Façamos aqui, um resumo completo dos principais pontos da NR-32.
Quando falamos sobre ambientes hospitalares e clínicos, as circunstâncias de trabalho apresentam singularidades que demandam cuidados mais específicos.
Nesse contexto, tanto para colaboradores, quanto para aqueles que buscam o serviço de saúde, é preponderante que o ambiente esteja devidamente resguardado.
Resguardado, nesse sentido, no que diz respeito à acidentes que afetem àqueles que nele permanecem nestes ambientes: Fisicamente, biologicamente ou quimicamente.
Dentre as circunstâncias que podem afetar tanto colaboradores quanto pacientes, podem ser citados, por exemplo:
- Contaminação por microrganismos, que podem afetar o sistema biológico do ser humano, causando quadros clínicos perigosos;
- Acidentes com objetos cortantes contaminados;
- Contaminação causada pelo descuido em relação aos adornos, no caso dos colaboradores.
Desta forma, ainda é possível citar, a higienização indevida de trajes hospitalares, que, por sua vez, compromete a segurança sanitária dos pacientes e trabalhadores.
NR-32: Um compilado de normas para segurança do servidor da saúde
Um conjunto de orientações surge, portanto, a fim de atender demandas sanitárias e de segurança em ambientes hospitalares e clínicos para segurança ativa.
A intenção, nesse sentido, não é inviabilizar a ação otimizada dentro das instituições, mas assegurar uma eficácia segura. A este compilado de normas, por sua vez, dá-se o nome de Norma Regulamentadora de número 32 – NR32.
Desse modo, a NR-32 envolve medidas protetivas estabelecidas no intuito de resguardar todo indivíduo que desenvolve atividades na área da saúde.
Contida no Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e as primícias da Norma foram lançadas entre 1977 e 1978.
A forma do documento, no entanto, foi sendo atualizada para conciliar legislações complementares, até sua aprovação na íntegra, no ano de 2005.
Para os trabalhadores da área da saúde, a NR-32 propõe respostas coerentes para as problemáticas e riscos apresentados nos ambientes clínicos e hospitalares.
Dentre esses riscos, podem ser citadas: Lesões físicas, incidentes relacionados a produtos químicos ou substâncias que podem gerar danos biológicos.
Objetivos da NR-32: Resumo
Os objetivos da NR-32, basicamente, envolvem a prática de ações que assegurem a saúde dos trabalhadores. Na categoria, nesse sentido, são abarcados todos aqueles que se envolvem no ambiente clínico e hospitalar, tais como:
- Assistência;
- Recuperação;
- Ensino;
- Pesquisas referentes ao ambiente.
Resumo dos riscos abordados na Norma
É necessário destacar os riscos que justificam o uso da NR-32. Dentre eles, os principais são, os riscos químicos, riscos biológicos, riscos físicos, riscos ergonômicos e riscos por acidente. De maneira mais específica:
- Químicos – relacionados ao contato com gases e produtos que contém substâncias tóxicas, podendo gerar reações ao contato com a pele e o organismo, e, consequentemente, sérios problemas de saúde;
- Biológicos – todos aqueles que envolvem a possibilidade de contato com agentes biológicos, tais como microrganismos, culturas de células, parasitas, toxinas e príons (moléculas de proteínas, que não apresentam ácidos nucléicos, tais como o DNA e RNA, e possuem a capacidade de gerar uma série de problemas de saúde);
- Físicos – aqueles que envolvem a exposição a agentes físicos de maneira exagerada, tais como o ruído, a vibração, a pressão anormal, a iluminação, a temperatura extrema e níveis elevados de radiação;
- Ergonômicos – envolvem o mau uso de equipamentos e/ou posicionamento não adequado do colaborador, no ambiente de trabalho. Esse risco é tido como a causa de problemas mentais, cansaço físico e alterações no corpo humano;
Ainda podem ser citados, nesse sentido, riscos gerados por falta de higienização apropriada dos trajes utilizados em ambiente clínico e hospitalar, exigem um manuseio controlado, por tratar-se de itens contaminados com uma sujeira, diga-se de passagem, “incomum”.
Um resumo das recomendações feitas pela NR 32 aos profissionais de saúde
É importante ressaltar que, para os riscos químicos, a NR32 orienta a observação de rótulos e embalagens, a identificação de frascos e recipientes que contenham produtos químicos e a realização do manuseio dos itens de forma adequada;
Por sua vez, em casos de riscos por acidente, a NR32 responsabiliza clínicas e hospitais pelo desenvolvimento de uma regra padrão para uso de máquinas e manuseio de instrumentos, sugerindo, nesse sentido, a utilização de proteção individual, como também o descarte dos materiais de maneira adequada.
Apesar disso, o posicionamento educativo em ambientes clínicos e hospitalares deve ser mantido, para que os colaboradores permaneçam em um ambiente de educação continuada.
Portanto, a importância da NR32 para profissionais da área da saúde está na orientação da importância de critérios que devem ser seguidos na área da saúde para que haja eficiência e segurança.
Para saber tudo sobre a NR-32, confira também os outros posts sobre o assunto:
Acompanhe o nosso blog para não perder nenhum dos nossos conteúdos e nos siga em nossas redes sociais – Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube.
Até a próxima!