fbpx

0 Comments

março 7, 2024

TAT laboratório - Tempo de Atendimento Total

TAT laboratório ou Tempo de Atendimento Total no laboratório é o tempo decorrido desde a entrada do paciente na instituição, até a coleta da amostra.

TAT Laboratório: Indicador Laboratorial

O TAT (Tempo de Atendimento Total) refere-se ao tempo decorrido desde a entrada do paciente na instituição até a coleta da amostra.

Essa métrica, por sua vez, avalia a eficiência operacional e a qualidade do serviço prestado.

Nesse sentido, a contagem do TAT começa quando o paciente chega para realizar o exame.

Neste momento, é importante haver uma recepção ágil e eficiente, que garante o registro correto dos dados do paciente e o prepara para coleta da amostra.

Num segundo momento, há o atendimento do paciente e a sua preparação para a coleta da amostra. Em seguida, há a realização da coleta propriamente dita.

Por fim, o TAT é finalizado quando a amostra é colhida e assim, a contagem desse tempo é dada como finalizada

Desse modo, é fundamental que se realize tal etapa com agilidade e precisão, pois garante que o paciente seja liberado o quanto antes. Isto, por sua vez, aponta para satisfação do paciente, uma vez que, quanto maior tempo de permanência no ambiente clínico, menor a satisfação com o atendimento.

Em resumo, o TAT é uma medida importante para garantir a eficiência operacional e a qualidade do serviço prestado. Diante disso, tal métrica impacta diretamente na satisfação do paciente e na excelência do atendimento.

Fatores de Influencia no TAT Laboratório

O TAT laboratório – Tempo de Atendimento Total é influenciado por diversos fatores, desde a entrada do paciente na instituição até a coleta da amostra.

O registro e triagem do paciente são fundamentais, pois o tempo necessário para coletar e registrar os dados pode impactar diretamente no TAT.

O tempo de espera do paciente na instituição também é um fator crítico, já que, quanto maior o tempo de espera, maior será o TAT laboratório.

Além disso, a eficiência da coleta da amostra desempenha um papel preponderante na metrificação desse indicador. Desse modo, a habilidade e eficiência do profissional responsável pela realização da coleta, afetam diretamente o tempo necessário para esse processo.

Portanto, otimizar esses fatores é essencial para reduzir o TAT e melhorar a eficiência operacional do laboratório.

Ou seja:

  1. Tempo de Espera;
  2. Tempo de Atendimento;
  3. Tempo de Coleta.

Importância da gestão eficiente do TAT laboratório

Uma gestão eficiente do Tempo de Atendimento Total (TAT) em laboratórios clínicos traz uma série de benefícios significativos.

Nesse sentido, uma gestão eficaz do TAT resulta em redução de custos operacionais, uma vez que, processos mais ágeis e eficientes tendem a ser mais econômicos.

Outro benefício importante é o aumento da satisfação do cliente, já que um TAT reduzido resulta em uma experiência mais positiva para o paciente. Este, por sua vez, não precisa permanecer por muito tempo na ambiente clínico.

Uma gestão eficiente do TAT também contribui para melhor alocação de recursos e maior produtividade da equipe, impactando positivamente o funcionamento do laboratório.

Diante da importância da gestão eficiente do TAT, pode-se destacar algumas atitudes a fim de diminuir o tempo da paciente na instituição.

Estratégias para reduzir o TAT laboratório

Existem várias técnicas eficazes para reduzição do Tempo de Atendimento Total (TAT) em laboratórios clínicos. Dentre estas, podemos citar:

  •  Software Estratégico: Utilização de sistema de informação laboratorial (LIS) que seja ágil para criar requisições, cadastro do paciente e digitalização dos documentos;
  • Padronização de Processos: Estabelecimento de protocolos claros e padronizados para cada etapa do processo, reduzindo erros e garantindo eficiência;
  • Melhoria da Comunicação Interna: Implementação de ferramentas e práticas que melhorem a comunicação entre os diferentes setores e profissionais envolvidos no processo, garantindo fluidez e rapidez;
  • Otimização do Fluxo de Trabalho: Identificação e eliminação de possíveis gargalos e desperdícios de tempo no processo, reorganizando o espaço físico e reavaliando os procedimentos;
  • Capacitação da Equipe: Treinamento constante da equipe para aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho realizado.

Desse modo, na implementação de tais técnicas, os laboratórios clínicos reduzem significativamente o TAT, para uma experiência ágil e eficiente.

Não obstante isso, algumas ferramentas tecnológicas auxiliam nessa diminuição do TAT, como também, seu acompanhamento e monitoramento.

Tecnologias que auxiliam na gestão do TAT

As tecnologias desempenham um papel fundamental na gestão do Tempo de Atendimento Total (TAT) em laboratórios clínicos. Contribuem, desse modo, para a melhoria da eficiência operacional e redução de erros.

Em primeiro lugar, o sistema de informação laboratorial (LIS) automatiza e integra processos laboratoriais, desde a entrada do paciente até a coleta.

Isso, por sua vez, permite a metrificação do tempo de permanência do indivíduo na instituição.

Não obstante a isso, padronização dos procedimentos e a comunicação eficaz entre os diferentes setores do laboratório, resultam em uma redução significativa do TAT.

