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agosto 8, 2024

Maturidade em Gestão da Qualidade

A maturidade em Gestão da Qualidade é o estado no qual uma organização possui uma Cultura da Qualidade integrada e vivenciada em todos os níveis.

Isto, por sua vez, promove excelência sustentável contínua, comunicação aberta, colaboração eficiente, e adaptação rápida a mudanças.

O alcance desse estado, nesse sentido, se dá, a partir do momento no qual a Qualidade deixa de ser uma responsabilidade exclusiva de um setor. Desse modo, a Qualidade torna-se um valor compartilhado por todos, garantindo resultados confiáveis e sustentáveis.

Partindo desse pressuposto, a Qualidade será uma nuance que transparece em todos os processos da instituição. Isto, por sua vez, abrange desde o planejamento estratégico estabelecido pela alta gestão, até o transporte de amostras biológicas

Diante disso, faz-se notório que, para que haja maturidade em Gestão da Qualidade na instituição de saúde, a Cultura da Qualidade é um fator sine qua non.

Maturidade em Gestão da Qualidade: Construindo sobre a Cultura da Qualidade

A Cultura da Qualidade é o princípio fundamental sobre o qual se constroem os alicerces da maturidade na Gestão da Qualidade.

Esta cultura não se limita apenas a procedimentos e políticas, mas sim a um compromisso profundo e enraizado em todos os níveis da organização.

Quando uma instituição adota uma Cultura da Qualidade, cada colaborador compreende a importância da excelência em seus processos

Para tanto, é necessário que alguns tópicos essenciais sejam devidamente desenvolvidos. Estes, por sua vez, interligados e atravessados pela Cultura da Qualidade, promovem a maturidade na Gestão da Qualidade.

Estes tópicos, nesse sentido, dizem respeito aos fundamentos da Cultura da Qualidade, e preconizam a presença desta Cultura em cada nuance da instituição.

Dentre estes, podem ser citados, uma liderança engajada, definição clara de papéis, mapeamento de processos e Gestão de Risco efetiva.

Não obstante a isso, a criação do ambiente organizacional positivo e alinhamento da visão e valores da empresa para com os colaboradores são essenciais.

Maturidade em Gestão da Qualidade: Liderança e Definição de Papéis

A liderança engajada e a definição clara de papéis e responsabilidades são dois pilares interligados e essenciais para a maturidade na gestão da Qualidade.

Nesse sentido, a liderança engajada inspira e incentiva a equipe, enquanto promove, consequentemente, a Cultura da Qualidade em todos os níveis da organização.

Desse modo, líderes que vivenciam e promovem tal cultura, são maximizadores desta vivência, motivando os colaboradores: Tanto a seguir o seu exemplo, quanto a orgulharem dos resultados alcançados a partir da excelência dos processos.

A fim de propiciar este ambiente propício, estes fornecem os recursos necessários, e ainda, apoiam a implementação de práticas de Qualidade.

Isto, por sua vez, garante que a visão e os valores da instituição sejam refletidos nas ações diárias, a fim de que sejam internalizados.

E, para além disso, tornem-se orgânicos e espontâneos nas ações dos colaboradores.

Para tanto, é impreterível que cada colaborador compreenda seu relevância e responsabilidade no contexto da Qualidade.

Nesse sentido, a fluidez da Cultura da Qualidade na instituição depende do reconhecimento da contribuição da equipe para constituição do todo.

Desse modo, cada parte do processo deve preconizar seus traços referentes à Qualidade a fim de construir um todo de excelência que, pelo seu muito exercer, desenvolverá a maturidade: Tanto em seus processos, quanto em seus resultados.

Para tanto, a definição clara de papéis torna a organização mais coesa e eficiente. Por consequência, a identificação de pontos fortes e áreas de melhoria, faz-se mais facilitava, prevenindo conflitos e promovendo um trabalho harmonioso.

Esse alinhamento geral cria um ciclo virtuoso: Colaboradores bem orientados e comprometidos com uma liderança exemplar, tendem a ser mais proativos, colaborativos e eficientes, elevando continuamente os padrões da organização.

Assim, a liderança e a clareza de papéis se complementa, fortalecendo a Cultura da Qualidade e impulsionando a maturidade em Gestão da Qualidade.

Maturidade em Gestão da Qualidade: Mapeamento de Processos e Gestão de Riscos

O mapeamento de processos e a Gestão de Riscos são essenciais a fim de garantir a excelência contínua na Gestão da Qualidade.

Nesse sentido, é o mapear dos fluxos e dos processos que propiciam a identificação dos pontos de fragilidade da instituição. Partindo desse ponto, é possível estabelecer barreiras preventivas, promovendo, assim, a eficiência e eficácia operacional

Não obstante a isso, a Cultura da Qualidade incentiva a Gestão de Riscos como uma prática contínua e essencial para a sustentabilidade organizacional.

Desse modo, ferramentas como a Matriz de Probabilidade e Impacto são utilizadas para prever e mitigar riscos. Já a análise SWOT, por sua vez, amplia a observação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da instituição.

A partir desta abordagem sistemática, que alia identificação de pontos de fragilidade e estabelecimento de barreiras, bem como oportunidades, estabilidade e confiabilidade são conferidas aos processos.

