fbpx

fevereiro 5, 2021

A rotina do(s) gestor(es) dos laboratórios não é fácil. Além da necessidade de estar a par de todos os processos internos, como são realizados, quais resultados são obtidos e como são calculados, os gestores precisam acompanhar de perto suas equipes – e, para isso, uma boa relação entre liderança e liderados é fundamental.

Equipes de laboratórios costumam ter demandas altas de trabalho. Do atendimento à entrega dos laudos com os resultados, os processos são muitos, e o fluxo de atividades é intenso e constante. Essa rotina movimentada exige um time de colaboradores de alta performance, ou seja, capazes de absorver essas demandas e executá-las de acordo com os processos estabelecidos pela empresa.

Para isso, não basta apenas que o colaborador seja qualificado e tenha as competências necessárias para realizar as atividades; é fundamental que os gestores do laboratório, líderes da equipe, sejam participantes ativos da rotina de trabalho dos colaboradores.

O que é liderança transformacional?

É aqui que entra o conceito de liderança transformacional, também chamado de liderança carismática, que surgiu em 1970, no livro Rebel Leadership: Commitment and Charisma in a Revolutionary Process, de James Downton. Resgatado e desenvolvido por James Burns, o conceito passou a ser amplamente utilizado para basear pesquisas de liderança no mundo todo.

A liderança transformacional se dá através do trabalho em conjunto do líder e de sua equipe, que identificam uma mudança necessária e pensam juntos em uma forma de realizá-la. A intenção é criar uma visão e agir de acordo com a inspiração, além de dar mais espaço à criatividade na criação de soluções eficazes para problemas muitas vezes antigos.

A transformação não se dá apenas no ambiente, nos processos ou em determinados aspectos da empresa, mas também – e principalmente – nas pessoas. Um líder transformacional, mais que apenas um gestor, é capaz de inspirar sua equipe e de caminhar ao lado dela, extraindo os pontos fortes de cada um dos colaboradores. Ainda que a hierarquia exista e deva ser respeitada, ela não é explícita, mas sutil.

Uma das grandes diferenças entre gestores e líderes transformacionais é que, enquanto os primeiros estão preocupados sobretudo com os resultados atingidos pela empresa, os segundos também se preocupam com o modo através do qual esses resultados serão atingidos. Para ele, é importante que, durante todos os processos, a equipe esteja se sentindo acolhida e participe das decisões.

Qualidades de um líder transformacional

A liderança transformacional se sustenta em quatro pilares: influência idealizada, estímulo intelectual, motivação inspiracional e consideração individualizada. Entenda:

  • Influência idealizada: este pilar se refere à capacidade do líder de liderar pelo exemplo. O líder transformacional se comporta como gostaria que sua equipe se comportasse. Além disso, não demanda coisas que não faria. Este elemento está intrinsecamente ligado à ética profissional.
  • Estímulo intelectual: o líder transformacional parte do princípio de que sua equipe é formada por colaboradores inteligentes e os estimula a pensar, a elaborar ideias e a pensar em soluções a partir da criatividade. Ele é capaz de calcular riscos e assumi-los e de transformar os colaboradores em agentes de inovação.
  • Motivação inspiracional: para o líder transformacional, a motivação parte da inspiração. Ele é uma figura apaixonada pelos projetos com os quais se envolve, o que o torna capaz de motivar sua equipe ao mesmo tempo em que a inspira e trabalha ao lado dela.
  • Consideração individualizada: ainda que todo o trabalho seja realizado em equipe, é importante considerar cada colaborador como um ser único e individual, com suas potências e limitações – e o líder transformacional é capaz de fazer esse gerenciamento muito bem, sem perder de vista cada profissional sob seu comando.

Liderança transformacional em laboratórios clínicos

É importante ressaltar que a liderança transformacional exige a participação ativa dos gestores. Para isso, é preciso que eles tenham tempo para se dedicar ao trabalho e à equipe. No caso dos laboratórios clínicos, um sistema de gestão, que automatiza e simplifica processos, além de padronizá-los e de otimizar tempo e recursos, pode ser um grande aliado dos gestores que procuram exercer a liderança transformacional.

O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, tem como um de seus objetivos facilitar a rotina dos gestores. Para conhecer nossas soluções, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222.

Não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Aproveite para compartilhar este post com os colegas!