fbpx

julho 6, 2021

O envio de e-mail marketing aos clientes dos laboratórios clínicos é uma das muitas estratégias de fidelização de clientes – e fidelizá-los é importante tanto para a qualidade da instituição quanto para se destacar diante da concorrência.

Já publicamos, aqui no blog, alguns textos que tratam da fidelização dos clientes: aqui, compartilhamos dicas de fidelização; aqui, falamos sobre atendimento humanizado; e aqui, sobre os efeitos da tecnologia na experiência do cliente.

Os e-mails marketing fazem parte disso. Neste post, listamos algumas das possíveis aplicações do e-mail marketing nos laboratórios clínicos, e explicamos como o Concent pode ajudar os laboratórios a enviá-los de forma prática e efetiva. Acompanhe!

O que é um e-mail marketing?

Para entender as vantagens que o uso de e-mails marketing traz aos laboratórios clínicos, primeiro precisamos entender do que se tratam.

De maneira geral, um e-mail marketing é toda a comunicação via e-mail que acontece entre uma empresa e seus clientes. Normalmente são disparados por alguma ferramenta de automação e contém conteúdos como promoções, novidades da empresa, serviços prestados, etc.

E o que isso tem a ver com os laboratórios?

Os laboratórios de análises clínicas, bem como empresas de outros setores, precisam ter o compromisso de oferecer o melhor atendimento aos seus clientes. Além da parte relativa à realização dos exames, ao envio dos resultados, e aos processos envolvidos na recepção, cadastro e também no pagamento dos serviços, é fundamental que o atendimento humanizado se estenda aos momentos em que o cliente não está no laboratório.

Isso faz com que o cliente se sinta valorizado enquanto pessoa, e não apenas mais um na lista de clientes da instituição. Quando falamos em destaque em relação à concorrência, é um fator importante – clientes satisfeitos voltam a realizar exames no laboratório, e isso faz diferença também na aquisição de novos clientes, já que o boca-a-boca é uma excelente estratégia de marketing.

O e-mail marketing faz parte dessa estratégia, uma vez que possibilita que o laboratório e o cliente continuem próximos, mesmo que o cliente não tenha exames previstos no laboratório.

Mas e o conteúdo? O que pode interessar ao meu cliente?

Como dissemos anteriormente, os clientes podem se interessar por novidades sobre serviços realizados, promoções, abertura de calendários de vacinas, datas comemorativas, etc.

Mas, quando pensamos em atendimento humanizado, o melhor é um conteúdo personalizado, que sirva a cada cliente individualmente: felicitações de aniversários, resultados de exames, data da próxima dose da vacina, etc.

“Tudo bem, parece interessante, mas eu não tenho tempo de me dedicar a isso. Imagina só enviar uma mensagem de ‘feliz aniversário’ a cada um dos clientes do meu laboratório? Eu também não tenho como contratar uma agência de marketing para cuidar dessa questão. E agora?”

O Concent te ajuda!

Seu laboratório conta com um sistema de gestão laboratorial? Provavelmente a resposta é sim – dificilmente um laboratório funciona plenamente sem um sistema. Se a resposta é não, aqui te contamos as vantagens de contar com um sistema e aqui listamos alguns pontos fundamentais para se atentar ao escolhê-lo.

O Concent é o sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado. Uma de suas funcionalidades é precisamente o envio de e-mails marketing personalizados aos clientes do seu laboratório.

O sistema envia automaticamente um e-mail ao cliente quando os resultados dos exames ficam prontos, bem como felicitações de aniversário, lembretes de datas comemorativas e até mesmo pesquisas de satisfação para novos clientes.

O laboratório padroniza o envio de cada e-mail de acordo com sua necessidade, configura o intervalo de tempo que o sistema deve aguardar para enviar o e-mail em questão e pronto – o sistema cuida de enviar o e-mail na data correta.

O envio de e-mail marketing é apenas uma das soluções do Concent para estreitar os laços entre clientes e laboratório. Para conhecer todas as nossas soluções, entre em contato pelo WhatsApp (43) 3025-8222 ou envie uma mensagem em uma das nossas redes sociais, listadas abaixo.

Se gostou do post, não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram, LinkedIn  e YouTube para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Aproveite para compartilhar este post com os colegas e fique ligado aqui no blog – temos posts novos quinzenalmente, sempre às terças-feiras!