A Qualidade Laboratorial é um conjunto de práticas e processos. Por sua vez, estes garantem a precisão, confiabilidade e rastreabilidade dos exames realizados em um laboratório.
Diante disso, seu principal objetivo é assegurar que os resultados sejam consistentes, reduzindo erros e garantindo diagnósticos seguros para os pacientes.
Para isso, a Gestão da Qualidade envolve normas, regulamentações e metodologias que controlam todas as etapas do processo laboratorial. Isto se dá, desde a coleta da amostra até a liberação do laudo.
Além de garantir conformidade com órgãos reguladores, a qualidade laboratorial impacta diretamente a segurança do paciente. Tendo por fim a otimização de processos, o aumento da eficiência operacional e a promoção da melhoria contínua.
Dessa forma, os serviços prestados por laboratórios se tornam mais confiáveis, elevando a credibilidade mediante paciente, bem como do mercado.
Agora que, de maneira mais resumitiva, já desenvolvemos a respeito dos conceitos fundamentais, vamos adentrar de maneira mais profunda.
Em primeiro lugar:
Princípios da Gestão da Qualidade – Introdução a fundamentos
A Gestão da Qualidade na área laboratorial é fundamentada em princípios essenciais que visam garantir a excelência nos serviços prestados.
Isto, como já dito anteriormente e em tantos outros conteúdos, tais como o nosso post: O que é a Gestão da Qualidade Laboratorial?
Porém, continuando a reflexão, um dos pilares da Gestão da Qualidade Laboratorial a melhoria contínua. Esta, por sua vez, busca aprimorar constantemente os processos, reduzir erros e otimizar resultados.
Isto, por seu modo, é alcançado por meio da análise constante de dados, revisão de procedimentos e implementação de melhorias baseadas em feedbacks.
Não obstante a isso, outro princípio fundamental trata-se do foco no paciente. É ele, por sua vez, que assegura que todas as ações e decisões tomadas no laboratório estejam voltadas para – Segurança, bem-estar e satisfação do paciente.
Por fim, a conformidade regulatória é preponderante na garantia de que o laboratório opere dentro das exigências legais e normativas.
Isto, tendo por fim a manutenção dos altos padrões de Qualidade, bem como a segurança no ambiente de saúde
Para tanto, algumas normas e regulamentações regem o alcance, aplicação e manutenção destes padrões de Qualidade. Bem como o seu desenvolvimento, efetivado por meio de ferramentas de controle e ferramentas gerenciais.
Tratemos, por primeiro um dos conceitos fundamentais da Qualidade Laboratorial:
Normas e Padrões para Qualidade Laboratorial Efetiva
As normas e padrões são fundamentais a fim de garantir a qualidade e conformidade nos serviços de saúde.
Nesse sentido, diretrizes específicas para laboratórios de análises clínicas são estabelecidas pela Resolução da Diretoria Colegiada 786 de 2023 – RDC 786/23. Esta, por sua vez, assegura segurança e qualidade aos serviços prestados no laboratório.
Não obstante a isso, a ISO 9001, trata-se de uma norma internacionalmente reconhecida e igualmente relevante para o setor das análises clínicas. Esta, por seu modo, é voltada para a melhoria contínua e a satisfação do cliente.
Ainda figura, também, neste ranking, a ISO 15189, especializada para laboratórios clínicos. Esta, diferentemente das já citadas, define requisitos para a competência técnica e a Gestão da Qualidade em exames laboratoriais.
De igual modo, ainda podemos citar PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) e SNA-DICQ (Sistema Nacional de Acreditação). Ambos, orgãos certificadores da qualidade e competência dos laboratórios.
Por outro lado, ONA (Organização Nacional de Acreditação) certifica hospitais e serviços de saúde em diferentes níveis e, para o alcance de cada nível, há o estabelecimentos de demandas distintas.
Como um todo, portanto, estas normas garantem processos eficientes, tendo por fim a promoção da confiança e segurança dos pacientes.
Para além das normas e órgãos regulamentadores, podemos citar outro item de preponderância substancial. Trata-se das ferramentas, sejam estas:
Ferramentas de Controle da Qualidade Laboratorial
O alcance da garantia de conformidade com normas e padrões de qualidade, é feito por meio do uso de ferramentas de controle eficazes.
As ferramentas, por sua vez, são diversas. Tão somente as ferramentas clássicas são sete, ao todo, mas, as principais dentre estas são:
- Diagrama de Ishikawa, ou Diagrama de Causa e Efeito;
- Histograma;
- Carta de Controle.
Agora, de maneira mais específica, o Diagrama de Ishikawa, ou Diagrama de Causa e Efeito, auxilia à identificação das causas raiz dos problemas. Isto, tendo por fim a organização em categorias, tais como pessoas, processos, equipamentos e materiais, para facilitação da busca por soluções eficazes.
Em segundo lugar, o Histograma permite a visualização da distribuição de dados, identificando padrões e variabilidades nos processos. Dentre estas variabilidades, pode ser citada a precisão dos exames laboratoriais.
Por fim, a Carta de Controle monitora a estabilidade dos processos, detecta variações e permite ações corretivas rápidas.
Porém, é a ação conjunta dessas ferramentas, aliadas, também, à outras, que a abordagem estrutura para melhoria contínua é promovida. Isto, tendo por fim a excelência operacional no laboratório como um todo.
Não obstante a isso, ainda podemos citar as:
Ferramentas Gerenciais da Qualidade Laboratorial
As ferramentas gerenciais são fundamentais para o planejamento, estruturação e melhoria de processos nas organizações.
