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fevereiro 3, 2021

A automação laboratorial tem inúmeros benefícios para os laboratórios: padronização e otimização dos processos, economia de tempo e recursos, possibilidade de gerir a parte laboratorial e a empresarial em um único sistema, maior competitividade, mais qualidade e confiabilidade nas informações, etc.

De fato, laboratórios que não apostam em tecnologia ficam para trás. É importante se manter por dentro das tendências do setor e considerar aderir a elas caso o laboratório tenha condições. A princípio, um sistema de gestão laboratorial poderia ser considerado um diferencial; hoje, laboratórios que ainda apostam em processos manuais certamente têm mais trabalho que aqueles que contam com um sistema automatizado.

Mas, para além dos benefícios à empresa, um sistema de gestão laboratorial, responsável pela automação dos processos, também beneficia imensamente os clientes do laboratório. Em primeiro lugar, vale ressaltar que as vantagens aos laboratórios também se estendem aos clientes – a realização de determinadas tarefas em menos tempo, por exemplo, como os processos relativos ao cadastro, é útil tanto à empresa quanto aos clientes.

O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, conta com inúmeras funções pensadas para facilitar a experiência do cliente e ajudar os laboratórios na fidelização. Abaixo, listamos algumas delas:

  • Envio de e-mail marketing: o sistema permite a configuração de e-mail marketing os clientes. É possível configurá-lo, por exemplo, para que os clientes recebam um e-mail no dia de seus respectivos aniversários, ou enviar comunicados internos. O laboratório pode customizar o template da forma que preferir.
  • Aba de perguntas no cadastro: no cadastro do cliente, há uma aba de perguntas que permite a definição de perguntas específicas para o cliente. Se um cliente é diabético, por exemplo, é possível configurar uma pergunta a respeito da continuidade do tratamento: “Ainda faz tratamento para diabetes?”. Desta forma, o laboratório consegue acompanhar a evolução do cliente, bem como prestar um atendimento mais humanizado.
  • Cliente VIP: permite cadastrar o cliente como VIP, o que funciona tanto como um indicativo para tratamento diferenciado quanto para avisar o responsável pelo laboratório que o cliente se encontra aguardando a coleta, por exemplo, para que o responsável podem cumprimentá-lo. O foco também é o atendimento humanizado e, ainda que muito provavelmente o cliente VIP já seja um cliente fiel, é importante para que ele traga ainda mais clientes ao laboratório.
  • Envio de resultados por diferentes plataformas: o Concent permite que o laudo com os resultados dos exames seja enviado por diferentes plataformas, como SMS, e-mail, aplicativo para smartphone (também permite a digitalização dos documentos do cliente, integrando-os automaticamente ao sistema e armazenando-os na nuvem) e WhatsApp (via assistente virtual – Zoe).
  • Histórico de resultados: uma vez que o cliente utilizou os serviços do laboratório, ele tem a possibilidade de conferir o histórico dos resultados dos exames, visto que eles ficam armazenados no Concent.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que um sistema de gestão laboratorial traz aos clientes do laboratório. Há outros menos explícitos, como a homologação com laboratórios de apoio e integração com sistemas hospitalares, o que permite ao laboratório ter informações importantes sobre os clientes no Concent. Além disso, todos os processos relativos ao laboratório, como atendimento, coleta, triagem, digitação, interfaceamento, liberação, entrega de resultado, recoleta, soroteca, entre outros, possuem rastreabilidade completa.

Se o seu laboratório ainda não possui um sistema de gestão ou utiliza um que não contempla vantagens aos seus clientes, é hora de rever seus processos internos! O Concent certamente pode ajudar. Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222 para conhecer melhor nossas soluções!

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