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dezembro 30, 2020

A busca por inovação deve ser uma constante nas empresas. Já escrevemos aqui sobre a importância de promover a criatividade nas organizações, e a inovação faz parte disso.

Inovar é pensar além, superar expectativas, promover o crescimento de maneira inventiva e arrojada. Nisso a tecnologia tem muito a contribuir – e o setor da saúde tem muito a aproveitar.

Neste post, apresentamos quatro (bons!) motivos para você pensar em investir em tecnologia e inovação para seu laboratório, clínica ou hospital! Confira!

1. OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Quando falamos em otimizar processos, falamos em torná-los mais eficazes, mais rápidos e com o menor consumo possível de recursos.

A otimização dos processos traz inúmeros benefícios: ela costuma ser acompanhada da padronização, ou seja, da definição de padrões sob os quais as tarefas serão realizadas. Processos padronizados e otimizados tornam a empresa muito mais ágil e eficiente, e os clientes muito mais satisfeitos.

Um exemplo, nos laboratórios, é a análise de amostras, que, sem automação, requer uma série de atividades manuais de controle e acompanhamento. Uma delas, bastante comum, é o uso de um mapa de trabalho. Com um sistema de gestão laboratorial como o Concent, o resultado do exame é transferido de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana, o que inutiliza o mapa e proporciona mais agilidade ao processo. Mais uma vantagem de ter a tecnologia como aliada do seu negócio.

2. MAIOR PRODUTIVIDADE

A tecnologia e a inovação têm, como consequência, o aumento da produtividade dos colaboradores e dos gestores.

A partir do momento em que os processos manuais deixam de ser uma preocupação, a produtividade da equipe aumenta. O Concent, sistema mais completo disponível no mercado, permite a realização de todas as etapas do exame de forma automatizada, da configuração dos padrões aceitáveis de resultados à entrega desses resultados por aplicativo.

Outro exemplo é a liberação de tempo graças à agilidade no cadastro dos clientes. O interfaceamento permite o envio de todos os dados do paciente, de forma automática, para cada equipamento envolvido no processo de análise das amostras. Com isso, os colaboradores não precisam inserir as informações a todo momento, o que reduz não apenas o tempo, mas também a margem de erro nos cadastros.

3. MAIS SEGURANÇA E QUALIDADE

A tecnologia permite que as tarefas sejam realizadas com muito mais segurança e, consequentemente, qualidade. A confiabilidade das informações é maior, uma vez que estão armazenadas em um sistema, mais seguro que métodos manuais de armazenamento.

Desta forma, a relação com os clientes também melhora, uma vez que os erros cometidos pela ação humana podem chegar perto de zero.

Um bom exemplo disso, no Concent, é o uso de regras específicas de tratativa para análises que apresentem valores críticos ou controlados. Em determinados casos, é possível que se inicie uma repetição da análise ou o envio de um alerta para o responsável técnico. Outra estratégia é a adoção da metodologia Delta-Check, que compara o resultado do último exame realizado com o histórico do paciente ao longo do tempo.

4. DESTAQUE NO MERCADO

Além de atender os clientes com serviços de qualidade superior, empresas que apostam em inovação e tecnologia se destacam diante da concorrência. Hoje, quem não possui um sistema de gestão fica para trás.

O resultado de todos os processos descritos acima é o aumento da lucratividade,  desenvolve uma excelente reputação no mercado. O resultado é o aumento da lucratividade e da base de clientes, já que a satisfação dos clientes atuais acaba por atrair novos interessados – e não há marketing melhor que o famoso “boca a boca”, não é?

Desta forma, a inovação tem muito a contribuir para empresas da área da saúde. Para além dos benefícios já citados, há muitos outros, que abordamos aqui.

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