fbpx

dezembro 30, 2020

A busca por inovação deve ser uma constante nas empresas. Já escrevemos aqui sobre a importância de promover a criatividade nas organizações, e a inovação faz parte disso.

Inovar é pensar além, superar expectativas, promover o crescimento de maneira inventiva e arrojada. Nisso a tecnologia tem muito a contribuir – e o setor da saúde tem muito a aproveitar.

Neste post, apresentamos quatro (bons!) motivos para você pensar em investir em tecnologia e inovação para seu laboratório, clínica ou hospital! Confira!

1. OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Quando falamos em otimizar processos, falamos em torná-los mais eficazes, mais rápidos e com o menor consumo possível de recursos.

A otimização dos processos traz inúmeros benefícios: ela costuma ser acompanhada da padronização, ou seja, da definição de padrões sob os quais as tarefas serão realizadas. Processos padronizados e otimizados tornam a empresa muito mais ágil e eficiente, e os clientes muito mais satisfeitos.

Um exemplo, nos laboratórios, é a análise de amostras, que, sem automação, requer uma série de atividades manuais de controle e acompanhamento. Uma delas, bastante comum, é o uso de um mapa de trabalho. Com um sistema de gestão laboratorial como o Concent, o resultado do exame é transferido de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana, o que inutiliza o mapa e proporciona mais agilidade ao processo. Mais uma vantagem de ter a tecnologia como aliada do seu negócio.

2. MAIOR PRODUTIVIDADE

A tecnologia e a inovação têm, como consequência, o aumento da produtividade dos colaboradores e dos gestores.

A partir do momento em que os processos manuais deixam de ser uma preocupação, a produtividade da equipe aumenta. O Concent, sistema mais completo disponível no mercado, permite a realização de todas as etapas do exame de forma automatizada, da configuração dos padrões aceitáveis de resultados à entrega desses resultados por aplicativo.

Outro exemplo é a liberação de tempo graças à agilidade no cadastro dos clientes. O interfaceamento permite o envio de todos os dados do paciente, de forma automática, para cada equipamento envolvido no processo de análise das amostras. Com isso, os colaboradores não precisam inserir as informações a todo momento, o que reduz não apenas o tempo, mas também a margem de erro nos cadastros.

3. MAIS SEGURANÇA E QUALIDADE

A tecnologia permite que as tarefas sejam realizadas com muito mais segurança e, consequentemente, qualidade. A confiabilidade das informações é maior, uma vez que estão armazenadas em um sistema, mais seguro que métodos manuais de armazenamento.

Desta forma, a relação com os clientes também melhora, uma vez que os erros cometidos pela ação humana podem chegar perto de zero.

Um bom exemplo disso, no Concent, é o uso de regras específicas de tratativa para análises que apresentem valores críticos ou controlados. Em determinados casos, é possível que se inicie uma repetição da análise ou o envio de um alerta para o responsável técnico. Outra estratégia é a adoção da metodologia Delta-Check, que compara o resultado do último exame realizado com o histórico do paciente ao longo do tempo.

4. DESTAQUE NO MERCADO

Além de atender os clientes com serviços de qualidade superior, empresas que apostam em inovação e tecnologia se destacam diante da concorrência. Hoje, quem não possui um sistema de gestão fica para trás.

O resultado de todos os processos descritos acima é o aumento da lucratividade,  desenvolve uma excelente reputação no mercado. O resultado é o aumento da lucratividade e da base de clientes, já que a satisfação dos clientes atuais acaba por atrair novos interessados – e não há marketing melhor que o famoso “boca a boca”, não é?

Desta forma, a inovação tem muito a contribuir para empresas da área da saúde. Para além dos benefícios já citados, há muitos outros, que abordamos aqui.

Nossa produção de conteúdo não para por aqui! Além do blog, você pode nos acompanhar no InstagramFacebook e LinkedIn e no nosso canal no YouTube! Esperamos você! Aproveite para compartilhar este post com os colegas!