Nesse sentido, algumas ferramentas de suma relevância na utilização assertiva de um LIS para a gestão do TAT.

Abro aqui com você, agora, um parêntesis:

É importante destacar que, um LIS efetivo, vai promover, no ato do atendimento, a possibilidade de, assim que houver o encerramento do atendimento, a interrupção imediata do cronômetro de contagem do tempo de atendimento.

Isso, por sua vez, possibilita uma metrificação findedigna desse tempo, visto que, muitas instituição, aguarda, o ajuntamento de diversas amostras para bipá-las de uma única vez. Essa atitude, em si, quebra o princípio do TAT, uma vez que, impossibilita a metrificação deste indicador.

Fecha parêntesis 😉

Ferramentas para gestão de TAT laboratório

Dentre estas ferramenta, úteis para a gestão do TAT, dentro do LIS, podem ser citados:

  • Ferramentas de pré-atendimento;
  • Painel de Senha;
  • Aplicativo Interno.
  • Business Intelligence;

Você pode estar se perguntando: De que maneira essas ferramentas podem auxiliar na gestão do TAT?

Eu te respondo!

Ferramenta de pré-atendimento

A ferramenta de pré-atendimento auxilia na diminuição do TAT a medida que permite que as informações do paciente, bem como suas solicitações de exame, sejam feitas, previamente, por meio do aplicativo do laboratório.

Isso, por sua vez, possibilita um fluxo de atendimento mais dinâmico na instituição, diminuindo, consideravelmente, os indicadores que compõem o TAT: Tempo de espera e Tempo de atendimento.

Painel de Senha

O painel de senha permite a contabilização, em termos de tempo, dos processos que compõem esse indicador. De maneira segmentada, indica quanto tempo foi gasto em Tempo de Espera e Tempo de Atendimento.

Isso, por sua vez, facilita aos gestores, o processo de observação dos indicadores.

Business Intelligence

Business Intelligence (BI) é uma ferramenta poderosa na gestão do Tempo de Atendimento Total (TAT) em laboratórios clínicos, pois permite uma análise detalhada do processo e a identificação de áreas que podem ser otimizadas.

Uma das vantagens mais interessantes do BI é a possibilidade de observar a divisão do tempo entre os diferentes processos. Isso, por sua vez, permite identificar rapidamente quais etapas estão consumindo mais tempo.

Nesse caso, o período de coleta do material é, via de regra, mais demorado, porém, ainda assim, existe a possibilidade de avaliar:

  • É possível fazer algo em relação a isso?;
  • Existe alguma falta ou falha de processo que deve ser investigada?

Ou seja, com o BI, é possível visualizar de forma clara e objetiva se um processo específico está levando mais tempo do que o esperado. Essa análise, por sua vez, permite uma avaliação mais aprofundada para determinação do aumento de tempo, sua normalidade ou necessidade de ação corretiva.

Essa capacidade de análise detalhada do TAT oferecida pelo BI aprimora a eficiência operacional do laboratório e garante um atendimento mais eficiente dos pacientes.

Aplicativo Interno

Com aplicativo interno é possível que a equipe do laboratório também realize cadastro do cliente para que agilize o atendimento no momento da requisição.

Além disso, no aplicativo, podem ser assinados termos digitalmente, tais como a LGPD (sem uso de papel), digitalização de documentos do paciente. Não obstante a isso, pedidos médicos ficam automaticamente vinculados à requisição.

Outro recurso relevante, ainda, do aplicativo interno trata-se da coleta que, por sua vez, pode ser utilizado para registro do momento exato. Para tanto, tal ferramenta pode ser utilizado, também, em coleta domiciliar ou no leito do hospital.

Escolha da melhor ferramenta de gestão de TAT

A escolha de uma ferramenta efetiva de TAT é de suma importância, visto que, propicia o acompanhamento e otimização destes indicadores de  tempo.

Desse modo, mais fácil do que procurar diversas ferramentas em lugares distintos para compor um bom monitoramento e otimização, é: Selecionar um boa ferramenta de Gestão Laboratorial (LIS) que já acompanhe todas as funcionalidades citadas anteriormente, concorda?

Nesse sentido, o Concent acompanha, tanto a funcionalidade de finalização do atendimento, para rastreabilidade deste tempo, como também: A ferramentas de pré-atendimento laboratorial, painel de senha e o Business Intelligence.

Considerações Finais

Com o Concent, é possível ter uma visão completa e integrada de todo o processo laboratorial, desde o pré-atendimento até a finalização do atendimento.

O que, por sua vez, facilita a identificação de possíveis gargalos, como também, a tomada de decisões para otimização do TAT.

Portanto, se você busca uma solução completa e eficaz para gestão do TAT em seu laboratório clínico, você tem em suas mãos a escolha mais eficiente: o Concent.

E para fins de otimização dos seus processos, o Concent possui muitas outras ferramentas, mas estas, eu te convido a conhecer, entrando em contato com a nossa equipe:

–> Equipe Laranja <–

E também, todas nossas redes sociais, para que você nos acompanhe e não perca o Lado Laranja da Força em ação!

Youtube, Instagram, Facebook, LinkedIn e, é claro, o nosso blog!

E dessa forma, eu me despeço:

Até a próxima!