fbpx

junho 18, 2020

Gestão da Qualidade
Gerir a qualidade é importante para empresas de todo e qualquer setor. Quem busca excelência e destaque em um mercado competitivo, seja ele qual for, sai à frente quando lança mão de uma gestão que preza pela qualidade e pela conformidade entre o que se espera e o que se oferece. 

No caso dos laboratórios de análises clínicas, a gestão da qualidade pode ser útil em diversos aspectos: apontar não-conformidades e pontos a melhorar, evitar gargalos prejudiciais à rotina do laboratório e, principalmente, controlar, coordenar e adequar as atividades executadas às normas exigidas pelas entidades fiscalizadoras. 

Na prática, laboratórios que oferecem serviços que não condizem com o que prometem e, além disso, não seguem os padrões estabelecidos, perdem em credibilidade com pacientes e diante da concorrência. 

Mas quais são, afinal, as principais não-conformidades laboratoriais? Em outras palavras, quais são os deslizes mais cometidos pelas gestões dos laboratórios que causam impactos nos pacientes? 

 

 

Recepção/atendimento inadequados

É na recepção que acontece um dos erros mais comuns: o cadastramento incorreto ou incompleto de pacientes e/ou pedidos. 

Seja por desatenção, dificuldade para transcrever as solicitações dos médicos ou pela falta de processos estabelecidos para a recepção, erros nesta primeira fase costumam causar transtornos aos pacientes.

O cadastramento de informações é o primeiro passo para que todo o processo se dê de maneira correta. Os colaboradores devem estar treinados e informados em relação à importância de verificar se as informações cadastradas procedem, sejam relativas aos pacientes ou aos códigos de exames, por exemplo.

Aqui, vale destacar também a relevância do atendimento humanizado. Falamos sobre isso neste post

Informações inadequadas sobre preparos para coletas e/ou coletas impróprias

Seja no momento de orientar os pacientes em relação aos devidos preparos, seja no preenchimento incorreto do tubo, a área de coletas é a mais afetada por não-conformidades laboratoriais

Além de ser fundamental capacitar os colaboradores para que a atenção seja sempre redobrada, um sistema de gestão automatizada pode evitar grande parte dos erros cometidos pela ação humana, como na identificação de pacientes e tubos. 

O índice de recoleta, consequentemente, é diminuído, assim como os prejuízos causados pelo retrabalho.

Armazenamento incorreto de amostras

Armazenar corretamente as amostras é fundamental para evitar resultados errados e perda de materiais. 

A resolução RDC 302/2005 da Anvisa prevê, no parágrafo 6.1.10, que o transporte de amostras deve ser feito em recipiente isotérmico para garantir a estabilidade desde a coleta até a realização do exame. O intuito é preservar as boas condições do material biológico para a análise. 

Análise incorreta das amostras

Na fase analítica, a segunda etapa dos exames laboratoriais, dedicada à análise dos materiais coletados, é necessário que os profissionais estejam atentos e dominem todos os processos referentes à análise. 

Aqui, é preciso verificar reagentes e amostras, instrumentos e etiquetas, a fim de evitar quaisquer gargalos ou processos que não estejam em conformidade com o Controle Interno de Qualidade.

Erros na interpretação dos resultados

Tão importante quanto a exatidão no momento da coleta e da análise das amostras, a interpretação dos resultados deve ser feita de maneira mais eficiente e assertiva possível.

Um laudo orienta cerca de 70% das decisões médicas – este índice prova o quanto é fundamental que o laudo contenha informações corretas. Os técnicos de laboratórios precisam estar atentos para fazer a análise da melhor forma possível para que os médicos possam diagnosticar pacientes corretamente e orientá-los em relação aos tratamentos e medicações. 

Controle de estoque e de faturamento

Gerir a quantidade de materiais, reagentes, tubos, produtos químicos, entre outros, é uma parte essencial para manter a qualidade dos laboratórios. Controlar a quantidade de produtos pode minimizar a quantidade de materiais expirados e prevenir a falta de de estoque. 

Controlar o faturamento e o fechamento diário do caixa interfere diretamente no funcionamento do laboratório. É importante ter um colaborador responsável que domine esses procedimentos.

Em ambos os casos – estoque e faturamento -, novamente vale ressaltar a pertinência de um sistema de gestão que automatize processos e faça contas e automaticamente, além de dar baixa em produtos e contabilizar materiais. 

O Concent é um software de gestão laboratorial que,  através da automatização, oferece todo o apoio para evitar não-conformidades. Além de otimizar processos e minimizar prejuízos, os gestores conseguem controlar muito melhor toda a rotina do laboratório, da chegada de materiais às etiquetas referentes aos exames.

Lembre-se de que um laboratório que está em conformidade com as normas exigidas pelas entidades fiscalizadoras tem muito mais credibilidade e sai à frente da concorrência – e a Concent pode te ajudar. 

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222 e saiba mais! Aproveite para nos acompanhar também no Facebook, Instagram e LinkedIn