fbpx

março 31, 2021

Os laboratórios de análises clínicas possuem diferentes departamentos, como recepção, salas para coleta, sala de espera, setores técnicos, etc. Fizemos um post completo sobre os setores técnicos dos laboratórios aqui, e destacamos a importância e as características de todos eles, inclusive do setor de microbiologia.

Neste post, vamos nos aprofundar no setor de microbiologia, além de destacar a importância do controle de microbiologia para manter a integridade das análises e dos resultados dos exames realizados. Acompanhe o texto e boa leitura!

O que é a microbiologia

Em linhas gerais, a microbiologia, uma das mais de 30 habilitações da biomedicina, dedica-se ao estudo dos microrganismos (bactérias, vírus, fungos, protozoários e helmitos).

Há diferentes possibilidades dentro da microbiologia, mas a vertente mais comum é o estudo de doenças infecciosas – esta é também uma das atuações mais importantes, uma vez que o estudo das causas, do comportamento e das formas de controle e prevenção dessas doenças possibilitou grandes avanços na saúde e na garantia do bem-estar da população.

A microbiologia em laboratórios clínicos

Como dissemos, a microbiologia faz parte dos setores técnicos dos laboratórios de análises clínicas. Aliás, uma das atuações que mais crescem entre os biomédicos que querem estudar microbiologia é a atuação em laboratórios clínicos.

É no setor de microbiologia que são realizados exames como cultura de urina, orofaringe e outras secreções, a fim de diagnosticar doenças infecciosas relacionadas, por exemplo, à atividade bacteriana nociva presente no organismo.

O setor de microbiologia conta com um protocolo específico que deve ser seguido: coleta de material clínico, isolamento do microrganismo, identificação do microrganismo e testes de sensibilidade aos antibióticos.

De acordo com o Manual de Procedimentos Básicos em Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção Hospitalar, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, as atividades básicas de um laboratório de microbiologia consistem em:

“· Elaborar e viabilizar normas para colheita, conservação e transporte de material de interesse clínico;
· Estabelecer e executar rotinas microbiológicas, dentro dos padrões técnico-científicos vigentes, que permitam o isolamento e identificação dos principais agentes infecciosos de importância clínica, por gênero e, se possível, por espécie;
· Determinar a sensibilidade às drogas antimicrobianas;
· Efetuar o controle de qualidade de suas atividades e dos processos de esterilização;
· Divulgar e pôr em prática normas de biossegurança;
· Participar junto com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do rastreamento epidemiológico dos surtos de infecção hospitalar;
· Fornecer periodicamente dados relacionados com a etiologia das infecções hospitalares e da resistência às drogas;
· Executar outras atividades afins de natureza não rotineira e de relevância em determinadas situações como, por exemplo, estudos microbiológicos de materiais inanimados, portadores, desinfetantes, etc.”

Ainda que essas orientações sejam referentes a laboratórios de microbiologia, muitas delas são aplicáveis também no setor de microbiologia dentro dos laboratórios de análises clínicas em geral.

A tecnologia e o controle de microbiologia

Os avanços tecnológicos estão presentes em todos os departamentos e especialidades dos laboratórios clínicos, e com a microbiologia não é diferente.

Além da evolução em termos de equipamentos de coleta e análise e identificação de microrganismos, por exemplo, a evolução da tecnologia também permitiu o desenvolvimento de sistemas de gestão laboratorial, que englobam, entre muitas outras funções, o controle de microbiologia.

O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, conta com um mecanismo de controle de microbiologia totalmente flexível. Através dele, você pode criar as etapas do controle e criar e configurar os resultados de testes de leitura da forma que quiser. Para um domínio mais preciso desses processos, o Concent conta com uma tela de Gerenciamento do Controle de Microbiologia, através da qual é possível acompanhar e ter a rastreabilidade de todas as etapas. Nessa mesma tela é possível ir avançando as etapas, duplicar uma etapa quando necessário, enviar resultados parcial ao Pardini, e também digitar o resultado final.

Para conhecer todas as nossas soluções, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222. Aproveite para nos acompanhar no InstagramFacebook e LinkedIn. Inscreva-se também no nosso canal no YouTube! Esperamos você!