fbpx

janeiro 29, 2021

A parceria com um ou mais laboratórios de apoio é fundamental para que um laboratório de análises clínicas consiga atingir alguns dos objetivos principais de qualquer laboratório: atender bem os clientes, aumentar a gama de exames oferecidos e otimizar recursos operacionais.

Os laboratórios de apoio permitem que o laboratório contribua com demandas que não consegue absorver internamente, além de significar uma parceria importante, o que pode atrair mais clientes e aumentar a credibilidade da empresa.

Mas, afinal, o que faz um laboratório de apoio?

O setor de análises clínicas é, sem dúvidas, bastante amplo. Existe um número grande de exames e procedimentos relativos ao setor, e é bastante comum, por exemplo, que um laboratório menor não consiga abarcar todos os eles – são necessários equipamentos e pessoal, recursos que nem sempre estão inclusos no planejamento estratégico da empresa.

É aqui que entra a parceria com os laboratórios de apoio, normalmente firmada por um contrato de terceirização. Os apoios são, em regra, maiores que o apoiado, e cabe a eles realizar os exames e procedimentos que o laboratório ainda não tem capacidade para abranger.

A importância da boa relação com os apoios

Uma boa relação de parceria entre apoiados e apoios é fundamental para que o laboratório prospere. Primeiro porque o laboratório se torna capaz de absorver um número maior de clientes, inclusive aqueles cujas demandas são pouco recorrentes e complexas; e, em segundo lugar, porque, em decorrência dessa nova gama de serviços oferecidos, a credibilidade do laboratório aumenta e ele passa a se destacar ainda mais diante da concorrência.

Entre as principais vantagens de se trabalhar com laboratórios de apoio, destacam-se a agilidade, uma vez que os apoios podem melhorar a dinâmica de atendimento, que terceiriza as análises de determinadas amostras; a redução de custos, já que terceirizar análises sai muito mais em conta do que comprar equipamentos e treinar pessoal para realizá-las, especialmente quando falamos de exames complexos; e o reforço no compartilhamento de informações, especialmente porque apoio e apoiados utilizam a mesma base de dados para se comunicar. Em termos de negócios, isso também é importante quando se pensa em sair à frente da concorrência.

Apoios no Concent

De maneira geral, a relação entre apoiados e apoio se dá da seguinte forma: o laboratório principal (apoiado) coleta as amostras e as envia ao laboratório de apoio, que fará a análise. Uma vez emitido o laudo, ele é encaminhado ao laboratório principal, responsável por compartilhá-lo com o cliente.

O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, é homologado com os principais laboratórios de apoio do Brasil, como Laboratório Álvaro, Diagnósticos do Brasil e Hermes Pardini, entre outros. Isso facilita o envio das amostras e o recebimento dos resultados e evita que eles tenham de ser cadastrados tanto no sistema do laboratório quanto no do apoio, ou seja, o cadastro é realizado apenas uma vez.

De forma integrada, a partir do momento em que se recebe o cliente e a coleta é realizada, é possível direcionar para qual apoio o exame será enviado, totalmente parametrizado para o apoio em questão. Ainda no atendimento, o Concent realiza a integração com o apoio com emissão de etiqueta primária. 

Dessa forma, o apoio recebe todas as informações relativas às amostras coletadas, e a comunicação entre apoio e apoiado é simples e ágil. Além disso, o Concent permite que os laudos enviados pelo apoio sejam repassados aos clientes via SMS, e-mail, WhatsApp e aplicativo para smartphone, o que facilita e melhora a experiência do cliente.

Para conhecer melhor as soluções que o Concent oferece, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222.

Aproveite para nos acompanhar também pelo FacebookInstagramLinkedIn e YouTube para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Não deixe de compartilhar este post com os colegas!

 

Autora

Beatriz Amaro

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>