A parceria com um ou mais laboratórios de apoio é fundamental para que um laboratório de análises clínicas consiga atingir alguns dos objetivos principais de qualquer laboratório: atender bem os clientes, aumentar a gama de exames oferecidos e otimizar recursos operacionais.
Os laboratórios de apoio permitem que o laboratório contribua com demandas que não consegue absorver internamente, além de significar uma parceria importante, o que pode atrair mais clientes e aumentar a credibilidade da empresa.
Mas, afinal, o que faz um laboratório de apoio?
O setor de análises clínicas é, sem dúvidas, bastante amplo. Existe um número grande de exames e procedimentos relativos ao setor, e é bastante comum, por exemplo, que um laboratório menor não consiga abarcar todos os eles – são necessários equipamentos e pessoal, recursos que nem sempre estão inclusos no planejamento estratégico da empresa.
É aqui que entra a parceria com os laboratórios de apoio, normalmente firmada por um contrato de terceirização. Os apoios são, em regra, maiores que o apoiado, e cabe a eles realizar os exames e procedimentos que o laboratório ainda não tem capacidade para abranger.
A importância da boa relação com os apoios
Uma boa relação de parceria entre apoiados e apoios é fundamental para que o laboratório prospere. Primeiro porque o laboratório se torna capaz de absorver um número maior de clientes, inclusive aqueles cujas demandas são pouco recorrentes e complexas; e, em segundo lugar, porque, em decorrência dessa nova gama de serviços oferecidos, a credibilidade do laboratório aumenta e ele passa a se destacar ainda mais diante da concorrência.
Entre as principais vantagens de se trabalhar com laboratórios de apoio, destacam-se a agilidade, uma vez que os apoios podem melhorar a dinâmica de atendimento, que terceiriza as análises de determinadas amostras; a redução de custos, já que terceirizar análises sai muito mais em conta do que comprar equipamentos e treinar pessoal para realizá-las, especialmente quando falamos de exames complexos; e o reforço no compartilhamento de informações, especialmente porque apoio e apoiados utilizam a mesma base de dados para se comunicar. Em termos de negócios, isso também é importante quando se pensa em sair à frente da concorrência.
Apoios no Concent
De maneira geral, a relação entre apoiados e apoio se dá da seguinte forma: o laboratório principal (apoiado) coleta as amostras e as envia ao laboratório de apoio, que fará a análise. Uma vez emitido o laudo, ele é encaminhado ao laboratório principal, responsável por compartilhá-lo com o cliente.
O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, é homologado com os principais laboratórios de apoio do Brasil, como Laboratório Álvaro, Diagnósticos do Brasil e Hermes Pardini, entre outros. Isso facilita o envio das amostras e o recebimento dos resultados e evita que eles tenham de ser cadastrados tanto no sistema do laboratório quanto no do apoio, ou seja, o cadastro é realizado apenas uma vez.
De forma integrada, a partir do momento em que se recebe o cliente e a coleta é realizada, é possível direcionar para qual apoio o exame será enviado, totalmente parametrizado para o apoio em questão. Ainda no atendimento, o Concent realiza a integração com o apoio com emissão de etiqueta primária.
Dessa forma, o apoio recebe todas as informações relativas às amostras coletadas, e a comunicação entre apoio e apoiado é simples e ágil. Além disso, o Concent permite que os laudos enviados pelo apoio sejam repassados aos clientes via SMS, e-mail, WhatsApp e aplicativo para smartphone, o que facilita e melhora a experiência do cliente.
Para conhecer melhor as soluções que o Concent oferece, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222.
Aproveite para nos acompanhar também pelo Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Não deixe de compartilhar este post com os colegas!