Nos últimos anos, a horizontalização por demanda nas instituições de saúde se faz evidente. Isto, no que diz respeito aos grandes centros urbanos, tanto mais, e de maneira notória.
Esse modelo de gestão visa expandir os pontos de contato com os clientes, descentralizando os serviços e aproximando os serviços clínicos dos pacientes.
Este conceito, por sua vez, segue a mesma linha de raciocínio da “superfície de contato”, citada no nosso post – Negócios Lucrativos para o laboratório.
Diz respeito a aumentar os pontos nos quais a instituição encontra o paciente e, dessa vez, não por questões de lucratividade, mas, a fim de propiciar maior acesso aos clientes.
A coleta domiciliar, por exemplo, é uma estratégia que vem ganhando destaque. Esta, permite que exames laboratoriais sejam realizados na casa do paciente, propiciando maior conforto e conveniência.
No entanto, essa abordagem também apresenta desafios significativos, especialmente para laboratórios menores que precisam lidar com a eficiência operacional. Não obstante a isso, em tais circunstâncias, a questão da Gestão de Estoque pode parecer ainda mais complexa.
Neste post, exploraremos como a horizontalização por demanda otimiza a Gestão de Estoque e acolhe desafios a fim de transformá-los em oportunidades.
As consequências dessa atitude, por sua vez, operam melhorias no que diz respeito a competitividade e a qualidade dos serviços prestados.
Horizontalização por Demanda e sua Relevância para Laboratórios Clínicos
A horizontalização por demanda é um conceito que se refere à estratégia de expansão e descentralização dos serviços de uma instituição. Esta estratégia, por sua vez, visa a criação de múltiplos pontos de contato com os pacientes.
Para laboratórios clínicos, essa abordagem é especialmente relevante. É esse movimento de descentralização que permite a aplicação de serviços para aumento da superfície de contato e maior conveniência para os clientes da instituição. Dentre estes, podem ser citados:
- Pontos de coleta;
- Coletas domiciliares.
Essa estratégia é de suma importância em ambientes e circunstâncias onde a falta de mobilidade é parte do cenário. Isto se aplica, por sua vez:
- Às grandes cidades nas quais o trânsito é alucinante e dificulta a locomoção dos indivíduos;
- Circunstâncias onde o indivíduo necessita de atendimento em domicílio por falta de mobilidade física.
A horizontalização por demanda otimiza a eficiência operacional, ao distribuir a carga de trabalho de maneira razoável e aplicável.
Porém, cria uma demanda cuja relevância é inegável e, esta, diz respeito à necessidade de uma Gestão de Estoque eficiente para comportar os pontos descentralizados.
Facilita a gestão de estoques, garantindo, desse modo, abastecimento suficiente para pontos de atendimento.
Além disso, aproximando os serviços dos pacientes, o laboratório eleva a satisfação e fidelidade dos clientes. Isto, por sua vez, ocasiona o fortalecimento sua posição no mercado competitivo da saúde.
Horizontalização por Demanda: Dificuldades para Gestão de Estoque
À medida que a horizontalização permite o atendimento de demandas de maneira mais extensiva, esta vem a se tornar um ponto de preocupação.
Isto se dá em virtude da dificuldade referente à Gestão de Estoque que, para além da complexidade no controle, o estoque se trata de um ativo estacionado.
A descentralização dos pontos de coleta exige a monitoração e reposição de materiais em múltiplas localizações, aumentando o risco de falhas e desabastecimento.
Horizontalização por Demanda: Dificuldades Processuais
Algumas circunstâncias, para além dos obstáculos referentes à Gestão de Estoque, podem ser citados no que diz respeito à horizontalização por demanda, tais como:
- Mobilidade comprometida nos grandes centros urbanos;
- Autorização para transporte de amostras;
- Gastos referentes à combustível.
Diante disso, é de suma importância destacar que, atitudes pontuais irão capacitar sua equipe a lidar com as demandas da horizontalização dos serviços.
