fbpx

fevereiro 24, 2023

Não conformidades ocorrem quando um produto, serviço ou processo não atende aos requisitos especificados, incluindo falta de conformidade com normas, procedimentos, requisitos legais ou expectativas do cliente.

Nesse sentido, sempre haverá uma visão amplificada, em direção a um erro de processo que gera uma não conformidade, a investigação da causa raiz desse erro e, por fim, o tratamento adequado àquela situação específica.

Mas afinal, o que é uma não conformidade na área da saúde?

O que é a não conformidade na área da saúde?

A não conformidade na área da saúde engloba uma ampla variedade de situações que podem afetar a qualidade ou segurança dos serviços prestados.

Essas situações, por sua vez, são caracterizadas por desvios ou falhas de processo e, levando em consideração as necessidades singulares desse âmbito específico da sociedade que normas e legislações foram estabelecidas, com o fim de resguardar tanto o paciente quanto a empresa.

No entanto, apesar dos esforços para manter altos padrões de qualidade na área da saúde, ainda há casos em que os procedimentos e práticas não atendem aos requisitos estabelecidos e, é a esses erros de processo, por assim dizer, que às não conformidades se referem.

Ocorrência e a não conformidade

Nesse sentido, é importante destacar que, existe uma diferença entre o termo “ocorrência” e a “não conformidade”, embora ambos os conceitos se refiram a uma questão de desvio do padrão estipulado para o procedimento no ambiente clínico e hospitalar.

Em resumo, a diferença entre os termos “ocorrência” e “não conformidade” reside no fato de que o primeiro se refere a qualquer evento que aconteça fora do planejamento, enquanto o segundo engloba situações específicas em que os padrões de qualidade estabelecidos não são atendidos.

É importante ressaltar, portanto, que uma não conformidade sempre será, em primeiro lugar, uma ocorrência, mas nem todas as ocorrências se enquadram como uma não conformidade.

O que é a não conformidade hospitalar

Levando em consideração o que já foi dito no tópico acima, a não conformidade hospitalar trata-se de qualquer desvio do padrão de qualidade estabelecido para um ambiente hospitalar.

Isso pode incluir erros em procedimentos, falhas na administração de medicamentos, falhas no processo de higiene adequada, problemas na manutenção de equipamentos e outras situações que possam afetar a qualidade e segurança dos serviços prestados aos pacientes.

Em vista disso, fica claro que a identificação de não conformidades em um hospital é essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes e, uma vez que a não conformidade é identificada, é necessário implementar algumas ações, com o fim de evitar que ela ocorra novamente.

Exemplos de não conformidade no serviço de saúde

A seguir, vamos elencar alguns exemplos de não conformidades que podem esclarecer um pouco mais este conceito, tais como:

  • Administração incorreta de medicamentos: a administração de medicamentos errados, em doses incorretas ou em horários inadequados pode causar sérios problemas de saúde para o paciente;
  • Equipamentos e materiais inadequados: a falta de manutenção adequada de equipamentos médicos e o uso de materiais de baixa qualidade podem comprometer a segurança dos pacientes e a eficácia do tratamento;
  • Problemas de gestão: problemas de gestão, como a falta de pessoal qualificado, problemas de comunicação entre as equipes, falta de recursos financeiros e/ou materiais, podem comprometer a qualidade do atendimento ao paciente.

Identificação de não conformidade: uma abordagem prática

Pra não deixar dúvidas, vamos utilizar uma situação hipotética para esclarecer o conceito de não conformidade:

Suponhamos que, em uma ala de aplicação de medicamentos intravenosos, ou seja, diretamente na veia, há o registro, em um único mês, de 15 casos de acidentes com objetos perfurocortantes, que são as agulhas.

Nesse caso, uma não conformidade está sendo evidenciada, uma vez que, padrões de uso e descarte de agulhas estão disponíveis aos servidores para que não haja acidentes com tais objetos e, no entanto, ainda assim, continuam ocorrendo acidentes relacionados às agulhas já utilizadas.

Diante dessa situação, deve haver em primeiro lugar o registro da não conformidade. Em seguida, a investigação da causa raiz dessa não conformidade, o que pode envolver o não atendimento do reencape da agulha após o uso por diversos motivos.

Dentre esses, podem ser citados, o aumento da demanda de pacientes e, para tanto, a necessidade de agilidade no processo, perpassando também a falta de um ambiente adequado para a manipulação das agulhas ou até uma atitude de negação do procedimento padrão pelo próprio servidor, devido a circunstâncias atípicas.

