fbpx

janeiro 29, 2021

A importância da boa relação com laboratórios de apoio

A parceria entre laboratório de análise clínica e laboratório de apoio é fundamental para o primeiro atenda o seus principais objetivos:

Atender bem aos clientes, aumentando a gama de exames oferecidos, otimizando, ainda, recursos operacionais.

O laboratório de apoio, nesse sentido, permite que o laboratório contribua com demandas que não consegue absorver internamente. Isso, por sua vez, apresenta uma parceria importante, que pode atrair mais clientes e aumentar a credibilidade da empresa.

Mas, afinal, o que faz um laboratório de apoio?

Um laboratório de apoio é uma instalação de análises clínicas que oferece suporte a laboratórios menores. De que modo a instituição realiza isso?

Geralmente, o laboratório de apoio é maior e melhor equipado, contribuindo para a qualidade e eficácia dos serviços laboratoriais por meio de parcerias de terceirização. Ou seja, o laboratório de apoio realiza exames e procedimentos aos quais o laboratório base não está completamente preparado para realizar.

Agora, abordando de um modo mais específico: O setor de análises clínicas é abrangente, exigindo, desse modo, uma ampla gama de exames e procedimentos.

Devido a essa grande abrangência, nem sempre todas estas podem ser cobertos em todos seus âmbitos, por todos laboratórios.

Isto, por sua vez, não se trata, necessariamente, de falta de recursos mas, devido a gama de exames e as especialidades de cada laboratório, tal cobertura se faz inalcançável.

É aí que a parceria com laboratórios de apoio se torna essencial.

Os laboratórios de apoio, geralmente maiores e mais bem equipados, oferecem uma solução eficaz para essa limitação. Por meio de contratos de terceirização, eles assumem a responsabilidade por realizar os exames e procedimentos que o laboratório base não realiza.

Isto, por sua vez, amplia a gama de serviços disponíveis para os pacientes e otimiza as atividades do laboratório base.

Portanto, tal parceria permite que os laboratórios menores ofereçam um espectro mais amplo de testes. Diante disso, o laboratório base mantem-se em páreo competitivo no mercado, garantindo a qualidade e a precisão dos resultados.

A importância da boa relação com os apoios

A essa altura do campeonato, você já deve ter percebido que eu chamo de “laboratório base” aquele que utiliza os serviços do laboratório de apoio. Afinal de contas, não é justo tratar um laboratório base como “um laboratório menor” tão somente porque se utiliza dos serviços do apoio.

Feita essa ressalva, uma boa relação de parceria entre laboratório de apoio e laboratório base é preponderante para o sucesso e crescimento do negócio.

Por sua vez, essa parceria permite que o laboratório base absorva um número maior de clientes, inclusive aqueles com demandas menos comuns e complexas. Isso, por sua vez, permite a ampliação de sua capacidade de atendimento e credibilidade no mercado.

Além disso, trabalhar com laboratórios de apoio traz vantagens, tais como:

Agilidade – pois os apoios podem melhorar a dinâmica de atendimento ao terceirizar análises;

Redução de custos – já que terceirizar análises é mais econômico do que adquirir equipamentos e treinar pessoal;

Reforço no compartilhamento de informações – pois apoios e apoiados utilizam a mesma base de dados, o que pode ajudar a superar a concorrência.

Essa colaboração estratégica é fundamental para o crescimento sustentável e a competitividade no setor de análises clínicas.

Gestão da Relação: Laboratório Base x Laboratório de Apoio

A gestão da relação com laboratórios de apoio apresenta desafios significativos, sendo a comunicação um dos principais.

A comunicação eficaz é essencial para garantir que ambas as partes estejam alinhadas em relação aos serviços prestados, prazos e resultados esperados.

Além disso, o alinhamento de processos pode ser complexo, uma vez que os laboratórios de apoio podem ter sistemas e procedimentos diferentes dos laboratórios menores.