Dentre estas, podem ser citadas:
- Autonomia da equipe;
- Capacitação para transporte de amostras biológicas;
- Adoção de software para monitoramento segmentado de estoque;
- Aplicativo de Agendamento de coleta diretamente no seu LIS;
- Aplicativo de coleta externa;
Horizontalização da Equipe
Um dos itens de suma importância, no que diz respeito a horizontalização por demanda em uma instituição de saúde refere-se a própria equipe.
Nesse sentido, o atendimento em diversos pontos da cidade força os indivíduos à locomoção e isso, por sua vez, pode gerar inconvenientes.
Dentre estes, circunstâncias como atrasos por congestionamentos e trânsito, por exemplo, podem acarretar complicações no processo de atendimento.
Diante disso, há de se considerar que, a horizontalização da equipe trata-se de um diferencial, visto que, um indivíduo nativo de região X, terá mais conhecimento da região e mais acessibilidade aos ambientes em menor tempo.
Desse modo, se existe a possibilidade de contratação de um indivíduo nativo da região a qual um dos postos de coleta está localizado, boa escolha será. Afinal, este indivíduo terá acesso mais rápido tanto a base, quanto aos clientes, otimizando, desse modo, o tempo de atendimento.
Capacitação para transporte de amostras biológicas
A capacitação para transporte de amostras biológicas é essencial na horizontalização por demanda e trata-se de um investimento necessário.
Nesse sentido, é imperativo que a equipe possua a credencial de transporte destas amostras, uma vez que, sem esta, é impossível operar em horizontalidade.
Neste curso de capacitação, por sua vez, motoristas são treinados para garantir a segurança e integridade das amostras durante o transporte.
Além disso, a capacitação para a coleta de amostras pode ser necessária, especialmente em áreas com alta demanda e poucos profissionais disponíveis.
A RDC 20/2014 estabelece normas específicas para o transporte de amostras, incluindo condições de armazenamento e veículos apropriados.
O cumprimento dessas diretrizes, por sua vez, é preponderante para evitar a perda das amostras por condições inadequadas e garantir resultados precisos.
Investir na formação dos motoristas e na adequação dos veículos não só assegura a qualidade dos serviços, mas também, a confiança e credibilidade do laboratório.
Monitoramento Segmentado de Estoque
A adoção de um software especializado que possua o módulo de Gestão de Estoque exerce extrema relevância na gestão de insumos da instituição. Isto, tanto mais, quando se trata de instituições cujos pontos de coleta são horizontalizados.
Esta ferramenta permitirá monitorar estoques de forma segmentada, ou seja, por filiais. Isto significa que há possibilidade de rastreabilidade de transferências de materiais entre unidades e minimização de desperdícios.
Nesse caso, utilizando conceitos como “Just in Time” e FEFO (First expired, First out) – mais próximo da validade, sai primeiro – a ferramenta assegura que os itens sejam consumidos antes do vencimento, evitando perdas.
Além disso, a comunicação entre estoque e compras é otimizada, configurando pontos mínimos de pedido para manter o abastecimento sem excedentes.
Desse modo, a capacidade de fragmentar grandes lotes para distribuir conforme a demanda das filiais torna a gestão de recursos ainda mais eficiente. Isto, por sua vez, garante maior controle e lucratividade.
Uma ferramenta para gerenciamento de estoque, ainda, oferece monitoramento remoto em tempo real dos níveis de estoque dos pontos de coleta.
Não obstante a isso, pode gerar alertas automáticos sobre baixos níveis de materiais e fornecer previsões de demanda, facilitando a reposição oportuna.
Nesse sentido, tal otimização de dados em plataforma digital única, possibilita coordenação logística eficiente, assegurando abastecimento adequado.
Por sinal, o Concent possui essa funcionalidade, a fim de facilitar o processo de segmentação do estoque e gerenciamento.
Uso de Aplicativo para Agendamento de Coleta diretamente no seu LIS
A adoção de um aplicativo para agendamento de coleta otimiza o fluxo de atendimento aos pacientes e otimiza a eficiência do laboratório.
