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abril 9, 2021

O mercado de análises clínicas é bastante concorrido. Além dos laboratórios e unidades já existentes, a expansão do mercado é uma realidade, o que aumenta a concorrência e, paralelamente, a exigência por inovação e prestação de melhores serviços aos clientes.

Isso faz com que os gestores de laboratórios de análises clínicas tenham de estar atentos às principais tendências do mercado para manter o negócio lucrativo e competitivo.

Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas importantes para que você preparar o seu estabelecimento para o que está por vir, e listamos algumas possibilidades futuras para o mercado de análises clínicas conforme o cenário atual. Confira!

Marketing digital e posicionamento mais intenso

Os avanços tecnológicos — principalmente os relacionados à expansão da internet — mudaram a forma como as pessoas procuram pelos serviços de saúde. Por meio de seus celulares, tudo o que elas precisam está ao alcance de suas mãos.

Por isso, o marketing digital se tornou tão relevante para qualquer tipo de negócio. As pessoas que não têm um plano de saúde buscam na internet os locais mais próximos de casa ou do trabalho para realizarem seus exames de rotina.

Os investimentos na divulgação do laboratório em canais digitais e no fortalecimento da sua marca nesse meio proporcionam a atração de novos clientes e o aumento da receita vinda de clientes particulares.

Temos um post completo sobre marketing laboratorial, com dicas de como posicionar o laboratório através do marketing. Não deixe de conferir!

Atendimento humanizado

Se, por um lado, a tecnologia facilitou a nossa vida, por outro, ela tornou as relações bastante automatizadas. Quando falamos em laboratório de análises clínicas, estamos tratando de pessoas e dos cuidados à sua saúde. Isso requer um senso maior de humanidade no atendimento.

As automações na geração de senhas e na disponibilização de resultados de exames online, não podem substituir o olho no olho, o pegar pela mão e a atenção individualizada. Esses diferenciais têm um valor muito grande para os clientes.

Também temos um post sobre atendimento humanizado em laboratórios, que você pode conferir aqui.

Fortalecimento do gestor

O mercado de análises clínicas passou muitos anos dando enfoque apenas na parte técnica do negócio em detrimento da gerencial. Isso está mudando, e a tendência é que os gestores ganhem mais força dentro desses estabelecimentos.

Isso significa que os esforços de gestão estão sendo mais valorizados e os processos operacionais estão sendo otimizados e tratados com a importância que é dada em outros setores do mercado.

Automação laboratorial e integração de prontuários

A tecnologia aparece mais uma vez no futuro dos laboratórios de análises clínicas. A automação laboratorial já é uma realidade em algumas empresas maiores e a tendência é que essa prática se estenda a todo mercado nos próximos anos.

Além da agilidade na análise dos exames e aumento na capacidade produtiva, esses sistemas permitem integração com prontuários médicos e aplicativos de gestão. Dessa forma, tanto médicos quanto clientes têm acesso facilitado às informações, que são atualizadas de forma automática e segura.

O mercado de análises clínicas após a pandemia

Precisamos levar em consideração que estamos passando por um momento atípico devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Sobre o cenário atual, temos alguns posts a respeito: aqui, sobre gerenciamento de riscos na pandemia; aqui, um panorama sobre a situação dos laboratórios durante a pandemia; aqui, sobre o que os laboratórios podem aprender com a pandemia; e aqui, tendências e desafios da medicina diagnóstica diante da pandemia.

Em relação ao futuro, no pós-pandemia, é imprescindível prestar atenção no conceito de cadeia de valor, que representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de prestação de serviço/venda até a fase da distribuição final.

O conceito é importante porque, se a pandemia fez surgir a necessidade de uma proximidade maior e um alinhamento total entre os colaboradores do laboratório visando a sobrevivência da empresa, esta cadeia que se criou deve permanecer.

Decisões devem ser tomadas em conjunto, os processos devem ser padronizados e alinhados entre toda a equipe, e todos os esforços devem girar em torno de evitar falhas ou rupturas. No pós-pandemia, o mercado de análises clínicas dependerá da condução da gestão do laboratório, que deve se atentar para que a retomada seja gradual e sustentável

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