fbpx

dezembro 9, 2020

A tecnologia é uma aliada importante de empresas que procuram ultrapassar obstáculos e otimizar processos através da inovação. Maleável, ela permite o desenvolvimento de soluções que podem ser aplicadas a diferentes situações – e uma delas é a experiência do cliente. Nos laboratórios, clínicas e hospitais, é fundamental lançar mão de ações que visem o bem-estar dos clientes. Seja em relação às filas de espera, à rapidez no cadastro ou ao envio de resultados de exames, por exemplo, fazer escolhas que inteligentes que tornem a experiência dos clientes o mais agradável possível é muito importante.

APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Além de possibilitar a criação de recursos que fortalecem o vínculo da empresa com os clientes, a tecnologia também contribui para aumentar a escalabilidade e a competitividade das empresas. O crescimento da eficiência operacional das operações faz com que mais tarefas sejam realizadas em menos tempo, o que traz inúmeras vantagens. Em relação à experiência do cliente, é importante ressaltar que a tecnologia não substitui a humanização do atendimento, mas, ao contrário, é um mecanismo que busca facilitar a rotina dos colaboradores e gestores para que estes possam prestar o melhor atendimento possível. O principal benefício que a tecnologia traz às empresas é a automação dos processos. Tarefas antes realizadas por pessoas, muitas vezes manualmente, passam a ser efetuadas com mais agilidade e rapidez, o que leva à economia de tempo e recursos. Além disso, a tecnologia permite que decisões estratégicas sejam tomadas com base em informações fornecidas em tempo real. Para os gestores, é um recurso de enorme valia!

APLICAÇÕES NOS LABORATÓRIOS

No contexto laboratorial, a tecnologia pode aprimorar bastante a experiência dos clientes, com aplicações em frentes diversas do atendimento. A melhor forma de explorar todas as possibilidades que a tecnologia dá é através de um sistema de gestão laboratorial, que contempla inúmeros benefícios proporcionados pela tecnologia. A redução do tempo, como já dissemos, é uma das grandes vantagens da automação laboratorial. Seja na análise ou na liberação dos resultados, os clientes são amplamente beneficiados pela otimização proporcionada pelo sistema, que, inclusive, possibilita o envio dos resultados pela internet. Além disso, o aumento da qualidade da análise e da confiabilidade nas informações se traduz em mais eficiência operacional do laboratório. Essa análise criteriosa gera maior confiabilidade nos resultados obtidos, além da redução dos retrabalhos no laboratório. Outra grande vantagem é permitir o rastreamento eficiente de todos os dados armazenados, inclusive os relacionados à identificação do bioquímico e dos equipamentos utilizados por ele, como toda a rastreabilidade dos tempos dos processos (TAT). Para os clientes, a possibilidade de acessar o histórico de exames tem grande valor! Cabe ressaltar que a rastreabilidade é fator crucial para a auditoria, não somente gerando os logs, mas mapeando todo o processo, validações e interferências na ferramenta. Aproveite para nos acompanhar no InstagramFacebook e LinkedIn. Inscreva-se também no nosso canal no YouTube! Esperamos você!

Autora

Beatriz Amaro

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>