Ele permite, por sua vez, que os pacientes escolham horários convenientes, reduzindo o tempo de espera e garantindo um atendimento mais organizado e ágil. Além disso, facilita a gestão e o planejamento das coletas.
E, visto que trata-se de uma ferramenta atrelada ao próprio LIS, não exige empenho de nenhum custo adicional.
A modalidade “Fura Fila” de atendimento do Concent veio à existência, também, neste intuito. Seu propósito, para tanto segue a proposta de possibilitar um atendimento mais ágil para aqueles que fazem o check-in diretamente no aplicativo.
Aplicativo de coleta externa para garantir a rastreabilidade e o TAT
O aplicativo de coleta externa oferece diversas vantagens para otimizar o processo de coleta e garantir a rastreabilidade e o Tempo de Atendimento Total (TAT).
Ao sair da base ou posto de coleta, o coletor já está equipado com as requisições dos materiais necessários e os tubos devidamente selecionados para cada finalidade.
Além disso, o aplicativo fornece a rota a ser percorrida, permitindo que o coletor planeje a melhor estratégia para atender às demandas de forma eficiente.
Durante o processo de coleta, o colaborador registra cada coleta realizada no aplicativo, o que assegura a rastreabilidade de todo o procedimento.
Essa rastreabilidade é preponderante para monitorar e avaliar o Tempo de Atendimento Total (TAT) – métrica fundamental para medir eficiência e qualidade do atendimento ao paciente.
Com o aplicativo de coleta externa, é possível garantir um atendimento mais ágil, organizado e transparente, beneficiando tanto coletores quanto pacientes.
Benefícios da Horizontalização por Demanda e a Gestão de Estoque
A horizontalização por demanda, associada à gestão eficiente de estoque, oferece inúmeros benefícios para instituições de saúde.
Nesse sentido, um dos principais benefícios é a eficiência operacional. Isto, devido à automatização dos processos de agendamento e gestão de estoques que reduz o tempo gasto em tarefas administrativas.
Consequentemente, permitindo que a equipe se concentre em atividades essenciais. Para além disso, há uma significativa redução de custos.
O planejamento preciso evita desperdícios, otimiza a utilização dos recursos e garante que os materiais estejam disponíveis conforme necessário, sem excessos.
Este controle rigoroso contribui, também, para a qualidade no atendimento.
Por sua vez, a comunicação eficiente e a disponibilidade constante de materiais asseguram um serviço de alta qualidade, melhorando, desse modo, a experiência do paciente.
Por fim, a horizontalização por demanda eleva a possibilidade de competitividade. Desse modo, pequenos laboratórios competem com grandes players do mercado, adotando práticas de gestão sofisticadas que garantem agilidade, precisão e economia.
A implementação de um sistema como o Concent descomplica, significativamente, esse processo, promovendo uma gestão integrada e eficiente.
Considerações Finais
Diante de todo o exposto, qual seria a sua objeção à adoção destas estratégias? Afinal de contas, a consequência máxima é, tão somente, se tornar páreo aos atendimentos domiciliares de modelo.
A horizontalização por demanda e a gestão eficiente de estoque são fundamentais para alcance a eficiência operacional, a fim de reduzir custos e melhorar a qualidade no atendimento.
Não obstante a isso, a automatização de processos, o planejamento preciso e a garantia de comunicação eficiente dão à luz a bons resultados. Estes, não apenas aumentam a competitividade, mas também, capacitam pequenos laboratórios a competir com os grandes representantes do cenário de análises clínicas.
E, se caso seu interesse for em uma parceria fiel que te auxilie na completude dessa missão, o Concent é a opção mais completa para tanto.
Essas estratégias são a chave para elevar o padrão de serviço e assegurar um crescimento sustentável e lucrativo, porém, a ferramenta parceira fará ao seu lado:
Transformação para sua operação, tornando-a mais ágil, precisa e econômica.
Dito tudo isso, deixo aqui abaixo o contato da Equipe Laranja:
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E dessa forma, eu me despeço:
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