De certa forma, o questionamento que se faz, nesse momento é – “Diante desse quadro, de que maneira se pode identificar uma não conformidade, como registrá-la e qual é o procedimento diante dessa situação?”

Como identificar, registrar e tratar da não conformidade na área da saúde

A identificação, o registro e o tratamento de não conformidades na área da saúde é um processo crítico para garantir a segurança e a qualidade do atendimento prestado aos pacientes e a segurança dos próprios servidores, e envolve:

  • Identificação:

    A identificação envolve a análise de várias fontes tais como, relatórios de incidentes, reclamações de pacientes, inspeções regulatórias, revisões de registros e processos internos de avaliação de qualidade e, é por esse motivo que é de suma importância manter registros precisos e completos de todas as não conformidades identificadas, incluindo a descrição do problema, sua causa raiz, sua gravidade e as ações tomadas para corrigi-lo, no intuito de fornecer documentos úteis para possíveis análises.

  • Registro:

    O registro pode ser feito de forma manual ou eletrônica, através de um sistema de gestão de qualidade e, para tanto, é importante que as informações registradas sejam detalhadas e incluam a data de identificação, a descrição completa do problema.

    Por sua vez, são esses registros que permitem que a equipe de saúde acompanhe a evolução do tratamento da não conformidade e avalie sua eficácia ao longo do tempo, garantindo a segurança e a qualidade dos serviços prestados.

  • Ação Imediata

    Uma ação imediata envolve uma ação corretiva que deve ser tomada imediatamente após a identificação da não conformidade para evitar a recorrência de uma situação adversa. É uma ação temporária e emergencial que visa reduzir o risco de recorrência daquela situação, tanto para o paciente, quanto para colaboradores ou para o sistema como um todo, enquanto uma análise mais detalhada é conduzida para identificar a causa raiz do problema.

  • Análise de causa raiz

    A análise de causa raiz busca identificar as causas do problema, que geralmente são mais profundas e complexas do que as causas imediatas. Esse processo envolve a coleta e análise de dados e informações relevantes para determinar as causas fundamentais da não conformidade, utilizando métodos como o diagrama de Ishikawa, 5 Porquês, entre outros.

  • Plano de ação:

    O plano de ação envolve um conjunto organizado de atividades, com definição de prazos e pessoas responsáveis, com o objetivo de tratar a não conformidade de maneira específica, melhorar o processo geral e atingir as metas estabelecidas na análise crítica.

    Essa análise crítica, por sua vez, de maneira simples, é um estudo do caso como o fim de propor algumas atitudes, sejam elas preventivas ou corretivas, no intuito de construir uma estratégia de ação para o tratamento da não conformidade.

  • Monitoramento e análise de não conformidades:

    Monitorar e analisar não conformidades é crucial para garantir, tanto a eficácia das ações corretivas, quanto à comprovação de problemas sistêmicos e oportunidades de melhoria, e, nesse sentido, é necessário que as instituições de saúde tenham um sistema de gestão da qualidade que inclua procedimentos para identificar, registrar, analisar e tratar não conformidades.

E, sobre esse assunto, nós, aqui da Concent, podemos falar com propriedade, afinal de contas, o nosso Sistema de Gestão da Qualidade, o QUAENT, foi cuidadosamente planejado e projetado para auxiliar na manutenção de altos padrões de qualidade dentro da sua instituição de saúde.

Melhor do que isso, quero te contar que você pode, AGORA MESMO, testar o mais completo sistema de gestão da qualidade para laboratórios de análises clínicas, clínicas, hospitais e farmácias, o QUAENT, gratuitamente e A UM CLIQUE DE DISTÂNCIA. Você acredita?

Então, não perca mais tempo! Clique aqui para experimentar gratuitamente o Sistema de Gestão da Qualidade mais completo do mercado, O QUAENT.

E, assim eu finalizo o nosso post sobre não conformidades na área da saúde, mas se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, tenho duas indicações de conteúdos que vão ser úteis:

Primeiro, nosso post sobre Gestão da qualidade: as principais não conformidades laboratoriais, e por último, mas não menos importante, um conteúdo do nosso canal no Youtube. Vou deixar aqui abaixo pra você clicar, ok?

Quer mais conteúdos incríveis? Eu te convido a acompanhar o nosso blog para não perder nenhum dos nossos posts. Nossos conteúdos também estão disponíveis nas nossas redes sociais: YouTube, Instagram, LinkedIn e Facebook. Eu te vejo por lá!

Assim eu me despeço:

Até a próxima! 🙂