fbpx

dezembro 18, 2020

Gerir uma empresa não é fácil – exige empenho, dedicação, tempo, recursos e sobretudo muita atenção a todos os processos. Os indicadores (financeiros, de desempenho, de qualidade, etc.) são informações quantitativas ou qualitativas que permitem avaliar a performance de um processo em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação

Indicadores são importantes porque possibilitam que se faça uma avaliação ao longo do tempo, o que permite a identificação de possíveis gargalos na gestão.

Identificar gargalos na gestão financeira do laboratório clínico é fundamental não apenas para preservar a saúde monetária do negócio, mas sobretudo para garantir sua sobrevivência. A maioria das empresas que fecham, independente do setor de atuação, o fazem por problemas relativos a dinheiro. Acompanhar indicadores financeiros é uma forma de identificar riscos e evitar que se concretizem.

PRINCIPAIS INDICADORES PARA ACOMPANHAR

Há alguns indicadores financeiros básicos que todas as empresas precisam acompanhar, seja para identificar os gargalos ou para avaliar oportunidades de crescimento. Confira os principais:

  • Faturamento: pode parecer óbvio, mas há muitos gestores que negligenciam indicadores relativos ao faturamento. Monitorar o faturamento é fundamental para entender como as demandas dos clientes se traduz em geração de receita e se certificar de que não haverá descontrole de fluxo de caixa e apropriação de perdas. O faturamento bruto, um indicador essencial, aponta se o que é produzido pelo hospital é faturado.
  • Lucratividade: indica se a quantia faturada é o suficiente para arcar com os custos e gerar lucro. É a análise deste indicador que permite o controle do desempenho financeiro geral da instituição, permitindo avaliar possíveis desvios e gargalos na geração dos lucros.
  • Rentabilidade: mede, com base nos lucros líquidos, quanto um investimento pode oferecer de retorno ao laboratório. Indicador voltado à medição do potencial de crescimento da instituição.
  • Custos fixos: custos que se mantêm independente do aumento ou redução dos serviços prestados pelo laboratório, como segurança, pessoal, etc. Devem ser acompanhados pelos gestores com muita atenção.
  • Margem operacional: avalia se a produção é suficiente para manter a operação dentro do resultado esperado para geração de investimento e sustentabilidade do negócio.

Há outros inúmeros indicadores financeiros importantes para garantir a sustentabilidade e a qualidade das operações do laboratório.

USO DA TECNOLOGIA

A tecnologia é a principal ferramenta para a visualização e o acompanhamento desses indicadores. Por meio de um sistema de gestão laboratorial, os gestores são capazes de visualizar todas as informações em um único só lugar, com acesso rápido e fácil aos dados.

Além disso, o sistema automatiza os processos relacionados à gestão financeira, como controle de caixa, faturamento, estoque, etc.

O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, oferece, além dos dados relativos ao financeiro, todas as informações de B.I. (Business Inteligence) que as empresas de alto desempenho devem acompanhar, como NPS, churn rate, taxa de retenção de cliente, LTV (Lifetime Value) e dezenas de outros indicadores semelhantes.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222 para saber como podemos te ajudar!

Este post foi útil? Não deixe de compartilhá-lo com seus amigos gestores! Aproveite para nos acompanhar  no InstagramFacebook e LinkedIn. Inscreva-se também no nosso canal no YouTube! Esperamos você!