fbpx

janeiro 6, 2021

Aplicações da metodologia Lean na saúde

Dentre as metodologias de gestão, otimizadoras da rotina em instituições de saúde, pode ser citada a Metodologia Lean.

O termo “Lean manufacturing”, ou metodologia enxuta, em tradução livre, referem-se a um sistema criado pela Toyota para produzir carros sem desperdício.

Nesse sentido, o objetivo inicial era melhorar a qualidade dos processos e dos produtos, reduzir prazos e diminuir custos.

Ainda que a metodologia tenha sido desenvolvida por uma fábrica de carros, o princípio de desperdício mínimo pode ser aplicado a empresas de qualquer origem. Na saúde não é diferente.

Metodologia Lean: O que é

A Metodologia Lean, originária do sistema de produção da Toyota no Japão, é uma abordagem de gestão. Por sua vez, essa abordagem visa otimizar processos, eliminar desperdícios e melhorar a eficiência em diversas áreas.

O termo “Lean” refere-se a maximizar o valor para o cliente enquanto minimiza o desperdício de recursos. Diante disso, a metodologia baseia-se em princípios fundamentais, incluindo:

  • Entrega de Valor: Concentração na entrega de produtos ou serviços que realmente agregam valor ao cliente;
  • Identificação e Eliminação de Desperdícios: Busca constante por identificação e eliminação de atividades que não contribuem para o valor final;
  • Melhoria Contínua: Incentivo à busca incessante por aprimoramentos nos processos, envolvendo todos os membros da organização;
  • Flexibilidade e Resposta Rápida: Adaptação ágil às mudanças nas demandas do mercado e capacidade de resposta rápida a problemas;
  • Envolvimento dos Funcionários: Promoção de uma cultura participativa, onde os funcionários são incentivados a sugerir melhorias e são reconhecidos como contribuintes essenciais para o sucesso organizacional.

Posto isso, a metodologia Lean tem sido amplamente adotada em setores além da manufatura, incluindo serviços, saúde e tecnologia. Essa dinâmica de aplicabilidade devido a demonstração de versatilidade da metodologia na promoção da eficiência e na criação de valor sustentável para as organizações.

Metodologia de Lean na saúde

Em primeiro lugar, para colocar a metodologia Lean em prática, é necessário identificar os focos de desperdício nas empresas.

Isso, por sua vez, se dá por meio do mapeamento e decomposição dos processos, que, por sua vez, devem ser agrupados em três categorias:

Primeiramente, atividades de valor agregado englobam trabalhos pelos quais os clientes estão dispostos a pagar.

Por conseguinte, atividades sem valor agregado, mas necessárias, referem-se à regulamentações, contratos, atualização de métodos de trabalho, entre outros.

Por fim, estão listadas as atividades que, tão somente, geram desperdício.

Diante disso, o resultado desta avaliação ajudará a gestão do laboratório a traçar um panorama das mudanças que precisam ser implementadas. Por sua vez, a intencionalidade da implementação dessas mudanças visa a mitigação do desperdício e, consequentemente, os frutos colhidos a partir daí são inúmeros:

Aplicações e Benefícios: Metodologia Lean

Dentre as aplicações da Metodologia Lean na área da saúde e as suas consequências positivas, ou seja, benefícios, podemos citar:

  • Eliminação de falhas e retrabalho: O mapeamento dos processos possibilita a visualização de gargalos, que podem ser identificados e sanados. Além disso, como a metodologia Lean preza pela ausência de desperdício, a redução do risco de possíveis falhas evita retrabalho;
  • Otimização de recursos e diminuição de gastos: Ao eliminar o desperdício, elimina-se também os gastos com ele.
    Desta forma, otimizamos os recursos, possibilitando sua aplicação em atividades de valor agregado, por exemplo. Aqui vale ressaltar a otimização do tempo de atendimento, um gargalo comum em laboratórios. Ao acelerar e tornar mais eficientes os processos, eliminamos as filas de espera e aceleramos o atendimento;
  • Padronização dos processos: A identificação e o mapeamento dos processos internos é o primeiro passo para padronizá-los. Os benefícios da padronização são muitos, da economia de tempo à adaptação por parte dos colaboradores, que passam a ter um padrão para seguir;
  • Eficácia na gestão: A metodologia Lean possibilita uma gestão mais eficaz, especialmente em se tratando do estoque. Nos laboratórios, por exemplo, o controle do estoque é fundamental, e evitar desperdícios ajuda também na organização dos insumos, tanto espacialmente quanto no que diz respeito à aquisição.

