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julho 20, 2021

Os laboratórios de análises clínicas possuem funções que fazem com que sejam úteis a todas as pessoas, em diferentes momentos, por diferentes motivos. Sendo assim, os fatores que fazem com que os clientes escolham um laboratório em detrimento de outros são os diferenciais que ele apresenta.

Em um primeiro momento, é importante fazer a devida distinção entre diferencial e pré-requisito. É fundamental entender que laudos de boa qualidade não são diferenciais, assim como uma coleta bem realizada – isso deve ser norma em todos os laboratórios.

Neste post, trataremos dos diferenciais, ou seja, de ações que vão além do arroz-com-feijão, aquelas das quais laboratórios que querem se destacar devem lançar mão para efetivamente fidelizar e conquistar cada vez mais clientes. Acompanhe!

Oferecer serviços diversificados

Quanto maior a cartela de serviços oferecidos, mais clientes são abrangidos pelo laboratório. Fazer uma pesquisa para atender as demandas dos clientes da sua região é importante antes de decidir quais serviços oferecer, mas também é fundamental ter em mente a necessidade de uma estrutura física e de colaboradores capaz de abarcar todos esses procedimentos.

De nada adianta oferecer muitos serviços se o laboratório não consegue realizá-los com excelência. Siga o planejamento estratégico da empresa e aja com cautela.

Atendimento humanizado

O atendimento humanizado consiste em uma série de medidas que visam proporcionar mais bem-estar aos pacientes, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.

Esse cuidado é fundamental para promover uma experiência mais positiva às pessoas em atendimento, principalmente quando muitas delas estão passando por algum momento não muito agradável. É uma atitude que traz conforto e confiança aos pacientes e melhora o relacionamento deles com a instituição.

Temos um post completo sobre o tema aqui, que ensina como aplicar o atendimento humanizado nos laboratórios de análises clínicas.

Conte com uma equipe capacitada

De que adianta ter um protocolo de atendimento humanizado se sua equipe não está preparada para colocá-lo em prática?

Vale lembrar que isso vai muito além dos enfermeiros, biomédicos e demais profissionais da área da saúde – estamos falando de todos os colaboradores, da recepção aos serviços gerais, cada um com sua função específica e seu próprio protocolo de atendimento ao cliente.

É importante ressaltar que a capacitação da equipe tem grande influência dos líderes. Aqui, fizemos um post sobre o impacto da liderança transformacional nos laboratórios clínicos. A liderança transformacional se dá através do trabalho em conjunto do líder e de sua equipe, que identificam uma mudança necessária e pensam juntos em uma forma de realizá-la. A intenção é criar uma visão e agir de acordo com a inspiração, além de dar mais espaço à criatividade na criação de soluções eficazes para problemas muitas vezes antigos. É importante para que a equipe atinja o auge de suas capacidades e habilidades.

Soluções tecnológicas

Já falamos aqui sobre o impacto da tecnologia na gestão da saúde, aqui sobre o impacto na experiência do cliente e aqui sobre o impacto na gestão laboratorial.

A verdade é que a tecnologia é uma grande aliada do setor da saúde, seja por oferecer soluções relativas a diagnósticos, seja por suas inúmeras outras aplicações.

Uma delas é o sistema de gestão laboratorial, que facilita não apenas a rotina dos colaboradores e gestores dos laboratórios, mas também a experiência dos clientes, como falamos acima.

O Concent é o sistema laboratorial mais completo do mercado. O sistema é baseado no programa LIS (Laboratory Information System, ou Sistema de Informação para Laboratório), que conta com um controle total dos processos: atendimento, coleta, triagem, digitação, interfaceamento, liberação, entrega de resultado, recoleta, soroteca, faturamento – todos os processos com rastreabilidade completa e em conformidade com a RDC 302.

Para a gestão, isso é muito importante e de grande ajuda, uma vez que os dados de todos os setores do laboratório ficam em um único lugar. A gestão laboratorial e a gestão empresarial são feitas pelo mesmo sistema, o que otimiza tempo e recursos, além de facilitar o controle dos processos.

Além disso, o Concent oferece soluções para todos os portes de laboratórios. Se seu laboratório é pequeno e você precisa gerir processos do dia a dia relativos a atendimento, agendamento e realização de exames, envio de resultados e faturamento, o Concent pode te ajudar.

Se você procura um sistema que, além da gestão laboratorial, realize a gestão do laboratório como empresa, e te ofereça recursos como controle administrativo-financeiro, gestão de estoque e compras, integração com NF-e de fornecedor e te auxilie com todo o planejamento financeiro do laboratório, o Concent pode te ajudar.

Se seu laboratório é de grande porte e você está em busca de um sistema que, além de tudo o que foi dito acima, te forneça indicadores de B.I., total integração com a parte empresarial e toda a gestão de back office, além de integração com os maiores laboratórios de apoio do Brasil, o Concent também pode te ajudar.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222 e conheça todas as nossas soluções. Não deixe de nos acompanhar também no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Não deixe de compartilhar este post com os colegas!

 

Autora

Beatriz Amaro

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

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