da Qualidade;
- Gestão de Documentos;
- Gestão de Não-Conformidades;
- Pesquisa de Satisfação do Cliente (NPS);
- Gestão de Risco;
- Gestão de Auditoria.
O Quaent projeta automação para os processos a fim de descomplicar a Gestão da Qualidade, por meio da tecnologia e inovação.
Por sua vez, a automação de processos permite o redirecionamento de recursos à tarefas imprescindíveis em sua instituição de saúde.
Entre processos manuais e demorados e rapidez, segurança, eficácia e otimização do tempo, todos os gestores concordam que a segunda opção é muito melhor. Concorda?
Desse modo, deixo aqui o contato da nossa equipe para que você conheça as vantagens de aderir ao novo jeito de fazer Qualidade!
O Quaent, ainda, possibilita a implementação da Cultura da Qualidade de maneira mais assertiva, devido à sua responsividade em dispositivos móveis.
Portanto, de agora em diante, a Qualidade estará na palma da sua mão. E isso está ao alcance de um clique:
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