fbpx

fevereiro 26, 2021

A atuação dos laboratórios de análises clínicas se dá em duas frentes principais: administrativa e técnica. 

A área administrativa é responsável pelo planejamento, organização e gerenciamento do laboratório enquanto empresa. Ela engloba o departamento financeiro, a recepção, a própria gestão, o setor da qualidade, o controle de estoque e tudo o que é relativo à administração do laboratório. O principal objetivo dos colaboradores administrativos é garantir que os serviços sejam prestados da melhor forma possível, em conformidade com as normas vigentes, e garantir o bem-estar dos clientes.

A área administrativa pode se beneficiar imensamente de metodologias de gestão, como o Programa 5S e a Metodologia Lean, e deve manter um canal de comunicação aberto e eficiente com os setores técnicos.

Eles são o tema deste post. Se a área administrativa se dedica à gestão do laboratório, a área técnica é responsável pela realização dos exames. Os profissionais devem ser devidamente capacitados para realizar os testes laboratoriais e as análises microscópicas, preparar e processar as amostras e, acima de tudo, atender bem os clientes, visto que ficam na linha de frente do laboratório.

Abaixo, listamos quais os setores técnicos dos laboratórios clínicos, suas particularidades e características. Confira!

Bioquímica

Os exames realizados no setor de bioquímica são relacionados à investigação do funcionamento dos processos metabólicos do organismo. O objetivo é medir quimicamente possíveis alterações e, por isso, é um setor que conta muito com os avanços tecnológicos para obter resultados precisos.

Os principais exames realizados pelo setor de bioquímica são para medir níveis de glicose, colesterol, triglicerídeos, proteínas, enzimas, uréia, função hepática e função cardíaca, além de muitos outros.

Para garantir a qualidade e a integridade dos resultados dos exames, o setor de bioquímica utiliza controle de qualidade incorporado com gráfico de Levey-Jennings e regras de Westgard.

Setor de hormônios

A setor de hormônios é responsável por testes hormonais. Os exames dizem respeito à função reprodutora, da tireóide, da próstata, etc., a exemplo das dosagens de PSA (Antígeno Prostático Específico) e TSH (Hormônio Estimulador da Tireóide).

Os métodos utilizados mais comuns são imunofluorescência, quimioluminescência e radioimunoensaio. 

Hematologia

Hemato = sangue. O setor de hematologia realiza exames relativos ao sangue e suas frações, e compreende a hematologia geral, o estudo da coagulação e a imunohematologia.

O exame mais comum realizado pelo setor de hematologia é o hemograma, cujos resultados revelam alterações em diferentes partes do organismo. O hemograma completo contribui para o diagnóstico e classificação das anemias, além de avaliar quantitativa e qualitativamente os elementos do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). 

Imunologia

No setor de imunologia são realizados os testes sorológicos a fim de identificar doenças relacionadas a alterações na imunidade e respostas contra infecções como rubéola, toxoplasmose e dengue. Para realizar os testes, o setor utiliza técnicas de soroaglutinação, enzimaimunoensaio, fluorimetria, quimioluminescência e imunofluorescência. 

Microbiologia

É no setor de microbiologia que são realizados exames como cultura de urina, orofaringe e outras secreções, a fim de diagnosticar doenças infecciosas relacionadas, por exemplo, à atividade bacteriana nociva presente no organismo.

O setor de microbiologia conta com um protocolo específico que deve ser seguido: coleta de material clínico, isolamento do microrganismo, identificação do microorganismo e testes de sensibilidade aos antibióticos.

Micologia

Setor responsável por realizar exames que visam o diagnóstico de micoses. Os profissionais que trabalham no setor de micologia devem ser devidamente capacitados para a realização dos exames, uma vez que o isolamento do fungo não é suficiente para realizar um diagnóstico preciso. 

Uroanálise

Como o próprio nome sugere, a uroanálise é a análise da urina, importante na detecção de substâncias que podem identificar patologias assintomáticas. A análise da urina é realizada em três etapas: exame físico, químico e microscópico. Provas químicas são utilizadas para confirmar que as amostras são anormais, bem como utilizam-se a microscopia de contraste de fase para avaliação de dismorfismo erotrocitário. 

Parasitologia

Por último, mas não menos importante, é no setor de parasitologia que se dá a busca pela presença de determinados microrganismos tais quais vermes e protozoários. 

Alguns dos exames mais comuns no setor de parasitologia são parasitológico de fezes, pesquisa de sangue oculto, coprologia funcional e pesquisa de parasitas através de testes imunológicos (Elisa).

Benefícios de um sistema de gestão laboratorial para o setor técnico

Bem como no setor administrativo, em que um sistema de gestão laboratorial é bastante útil no departamento financeiro, por exemplo, bem como para a gestão no tocante ao Business Intelligence, o software também traz inúmeros benefícios aos setores técnicos.

O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, possui diversas funcionalidades que beneficiam os setores técnicos: controle de remessa de materiais entre unidades, controle de microbiologia, integração com sistema hospitalar, rastreabilidade dos kits reagentes utilizados, liberação automática de exames de apoio, gerenciador de interfacemento (controla várias interfaces em uma única tela e utiliza a metodologia Delta Check), controle interno da qualidade interfaceado com equipamentos, com gráfico de Levey-Jennings e aplicação das regras de Westgard, dashboard do gerenciamento de promessa em tempo real com possibilidade de visualização em uma televisão nos setores técnicos, etc.

Para conhecer todas as soluções oferecidas pelo Concent para os laboratórios de análises clínicas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222. Você também pode nos acompanhar no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Não deixe de compartilhar o post com os colegas! Esperamos você!