fbpx

fevereiro 24, 2021

Em linhas gerais, glosas médicas ocorrem quando um convênio retém o valor faturado por um laboratório em decorrência da divergência de informações entre o banco de dados do convênio e aquelas fornecidas pelo laboratório.

As glosas médicas são resultados dos entraves na comunicação entre o laboratório e o convênio. Elas representam um enorme obstáculo no repasse dos valores dos serviços realizados por via de convênio, e funcionam basicamente como uma notificação das irregularidades observadas nessa comunicação.

Neste post, abordaremos quais são os tipos de glosas médicas, seus impactos, como evitar que ocorram e qual a melhor maneira para controlá-las. Aproveite a leitura!

Tipos de glosas médicas

As glosas médicas são divididas em três categorias. Confira:

  • Glosa administrativa: decorre de erros no preenchimento da guia de autorização do convênio, como informações de valores e itens que estão fora do que foi acordado em contrato, erros de digitação nos dados do cliente, etc. Costumam ser de fácil resolução, com a correção dos dados incorretos e o reenvio da guia ao convênio.
  • Glosa técnica: as glosas técnicas se dão quando as cobranças são recusadas devido a inconsistências no procedimento médico. A falha acontece na argumentação técnico-científica, por isso requer a avaliação de um auditor técnico para sua devida correção.
  • Glosa linear: ocorre quando o convênio recusa cobrir o valor cobrado sem apresentar justificativa jurídica. Normalmente decorre de falhas internas do próprio convênio.

Impactos das glosas médicas nos laboratórios

A ocorrência de glosas médicas prejudica sobretudo o departamento financeiro dos laboratórios. Se uma operadora de plano de saúde se recusa a pagar por um procedimento feito via convênio, os custos recaem sobre o laboratório, que precisa arcar com a conta.

Se as glosas são recorrentes, o atendimento e os serviços prestados pelo laboratório também podem ser afetados, e os prejuízos podem ser grandes, como incapacidade de realizar certos exames e de atender devidamente os clientes.

Como evitar a ocorrência de glosas médicas

Há algumas atitudes que os gestores dos laboratórios devem tomar a fim de evitar a ocorrência de glosas médicas em suas instituições.

Um deles é aderir à autorização prévia dos exames. Este processo prevê que um protocolo de operação seja gerado, ou seja, há um documento que comprova que a permissão para a realização do exame foi concedida. Caso alguma glosa ocorra, o protocolo respalda a argumentação do laboratório.

Outro processo importante é o monitoramento das causas das glosas, que deve ser constante e intenso. Analisar os principais pontos de falha e estabelecer processos e planos de melhoria contínua focados na não ocorrência delas é fundamental.

Apostar em auditorias internas para controlar a ocorrência de glosas médicas também é válido. Auditorias são procedimentos que verificam se as práticas do laboratório condizem com o que foi estabelecido no planejamento estratégico da empresa, além de avaliar se estão em conformidade com as normas e regras do setor.

Aposte em um sistema de gestão para o controle das glosas

Um sistema de gestão laboratorial é de grande valia para gerenciar os processos internos do laboratório com precisão e eficiência, e isso inclui a comunicação com os convênios.

O sistema automatiza processos antes feitos manualmente, o que evita a ocorrência de erros decorrentes da ação humana, especialmente quando falamos da fase pré-analítica, na qual ocorrem a maior parte das glosas. Além disso, ele centraliza e integra informações em um único lugar, o que facilita a identificação das causas das glosas e o controle das mesmas.

O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, além de inúmeras funcionalidades indispensáveis para um software de gestão, possui liberação automática de guia, o que evita a liberação guias com erro. Além disso, o Concent conta com um processo de conciliação automática, de acordo com layout do convênio, permitindo saber o que foi recebido, o que foi glosado e o valor perdido.

Para conhecer todas as nossas soluções, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222.

Aproveite para nos acompanhar também no InstagramFacebook e LinkedIn e no nosso canal no YouTube! Não deixe de enviar o post para os colegas! Esperamos você!

Autora

Beatriz Amaro

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>