Isto, por sua vez, permite que a organização mantenha elevados padrões de Qualidade.

Portanto, é por meio da integração de todos os colaboradores nestes processos que a Cultura da Qualidade se constitui na instituição.

Missão, visão e valores: Maturidade em desenvolvimento

O alinhamento com a missão, visão e valores da empresa é essencial para a maturidade na Gestão da Qualidade. Esses princípios devem ser claros e bem comunicados, garantindo que todos os colaboradores compartilhem o mesmo propósito.

A Cultura da Qualidade está enraizada na compreensão e adesão a esses princípios, que orientam todas as ações e decisões da organização.

A missão descreve o que a organização faz no presente, a visão representa o futuro desejado e os valores guiam as ações diárias, assegurando um alinhamento constante com a qualidade.

A Cultura da Qualidade é o alicerce firme sobre o qual se constitui a maturidade da Gestão da Qualidade.

A maturidade só é alcançada quando o corpo de profissionais caminha na mesma cadência e propósito, integrando a qualidade em cada aspecto de suas funções.

Quando todos os colaboradores estão alinhados com a missão, visão e valores, eles trabalham com um objetivo comum, promovendo um ambiente de colaboração e melhoria contínua.

Isso permite que a organização mantenha elevados padrões de qualidade, se adapte rapidamente às mudanças e inovações, e alcance a excelência de maneira sustentável e consistente.

Ferramenta para Gestão da Qualidade: Elevando os níveis de maturidade

Diante de todo exposto anteriormente, é claro que a fim de atingir maturidade em Gestão da Qualidade, o estabelecimento da Cultura é item preponderante.

Diante disso, é de suma importância destacar que, se houver um modo de naturalizar a Cultura da Qualidade na instituição, já existe aí um facilitador para a maturidade.

Nesse sentido, uma ferramenta de Gestão da Qualidade facilita exponencialmente o estabelecimento desta Cultura, a partir de alguns pontos.

Porém, para explorar estes pontos, gostaria de evocar o exemplo de um dos nossos clientes mais relevantes de Chapecó e do sul do Brasil: Laboratório Merisio.

Este, por sua vez, alcançou o nível de referência em análises clínicas transformando a Gestão da Qualidade em uma experiência fluida e dinâmica ao utilizar o Quaent: Vertical de Gestão da Qualidade Concent.

Gestão da Qualidade: Um case de sucesso real

No que diz respeito a definição de papéis e responsabilidades, o Laboratório Merisio encontrou a solução que possibilita o gerenciamento de suas documentações.

Nesse sentido, o Quaent permite que cada colaborador tenha conhecimento de suas responsabilidades, em documentos disponibilizados na própria plataforma. Isso envolve, para tanto, o planejamento e mapeamento dos processos.

Não obstante a isso, os Procedimentos Operacionais Padrão, estão todos completamente documentados na própria plataforma Quaent.

Diante disso, há total liberdade de acesso a tais documentos e orientações, de qualquer dispositivo móvel, com fluidez e dinamicidade, quando e onde for necessário.

Para além disso, a questão da Cultura da Qualidade também perpassa a questão das ocorrências e não conformidades que, por vezes, não são reportadas.

Dentre os motivos desse não reporte, a dificuldade de parada de todos os afazeres para realização de tal reporte em desktop ou notebook, figura dentre os maiores dificultadores.

Nesse sentido, a responsividade do Quaent em dispositivos móveis permite ao indivíduo realizar tal reporte sem a necessidade de parada completa da rotina.

No Laboratório Merisio, por exemplo, os reportes são acompanhados de um brainstorming relacionado às soluções que podem ser dadas à problemática.

Desse modo, por sua vez, a instituição propaga a ideia de que, todo colaborador é responsável pela Qualidade. Não obstante a isso, tal atitude explora a ideia de que a excelência é parte da entrega do todo e não somente de um indivíduo.

Diante disso, é de suma importância destacar que, a realidade que o Merisio passou a vivenciar, respira e exala uma Cultura de Qualidade orgânica.

Maturidade em auditorias

A equipe do Laboratório, inclusive, explora de tal forma a ferramenta que, passou a vivenciar, até mesmo as auditorias com mais leveza e confiança.

As instituições de saúde vivenciam auditorias de forma pesarosa e apreensiva devido à falta de preparação.

Ao transpor os registros para a plataforma, as folhas de papel tornam-se dispensáveis, poupando tempo do auditor.

Por sua vez, o auditor pode percorrer extensivamente as dependências do laboratório em menor tempo, otimizando a auditoria.

Não obstante a isso, os gestores da instituição acessam de forma simples e ágil os documentos necessários para realizar as auditorias.

Considerações Finais

Nesse caso, o Laboratório Merisio é um exemplo de maturidade na Gestão da Qualidade. E esta, por sua vez, facilitada devido ao uso de uma ferramenta efetiva de Gestão da Qualidade: O Quaent.

O case completo do Laboratório Merisio está aqui, caso queira conhecer.

Porém, se o seu desejo, ao conhecer a realidade do Merisio, é vivenciar a maturidade na Gestão da Qualidade, entre em contato com a Equipe Laranja.

–> Contato da Equipe Laranja <–

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