fbpx

junho 1, 2021

Quando falamos em interfaceamento, nos referimos a uma solução que permite que as informações dos exames realizados pelos equipamentos laboratoriais sejam enviadas automaticamente para o sistema de gestão (LIS). É uma integração total entre a automação e o LIS.

Daí já conseguimos tirar algumas das vantagens do interfaceamento à gestão laboratorial. Mas vamos falar mais sobre isso adiante.

O que é o interfaceamento?

O interfaceamento é uma solução que prevê a comunicação entre os equipamentos do laboratório e o sistema de gestão laboratorial. Ele permite que as informações coletadas e geradas pelos equipamentos sejam automaticamente enviadas ao sistema e acessadas pelos colaboradores do laboratório.

E quais as vantagens, portanto?

Durante décadas, os processos dos laboratórios clínicos foram realizados de forma manual. Isso tomava tempo, exigia recursos e colaboradores focados exclusivamente em preencher planilhas e tornava a checagem de informações uma tarefa complexa, com o cruzamento de dados feito também de forma manual. Além disso, a segurança de que este cruzamento provia informações corretas e precisas era pequena.

O avanço da tecnologia mudou o cenário supracitado. Ferramentas e soluções promovidas pela tecnologia conseguiram e conseguem automatizar os processos – e, quando processos feitos manualmente passam a ser realizados de forma automática, há uma economia enorme de tempo, além de um aumento na produtividade da equipe e muito mais segurança nas informações.

Além disso, a automatização faz com que o laboratório economize recursos, uma vez que os papéis se tornam desnecessários, bem como espaços para armazená-los.

Outra grande vantagem é permitir o rastreamento eficiente de todos os dados armazenados, inclusive os relacionados à identificação do bioquímico e dos equipamentos utilizados por ele, como toda a rastreabilidade dos tempos dos processos (TAT).

Temos alguns posts que falam sobre as vantagens de se adotar soluções tecnológicas em laboratórios, como:

Funcionalidades da ferramenta de interfaceamento

As funcionalidades de uma ferramenta de interfaceamento são de extrema relevância, uma vez que, como já citado anteriormente, elas possibilitarão a redução de tempo em alguns processos, aumento de produtividade e mais segurança na transição de dados.

Para abordar, nesse sentido, as consequências positivas das funcionalidades, é necessário, antes, citar, de que forma uma boa ferramenta de interfaceamento, tal como a que está contida no Concent, pode entregar tais benefícios.

O Concent, dessa forma, possui ferramentas como:

  • Visualização dos resultados, por equipamento, amostra ou grupo de equipamentos;
  • Exibição de repetições de resultados no mesmo equipamento ou equipamentos diversos;
  • Solicitação de repetição a partir da tela de resultados;
  • Contagem do diferencial integrado ao sistema;
  • Liberação automática de resultados (Delta check) comparando a variação de resultados do paciente, flags do resultado e intervalos de referência, além da verificação de resultados por grupos de exames;
  • Permite utilização de etiquetas primárias recebidas de outros laboratórios ou parceiros, dispensando a necessidade de reetiquetar amostras;
  • Rastreabilidade completa de resultados recebidos dos equipamentos e as edições realizadas;
  • Interface de resultados de controles de qualidade internos;
  • Importação de gráficos gerados pelos equipamentos possibilitando a exibição no laudo do paciente;
  • Mais de 200 protocolos já homologados, o que permite a utilização em uma infinidade de equipamentos.

Ao disponibilizar todas essas funcionalidades, o software laboratorial permite uma série de resultados positivos e, agora, vamos discorrer um pouco a respeito deles:

As consequências do uso de uma boa ferramenta de interfaceamento

O interfaceamento do Concent, como dissemos, viabiliza a comunicação direta entre os equipamentos e o sistema. Abaixo, listamos algumas das funções que ele possui:

Redução do tempo de cadastro

O interfaceamento permite o envio de todos os dados do paciente, de forma automática, para cada equipamento envolvido no processo de análise das amostras. Com isso, o colaborador do laboratório não precisa inserir as informações a todo momento, reduzindo o tempo e a margem de erro da tarefa.

Redução da transcrição manual de dados 

Um processo de análise de amostras sem automação requer uma série de atividades manuais de controle e acompanhamento. Uma delas, bastante comum, é o uso de um mapa de trabalho. No LIS, o resultado do exame é transferido de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana, o que proporciona mais agilidade ao processo.

Redução da liberação manual de resultados

Em um sistema de automação laboratorial, o profissional responsável pelo setor de análises pode configurar os padrões de resultados aceitáveis a serem liberados automaticamente. Isso faz com que o próprio software dê prosseguimento no processo para as amostras que não apresentaram alterações, cabendo aos funcionários verificar apenas aquelas que apresentam problemas na saúde do paciente.

Redução do tempo de análise do resultado

Toda essa automação gera ganhos expressivos de tempo. Em lugar de aguardar a intervenção manual a cada etapa, todo o exame é realizado sequencialmente sem interrupções. As amostras com índices fora dos padrões passam por um crivo maior, mas boa parte do caminho já foi agilizado. Inclusive, os sistemas de interfaceamento de equipamentos de análises clínicas também reduzem a necessidade de repetições de exames, por ser um processo mais preciso.

Redução do tempo da entrega do resultado

Com tanta agilidade, os resultados ficam prontos em bem menos tempo e os pacientes podem recebê-los em poucas horas, conforme o caso. Inclusive, boa parte dos exames podem ter seus resultados divulgados no site do laboratório, ou mesmo via WhatsApp, através da nossa assistente virtual, a Zoe.

O interfaceamento com equipamentos é apenas uma das soluções oferecidas pelo Concent, o mais completo sistema de gestão laboratorial do mercado.

Para conhecer todas as nossas soluções, entre em contato com a nossa equipe, aqui mesmo.

Nos acompanhe também no FacebookInstagram, LinkedIn  e YouTube para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Não deixe de compartilhar este post com os colegas!