fbpx

janeiro 8, 2021

Você já ouviu falar em transformação digital? A mudança que a tecnologia tem proporcionado para empresas de todos os setores está acontecendo agora e não há retorno. Por isso, quem busca a atualização nos processos, sai na frente!

Essa nova realidade tem impactado especialmente a área da saúde, revolucionada por softwares e sistemas digitais. A seguir, mostramos o que é a tendência da transformação digital, como ela beneficiará o setor e por que é tão importante começar a investir agora. Continue a leitura!

A tendência da transformação digital

Não é à toa que o termo transformação digital ficou tão popular nos últimos anos. Nos laboratórios, essa tendência permitiu a aplicação da tecnologia na coleta, gestão e análise de dados, facilitadas, automatizadas e simplificadas com o amadurecimento de algumas ferramentas chave.

Podemos citar, por exemplo, o uso corporativo do cloud computing, ou nuvem, que permitiu o acesso democrático de empresas de todos os tamanhos ao armazenamento e computação de ponta.

No mesmo sentido de incluir a tecnologia para transformar grandes volumes de informação em otimização e estratégias, surgiram os sistemas e programas que facilitam a gestão de qualquer setor.

São ferramentas capazes de integrar e centralizar o trabalho de donos e diretores de empresas, tornando suas tarefas mais simples, e com a garantia de inteligência de negócios.

Portanto, o que fazer com essa nova capacidade depende de cada gestor. É por isso que, mesmo demonstrando tantos resultados positivos, muitas pessoas hesitam em investir na tecnologia.

Felizmente, existem ainda oportunidades para quem abraça a transformação digital. Sendo assim, apostar e implementar sistemas inovadores pode ajudar a destacar e tornar a empresa uma referência no seu mercado de atuação.

A influência da transformação digital em laboratórios

Como a transformação digital é um termo muito amplo, ela pode tomar variadas formas, dependendo da área em que está sendo aplicada.

Então, para entender a tendência de um ponto de vista prático, explicaremos como ela influencia e impulsiona os negócios no mercado dos laboratórios de análise clínica. Veja!

Dados como vantagem competitiva

Não é por acaso que citamos o destaque que uma empresa ganha no cenário atual ao apostar na transformação digital. Essa não é apenas uma questão de facilitar o seu trabalho, mas tornar a informação uma arma valiosa de gestão.

Com softwares especializados, hoje é possível usar informações para originar novas estratégias, como: reformulação de processos, economia de custos, identificação de novos nichos e demandas etc.

Isso acontece quando os indicadores e valores da sua empresa e do mercado estão todos reunidos em um único sistema, interagindo e segmentados de acordo com as suas necessidades de análise.

Esse poder de analisar tantos dados rapidamente posiciona a empresa no mercado de acordo com o seu público e permite saber qual é o provável próximo passo dos concorrentes. O resultado? Uma empresa que se adapta às oportunidades com muito mais velocidade.

Otimização operacional

A transformação digital trouxe para o mercado uma mudança de foco do crescimento por expansão para o crescimento por otimização.

Pense em quantas rotinas manuais e repetitivas, quando somadas, consomem o tempo e o esforço dos seus colaboradores? Nesse sentido, otimizar a operação do laboratório significa gastar menos recursos para fazer o mesmo trabalho, ou produzir mais com o que já está disponível.

Agilidade sem abrir mão da segurança

Um laboratório de sucesso precisa ser ágil para atender e operar, mas a prioridade na hora de lidar com dados deve ser sempre a segurança. Isso porque os seus produtos e serviços são diretamente relacionados a informações pessoais, sensíveis e confidenciais dos clientes.

Dessa forma, é essencial o investimento em soluções como a nuvem e/ou sistemas especializados para facilitar os processos, sem colocar em risco a privacidade do público e a viabilidade do seu negócio.

Apoio ao controle de qualidade

Outro ponto vital para o sucesso de um laboratório de análises clínicas é a qualidade de seus processos. Uma empresa que se destaca no setor deve demonstrar resultados rápidos, sem se descuidar da confiabilidade de testes e do rigor nos protocolos.

Com mais controle digital sobre essas etapas, o laboratório erra menos. Assim, você ganha em tempo de atendimento e, principalmente, na construção de uma imagem de confiança para o público.

Transformação por automação

Uma das prioridades na inclusão de transformação digital é automatização da gestão. Um programa especializado no setor consegue integrar processos e acompanhar sua eficiência, dispensando a necessidade de um profissional dedicado a isso.

A tecnologia possibilita também o interfaceamento com equipamentos, análises de qualidade e, ainda, publicação de resultados para o cliente — sem qualquer interação humana.

Do lado do negócio, esse tipo de sistema permite a coleta de indicadores de performance e consegue comparar volumes incríveis de dados de várias origens: operação, financeiro, atendimento, entre outros.

Como resultado, essa análise disponibiliza relatórios simplificados e bem segmentados, que apontam os caminhos para atender melhor, produzir mais e reduzir custos.

A preocupação com o futuro no presente

Tudo o que dissemos neste texto tem a ver com um ponto central da transformação digital: otimizar a gestão e a operação é o caminho mais seguro para conseguir destaque, lucratividade e relevância para um laboratório de análises que mira o futuro.

Mas, mesmo que essa transformação ainda seja tratada como uma tendência, essa busca precisa ser iniciada o quanto antes. Afinal, o futuro nunca chega para quem espera por ele!

Dessa forma, entrar em uma nova era de gestão e atendimento exige ações no presente, que coloquem a empresa à frente da concorrência e pronta para se adaptar a qualquer mudança brusca do mercado.

O que isso significa para esse setor? Que é hora de se planejar e elaborar um caminho a ser seguido, antes que outras empresas façam isso. É o momento de investir em tecnologias especializadas para trazer a transformação digital para dentro do seu negócio. Então, o que você está esperando para dar o primeiro passo?

Você pode começar estudando mais sobre o assunto. Neste artigo mostramos como aumentar a produtividade no laboratório de análises clínicas. Não deixe de conferir!

Autora

Beatriz Amaro

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>