A metodologia Lean é também uma importante aliada das empresas que pretendem se tornar negócios escaláveis. Além disso, para potencializar os efeitos deste sistema, a tecnologia é fundamental. Ela pode facilitar o mapeamento dos processos e fornecer informações baseadas em dados concretos sobre a sua empresa.

Transformação Cultural na Saúde com a Metodologia Lean

A implementação bem-sucedida da metodologia Lean na saúde transcende a simples adoção de processos eficientes. Este processo demanda uma transformação cultural profunda.

Por sua vez, essa mudança cultural é uma base imprescindível, visto que envolve a revisão de valores, crenças e comportamentos arraigados nos profissionais de saúde.

Primeiramente, é imperativo comunicar a perspectiva da metodologia Lean, de maneira clara e persuasiva. Para tanto, ressaltar os benefícios e pontos positivos trata-se de uma boa estratégia de convencimento.

Promover a implementação da mentalidade Lean requer estratégias específicas, tais como a criação de uma liderança comprometida com a filosofia Lean.

Para tanto, líderes capacitados são essenciais para inspirar e motivar a equipe, incentivando a participação ativa na identificação e eliminação de desperdícios.

Não obstante a isso, o estabelecimento de canais eficazes de comunicação permite o compartilhamento de ideias e feedback entre todos os níveis da organização.

Além disso, parte fundamental é investir em programas de capacitação e educação continuada para manter a mentalidade proposta e aplicá-la em cada processo.

Nesse sentido, os profissionais de saúde precisam compreender os princípios Lean e como aplicá-los em seu cotidiano. Dessa forma, é possível reconhecer a sua importante contribuição para a melhoria contínua.

Por fim, ao promover uma cultura que valoriza a eficiência, a inovação e a colaboração, a metodologia Lean se integra organicamente à missão e visão da instituição de saúde.

Integração de Tecnologia e Lean na Saúde

A integração de tecnologia na gestão da saúde impulsiona os princípios da metodologia Lean, promovendo eficiência, qualidade e otimização de processos.

Isto posto, o Quaent, ferramenta de Gestão da Qualidade do Concent LIS, destaca-se como um exemplo proeminente dessa sinergia.

Ao adotar o Quaent, os profissionais de saúde têm acesso a uma solução que automatiza tarefas, mitigando o desperdício de custos com processos prescindíveis. Não obstante a isso, também promove a padronização e a transparência nos processos.

A ferramenta de Qualidade ideal para o seu laboratório – Quaent possibilita a rastreabilidade de dados, identificando áreas de melhoria e eliminando desperdícios.

Nesse sentido, a integração tecnológica, aliada aos princípios Lean, permitem uma abordagem mais proativa na gestão da qualidade.

Isso, por sua vez, garante a conformidade e promove, consequentemente, a melhoria contínua na instituição de saúde.

Considerações Finais

O Quaent facilita todos os processos relacionados à metodologia Lean.

O sistema fornece dados concretos sobre sua empresa em um só lugar, e permite também acompanhar os resultados da aplicação da metodologia. Entre em contato conosco para conhecer as vantagens do novo jeito de fazer Qualidade, agora, na palma da sua mão!

Entre em contato com a Equipe Laranja, agora mesmo, e conheça as soluções inovadoras que vão revolucionar a sua instituição.

E assim eu me despeço, sem esquecer de deixar aqui as nossas redes sociais para que você não perca nenhum dos nossos conteúdos:

Instagram, LinkedIn, Youtube, Telegram, e é claro, o nosso blog!

O meu – “muito obrigada”- por me acompanhar até aqui e, até mais!

🙂