fbpx

junho 1, 2021

Quando falamos em interfaceamento, nos referimos a uma solução que permite que as informações dos exames realizados pelos equipamentos laboratoriais sejam enviadas automaticamente para o sistema de gestão (LIS). É uma integração total entre a automação e o LIS.

Daí já conseguimos tirar algumas das vantagens do interfaceamento à gestão laboratorial. Mas vamos falar mais sobre isso adiante.

O que é o interfaceamento?

O interfaceamento é uma solução que prevê a comunicação entre os equipamentos do laboratório e o sistema de gestão laboratorial. Ele permite que as informações coletadas e geradas pelos equipamentos sejam automaticamente enviadas ao sistema e acessadas pelos colaboradores do laboratório.

E quais as vantagens, portanto?

Durante décadas, os processos dos laboratórios clínicos foram realizados de forma manual. Isso tomava tempo, exigia recursos e colaboradores focados exclusivamente em preencher planilhas e tornava a checagem de informações uma tarefa complexa, com o cruzamento de dados feito também de forma manual. Além disso, a segurança de que este cruzamento provia informações corretas e precisas era pequena.

O avanço da tecnologia mudou o cenário supracitado. Ferramentas e soluções promovidas pela tecnologia conseguiram e conseguem automatizar os processos – e, quando processos feitos manualmente passam a ser realizados de forma automática, há uma economia enorme de tempo, além de um aumento na produtividade da equipe e muito mais segurança nas informações.

Além disso, a automatização faz com que o laboratório economize recursos, uma vez que os papéis se tornam desnecessários, bem como espaços para armazená-los.

Outra grande vantagem é permitir o rastreamento eficiente de todos os dados armazenados, inclusive os relacionados à identificação do bioquímico e dos equipamentos utilizados por ele, como toda a rastreabilidade dos tempos dos processos (TAT).

Temos alguns posts que falam sobre as vantagens de se adotar soluções tecnológicas em laboratórios, como aqui e aqui.

Afinal, como o interfaceamento funciona na prática?

O interfaceamento do Concent, como dissemos, viabiliza a comunicação direta entre os equipamentos e o sistema. Abaixo, listamos algumas das funções que ele possui:

Redução do tempo de cadastro

O interfaceamento permite o envio de todos os dados do paciente, de forma automática, para cada equipamento envolvido no processo de análise das amostras. Com isso, o colaborador do laboratório não precisa inserir as informações a todo momento, reduzindo o tempo e a margem de erro da tarefa.

Redução da transcrição manual de dados 

Um processo de análise de amostras sem automação requer uma série de atividades manuais de controle e acompanhamento. Uma delas, bastante comum, é o uso de um mapa de trabalho. No LIS, o resultado do exame é transferido de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana, o que proporciona mais agilidade ao processo.

Redução da liberação manual de resultados

Em um sistema de automação laboratorial, o profissional responsável pelo setor de análises pode configurar os padrões de resultados aceitáveis a serem liberados automaticamente. Isso faz com que o próprio software dê prosseguimento no processo para as amostras que não apresentaram alterações, cabendo aos funcionários verificar apenas aquelas que apresentam problemas na saúde do paciente.

Redução do tempo de análise do resultado

Toda essa automação gera ganhos expressivos de tempo. Em lugar de aguardar a intervenção manual a cada etapa, todo o exame é realizado sequencialmente sem interrupções. As amostras com índices fora dos padrões passam por um crivo maior, mas boa parte do caminho já foi agilizado. Inclusive, os sistemas de interfaceamento de equipamentos de análises clínicas também reduzem a necessidade de repetições de exames, por ser um processo mais preciso.

Redução do tempo da entrega do resultado

Com tanta agilidade, os resultados ficam prontos em bem menos tempo e os pacientes podem recebê-los em poucas horas, conforme o caso. Inclusive, boa parte dos exames podem ter seus resultados divulgados no site do laboratório, ou mesmo via WhatsApp, através da nossa assistente virtual, a Zoe.

O interfaceamento com equipamentos é apenas uma das soluções oferecidas pelo Concent, o mais completo sistema de gestão laboratorial do mercado.

Para conhecer todas as nossas soluções, entre em contato pelo WhatsApp (43) 3025-8222. Nos acompanhe também no FacebookInstagram, LinkedIn  e YouTube para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Não deixe de compartilhar este post com os colegas!

 

Autora

Beatriz Amaro

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>