Isso pode resultar em dificuldades na integração de dados e na padronização de processos, o que pode afetar a eficiência e a qualidade dos serviços.

Por fim, a gestão das expectativas também é um desafio, pois ambas as partes podem ter diferentes visões sobre o que é possível alcançar por meio da parceria.

Superar esses desafios requer um esforço conjunto de ambas as partes, com foco na comunicação aberta, no alinhamento de processos e na definição clara de expectativas.

Estratégias para fortalecer a parceria: Laboratório de Apoio X Laboratório Base

Para fortalecer a parceria com laboratórios de apoio, é fundamental adotar estratégias que promovam a transparência, a colaboração e a eficiência na comunicação.

Uma das estratégias mais importantes é manter uma comunicação regular e aberta, por meio de reuniões periódicas e canais de comunicação eficazes.

Isto, tendo em vista, por sua vez, a garantia de que ambas as partes estejam alinhadas em relação às expectativas e necessidades.

Além disso, é essencial definir claramente as responsabilidades de cada parte, garantindo que todas as atividades sejam realizadas de forma eficiente.

O compartilhamento de metas e objetivos também é fundamental, pois ajuda a alinhar os esforços de ambas as partes em direção a um objetivo comum.

Ao adotar essas estratégias, os laboratórios podem fortalecer sua parceria, melhorar a qualidade dos serviços prestados e alcançar melhores resultados para seus clientes.

Apoios no Concent

De maneira geral, a relação entre base e apoio se dá da seguinte forma:

O laboratório base coleta as amostras e as envia ao laboratório de apoio, que fará a análise.

Uma vez emitido o laudo, este é encaminhado ao laboratório base, responsável por compartilhá-lo com o cliente.

A Gestão Laboratorial – Concent, é homologada com os principais laboratórios de apoio do Brasil, tais como:

  • Laboratório Álvaro;
  • Diagnósticos do Brasil;
  • Hermes Pardini, entre outros.

Isso, por sua vez, facilita o envio das amostras e o recebimento dos resultados, bem como evita, também, que estes tenham de ser cadastrados em duplicata.

O que isso quer dizer? Que o cadastro é realizado apenas uma vez.

De forma integrada, a partir do momento em que se recebe o cliente e a coleta é realizada, é possível direcionar para qual apoio o exame será enviado. Desse modo, totalmente parametrizado para o apoio em questão.

Não obstante a isso, ainda no atendimento, o Concent realiza a integração com o apoio com emissão de etiqueta primária. 

Dessa forma, o apoio recebe todas as informações relativas às amostras coletadas e a comunicação entre apoio e base é simples e ágil.

Além disso, o Concent permite que os laudos enviados pelo apoio sejam repassados aos clientes via SMS, e-mail, WhatsApp e aplicativo para smartphone, o que facilita e melhora a experiência do cliente.

Conclusão

Em resumo, a parceria entre laboratórios de apoio e laboratórios base, facilitada pelo sistema Concent, fundamenta serviços eficientes e de  qualidade.

Desse modo, a integração proporcionada pelo Concent simplifica o processo de envio de amostras, recebimento de resultados e comunicação entre as partes. Por sua vez, o resultado disto é, uma experiência mais ágil e satisfatória para os clientes.

Nesse sentido, para otimizar a gestão e operação do seu laboratório, conheça mais sobre a Gestão Laboratorial – Concent e descubra como ele:

  • Fortalecer suas parcerias;
  • Aprimorar seus serviços.

Dito isso, junte-se aqueles que já descobriram as facilidades e vantagens da transformação da saúde por meio da tecnologia e inovação. Para tanto, deixo o contato da Equipe Laranja, aqui abaixo:

–> Equipe Laranja <–

E também, todas nossas redes sociais, para que você nos acompanhe e não perca o Lado Laranja da Força em ação!

Youtube, Instagram, Facebook, LinkedIn e, é claro, o nosso blog!

E dessa forma, eu me despeço:

Até a próxima!