Dentre estas, destaca-se o 5W2H, que facilita a definição das ações a serem tomadas, abordando os seguintes aspectos: O quê (What), Quem (Who), Quando (When), Onde (Where), Por quê (Why), Como (How) e Qual o custo (How much).
Não obstante a isso, outra ferramenta gerencial preponderante é o PDCA (Plan, Do, Check, Act). Este, trata-se de um ciclo de melhoria contínua que garante a constante avaliação e ajuste dos processos.
Já o DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control), por seu modo, está associado ao Six (6) Sigma. Esta ferramenta visa, nesse sentido, a eliminação de defeitos e variações, tendo por fim o aumento da eficiência operacional.
Além dessas ferramentas, os Indicadores de Desempenho (KPIs) são de suma importância para avaliação da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Estes indicadores incluem itens tais como:
- Taxa de erros laboratoriais;
- Índice de satisfação do paciente;
- Conformidade com auditorias.
Por seu modo, o acompanhamento contínuo desses KPIs garante a melhoria contínua e a excelência no atendimento ao paciente.
Para além das ferramentas, sejam estas gerenciais ou de controle, há uma ampla possibilidade de introdução de inovações tecnológicas para o desenvolvimento dos processos da Qualidade Laboratorial.
Dessa forma, não somente a tecnologia passa a auxiliar na conformidade regulatória, mas também, eleva os padrões de atendimento dentro da instituição. Isto, com confiabilidade, diminuição da possibilidade de erro humano, e ainda, otimização dos processos.
Para tanto, se apresenta o conceito de:
Gestão da Qualidade 4.0
A Gestão da Qualidade 4.0 representa a evolução da gestão tradicional, para Qualidade efetiva. Para tanto, incorporando tecnologias avançadas como Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas (IoT).
Desse modo, a Gestão da Qualidade oferece insights valiosos para otimização de processos e melhoria na tomada de decisões. Isto, a medida que possibilita a conexão de dados em tempo real.
No setor de saúde, essa abordagem permite a monitorização contínua de exames laboratoriais, o controle remoto de dispositivos médicos e a análise preditiva para antecipar falhas.
Por seu modo, é possibilitado o aumento da eficiência operacional. Isto, a medida que, por meio de suas ferramentas, a Gestão da Qualidade 4.0 reduz erros. Gerando, consequentemente, melhoria da precisão dos diagnósticos e elevação dos padrões de qualidade e segurança, promovendo, desse modo – Gestão mais ágil e eficaz.
Qualidade Efetiva: Implementação prática
A Gestão da Qualidade Laboratorial vai além do conhecimento teórico, sendo moldada pela experiência prática nos laboratórios.
Nesse sentido, boa parte dos especialistas em Qualidade efetiva, destacam que em cursos gerais de Gestão da Qualidade há uma lacuna de conteúdo específico para a saúde.
Não obstante a isso, a busca por conhecimento adaptado, até que se achegue à expertise da Qualidade, mais de 10 anos são gastos, em média.
Mediante isso, tal realidade reflete um desafio comum: Muitos profissionais desconhecem os fundamentos específicos da Gestão da Qualidade Laboratorial, confundindo-os com práticas generalistas.
Contudo, devido à sensibilidade das atividades laboratoriais e ao impacto na segurança do paciente, a adoção de diretrizes próprias é preponderante. Estas, por sua vez, alinhadas às exigências regulatórias e, tendo por fim, a garantia de eficácia e segurança dos processos.
Desenvolvimento efetivo da Qualidade
Portanto, é notório que, a manutenção da Qualidade efetiva no laboratório exige processos essenciais que garantem precisão e confiabilidade dos resultados.
Além disso, a capacitação contínua da equipe é de suma importância, pois profissionais bem treinados são capazes de identificar falhas. Mas além disso, tais profissionais são capazes de aplicar as melhores práticas e manter os altos padrões de qualidade.
Porém, para que um profissional esteja efetivamente preparado para o desenvolvimento de suas atividades, não basta ser um técnico de bancada.
É necessário, por outro lado, que tal indivíduo tenha conhecimento de Gestão da Qualidade, a fim de que o laboratório não esteja constantemente se movendo de maneira reativa. Mas, pelo contrário, esteja se portando de tal forma, que antes mesmo da materialização dos riscos, estes sejam proativamente combatidos.
Para além disso, ainda há uma necessidade de que o indivíduo, portando o conhecimento transformador da Qualidade, seja capaz de transmiti-lo ao resto da equipe. Isto, tendo em vista que, de posse dessa Cultura da Qualidade estabelecida, haja uma fluidez desta na instituição como um todo.
Considerações Finais
Profissionais técnicos de bancada que não se especializarem em Gestão da Qualidade correm o risco de ficar para trás.
Este é o momento ideal para investir no seu futuro profissional ou no futuro da sua equipe e instituição. Como consequência disso, ao se especializar nesse campo crescente, você terá garantia da sua relevância e crescimento.
Aliás, sobre esse assunto a gente tem a expertise, aqui. Por isso, deixo abaixo alguns posts que vão te interessar:
- Gestão da Qualidade Laboratorial – Resoluções Práticas;
- Normas da Qualidade Laboratorial;
- Acreditação e Certificação – Em busca da excelência laboratorial.
Por sinal, aqui no Quaent, oferecemos a formação mais eficaz do mercado, para ajudá-lo a se tornar um profissional essencial em um laboratório que busca excelência.
Isto, quer você seja um:
- Iniciante que quer ingressar no mercado;
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Qualquer que seja o seu caso, nós temos a solução certa para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
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