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setembro 14, 2018

Reduzir custos está entre as principais preocupações para um gestor ou proprietário de um laboratório. Afinal, é preciso manter preços competitivos frente à concorrência, que está cada dia mais acirrada. Mas, esta não é uma tarefa fácil e requer atenção a diversos detalhes.

Portanto, neste post, vamos mostrar 4 dicas para ajudar na redução dos custos. Confira cada uma delas e comece a economizar desde já!

1. Gerencie os recursos humanos de forma eficiente

A gestão de pessoas é um fator muito importante no cotidiano de um laboratório. É importante conseguir aproveitar o melhor de cada profissional, evitando desperdícios de tempo. Sendo assim, diversas tarefas podem ser automatizadas para aumentar a capacidade de atendimento e análise das amostras.

Outra questão importante é que o investimento na capacitação e desenvolvimento dos funcionários pode ajudar na produtividade, além diminuir drasticamente os pedidos de demissão. Assim, sua empresa reduz os custos com verbas rescisórias e ainda garante mais qualidade profissional.

2. Reduzir custos com o desperdício de materiais

Parece até uma dica muito óbvia para reduzir custos em um laboratório, mas o controle de materiais é um assunto sério e que precisa de atenção. Muitas empresas acabam pecando em fazer “vista grossa” para a utilização inadequada de alguns materiais. O que elas não enxergam é que isso pode gerar um prejuízo considerável.

Além disso, é fundamental manter uma boa gestão de estoque. Isso evita que faltem ou sobrem materiais no dia a dia. Inclusive é possível identificar até mesmo produtos que precisam ser utilizados com mais urgência para evitar que passem da data de validade.

Outro fator importante é implementar a gestão de compras para ter o processo de aquisição de materiais e insumos bem-estruturado, com um controle do histórico de pedidos. Assim, fica mais fácil para a sua equipe de compras realizar boas negociações.

3. Monitore os processos

O acompanhamento dos processos proporciona melhorias não apenas no controle dos gastos, como também na qualidade do resultado alcançado. Por isso, cada um deles precisa ter um responsável por conferir o andamento de cada etapa e garantir que eles sejam seguidos à risca.

Esse monitoramento pode ajudar a identificar possíveis gargalos e pontos de melhorias. Então, será mais fácil corrigir as questões necessárias e aprimorar constantemente os serviços prestados aos clientes.

4. Implemente relatórios gerenciais para tomada de decisão

A implementação de relatórios gerenciais, como o DRE (Demonstrativo de Resultados), pode ajudar na análise da situação financeira da empresa. Assim, é possível diminuir os custos e as despesas para alcançar melhores resultados.

Além disso, existem diversos tipos e modelos de relatórios que podem auxiliar no cotidiano do laboratório. Uma análise de fluxo de caixa, por exemplo, pode determinar questões fundamentais do planejamento orçamentário.

Sendo assim, as decisões mais importantes do negócio são tomadas com base em dados concretos e análise mais apuradas. Com isso, a margem de erro é muito menor e as chances de crescimento bem maiores.

Enfim, o ponto fundamental para um controle mais efetivo sobre as finanças do seu laboratório e para reduzir custos é manter um acompanhamento próximo e constante. Seguindo nossas dicas essa tarefa será mais simples e os resultados ainda melhores.

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