fbpx

janeiro 20, 2021

Os laboratórios clínicos são instituições de saúde com um alto volume de informações sensíveis para gerir, relativas não apenas ao funcionamento do laboratório em si, mas também à privacidade dos clientes.

Para que a gestão das informações seja feita de maneira segura e confiável, é fundamental seguir padrões de segurança e integração que otimizem e centralizem esses dados, sobretudo baseados na Lei Geral de Proteção de Dados, sobre a qual temos um post completo, além de um vídeo no YouTube.

O primeiro passo para gerir as informações de forma eficiente e segura é, certamente, contar com um sistema de gestão. Com ele, você possui todas as informações em um único lugar, como controle de estoque e faturamento, contas a pagar e receber, caixas e bancos, demonstrativo de resultados financeiros, etc., além do controle dos setores referentes à gestão laboratorial em si, como interfaceamento e controle de vacinas.

Abaixo, listamos algumas características importantes que quem quer gerenciar efetivamente as informações laboratoriais deve procurar – e que o Concent possui:

Uso de LIS (Sistema de Informação Laboratorial)

O Programa de Laboratório de Análises Clínicas LIS conta com um controle total dos processos: atendimento, coleta, triagem, digitação, interfaceamento, liberação, entrega de resultado, recoleta, soroteca, faturamento – todos os processos com rastreabilidade completa e em conformidade com a RDC 302.

Adoção de indicadores de B.I. (Business Inteligence)

Adotar sistemas que possuem indicadores de Business Inteligente (B.I.) é importante para conseguir extrair e analisar informações valiosas que ajudam na tomada de decisão.

O Concent oferece informações estratégicas que todas as empresas de alto desempenho devem acompanhar, como NPS, churn rate, taxa de retenção de cliente, LTV (Lifetime Value) e dezenas de outros indicadores de B.I. semelhantes.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é importante porque estabelece o direcionamento que o laboratório vai seguir. Se o planejamento prevê expansão, por exemplo, deve-se considerar a adoção de um sistema de gestão que armazene todas as informações em um só lugar – além de evitar o desperdício de papel, o sistema automatiza e otimiza processos.

Desta forma, além da possibilidade de acessar todas as informações num único sistema, elas também estão devidamente criptografas e seguras.

É importante ressaltar que a gestão otimizada e centralizada de informações é uma forma de integrar todas as variáveis coletadas dos clientes, organizá-las de forma racional e facilitar a elaboração de diagnósticos por parte dos médicos. Isso facilita tanto a rotina do laboratório quanto dos médicos em si.

Para obter esses benefícios, é fundamental buscar por sistemas inteligentes e que condizem com a realidade dos laboratórios, assim como o Concent. Para saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222.

Não deixe de nos acompanhar também no InstagramFacebook e LinkedIn e no nosso canal no YouTube! Esperamos você! Não se esqueça de compartilhar este post com os colegas!