fbpx

agosto 17, 2021

O atendimento em laboratórios clínicos é um fator fundamental para o sucesso da empresa. Ele precisa ser eficiente, rápido e eficaz, e, para isso, a otimização dos processos é de extrema importância.

Nesse sentido, um sistema de gestão laboratorial pode ajudar, uma vez que ele automatiza processos antes feitos pelos colaboradores, centraliza informações e fornece dados importantes sobre os clientes.

Neste post, contamos como um sistema como o Concent pode ajudar a otimizar o atendimento nos laboratórios clínicos. Siga a leitura!

O que é um sistema de gestão laboratorial, afinal?

Um sistema de gestão laboratorial facilita não apenas a rotina dos colaboradores e gestores dos laboratórios, mas também a experiência dos clientes.

O Concent é o sistema laboratorial mais completo do mercado. O sistema é baseado no programa LIS (Laboratory Information System, ou Sistema de Informação para Laboratório), que conta com um controle total dos processos: atendimento, coleta, triagem, digitação, interfaceamento, liberação, entrega de resultado, recoleta, soroteca, faturamento – todos os processos com rastreabilidade completa e em conformidade com a RDC 302.

Para a gestão, isso é muito importante e de grande ajuda, uma vez que os dados de todos os setores do laboratório ficam em um único lugar. A gestão laboratorial e a gestão empresarial são feitas pelo mesmo sistema, o que otimiza tempo e recursos, além de facilitar o controle dos processos.

Agora vamos às vantagens de um sistema na otimização do atendimento. Confira a seguir!

Redução no tempo dos processos e no retrabalho

Sabemos que a tecnologia é uma aliada importante da medicina diagnóstica em diversos setores – e no combate ao retrabalho ela certamente tem um papel fundamental.

Muitas tarefas que precisam ser refeitas nos laboratórios dizem respeito à área administrativa, como agendamento de horário, questões relativas à cobrança, gestão de estoque, faturamento, etc.

Um sistema de gestão laboratorial como o Concent pode evitar erros em todas essas etapas. O sistema automatiza processos e garante a segurança das informações, além de possuir rastreamento total. Desta forma, erros cometidos pelas pessoas são evitados, e o retrabalho se torna desnecessário.

Envio de resultado por diferentes plataformas

Os dias de buscar o laudo com os resultados dos exames nos laboratórios já se foram. Hoje, com a transformação digital, o envio dos laudos costuma ser feito pela internet e em diferentes plataformas. Temos um vídeo sobre isso aqui.

O Concent permite que o laudo com os resultados dos exames seja enviado por diferentes plataformas, como SMS, e-mail, aplicativo para smartphone (também permite a digitalização dos documentos do cliente, integrando-os automaticamente ao sistema e armazenando-os na nuvem) e WhatsApp (via assistente virtual – Zoe).

Além disso, uma vez que o cliente utilizou os serviços do laboratório, ele tem a possibilidade de conferir o histórico dos resultados dos exames, visto que eles ficam armazenados no Concent.

Estes são apenas alguns fatores importantes para uma gestão aplicada e completa de um laboratório de análises clínicas. É fundamental se atentar a eles na hora de escolher um sistema, uma vez que eles podem ser considerados diferenciais.

Gestão de documentos 

Um das grandes vantagens da gestão de arquivos é a melhoria no atendimento ao cliente, uma vez que a gestão de documentos permite um melhor retorno às solicitações do cliente e dos colaboradores, tornando-as mais rápidas e eficientes. O arquivamento eletrônico faz com que as informações possam ser acessados em qualquer setor da empresa, o que facilita o fluxo dos dados.

Estabelecer boas práticas na gestão de documentos é uma tarefa complicada, pois exige treinamento dos funcionários e investimento na infraestrutura tecnológica do seu laboratório de análises clínicas. No entanto, existem software que podem funcionar como importantes aliados na manutenção de uma política documental eficiente e econômica, como o Concent.

O Concent como aliado do atendimento do seu laboratório

O Concent é o sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado e pode atender a todas as suas necessidades.

Se seu laboratório é pequeno e você precisa gerir processos do dia a dia relativos a atendimento, agendamento e realização de exames, envio de resultados e faturamento, o Concent pode te ajudar.

Se você procura um sistema que, além da gestão laboratorial, realize a gestão do laboratório como empresa, e te ofereça recursos como controle administrativo-financeiro, gestão de estoque e compras, integração com NF-e de fornecedor e te auxilie com todo o planejamento financeiro do laboratório, o Concent pode te ajudar.

Se seu laboratório é de grande porte e você está em busca de um sistema que, além de tudo o que foi dito acima, te forneça indicadores de B.I., total integração com a parte empresarial e toda a gestão de back office, além de integração com os maiores laboratórios de apoio do Brasil, o Concent também pode te ajudar.