fbpx

abril 2, 2021

Manter uma boa relação com fornecedores é um dos segredos do sucesso e da qualidade de muitas empresas – e com os laboratórios de análises clínicas não é diferente. Afinal, ter parceiros para suprir as demandas da instituição é importantíssimo para a execução das atividades operacionais com excelência.

No mundo dos negócios, independente do setor, nem sempre é simples escolher e manter boas relações com outras empresas, visto que é necessário haver um alinhamento e uma compreensão mútua entre contratantes e contratados.

Para ajudá-lo nessa empreitada, apresentamos a seguir dicas de como construir um relacionamento eficaz com os fornecedores nos laboratórios clínicos. Continue a leitura e confira!

Crie parcerias sólidas

O grande erro de muitos empresários é enxergar e tratar os fornecedores como peças descartáveis. Essa atitude torna impossível a construção de parcerias duradouras e bem-sucedidas.

O segredo é agir da forma contrária: oferecer projetos de parceria aos fornecedores, apontar os benefícios que eles podem obter e frisar que o crescimento e o fortalecimento de ambas as marcas é o objetivo principal.

Negocie prazos para melhorar o fluxo de caixa

Uma verdadeira parceria é boa para todos os envolvidos. Cada parte precisa ponderar as situações para o completo entendimento. Nesse sentido, é interessante negociar prazos para facilitar o pagamento de faturas e melhorar o fluxo de caixa da empresa.

Os fornecedores, geralmente, são empreendedores que conhecem o mercado e, por isso, são mais flexíveis quanto aos aspectos de negociação. O importante é que todos os acordos sejam cumpridos e que ambos os negócios se mantenham estáveis.

Não coloque preço acima da qualidade

O intuito é sempre oferecer o melhor para o cliente. Então, para garantir que todos os processos da empresa sigam um padrão de excelência, não se deve privilegiar o preço em detrimento da qualidade ao escolher os fornecedores.

Ter produtos ou serviços a preços moderados é ótimo, mas certificar-se sobre a eficiência da mercadoria de forma geral é ainda mais importante. Assim, é interessante analisar o custo-benefício. A partir desse raciocínio, há menos chances de cair em armadilhas.

Alinhe e padronize os processos

Para que os fornecedores cumpram os prazos, é crucial que haja um alinhamento de processos. Ou seja, os parceiros devem saber a quantidade de produtos no estoque, os dias de recebimento, as datas de compra e outros.

Da mesma forma, a companhia deve conhecer fatores essenciais da agenda dos fornecedores. Incluem-se aí quantidade de dias necessários para entrega, inventário, reuniões e assim por diante.

Acompanhe os indicadores de desempenho dos fornecedores

Para que o relacionamento seja saudável e produtivo, é essencial que a empresa tenha um sistema de avaliação de fornecedores. Isso vai ajudar a acompanhar os indicadores de desempenho de cada um deles.

É importante que a companhia estabeleça formas eficientes de fazer esse processo. Afinal, essa é uma exigência da acreditação de laboratórios de análises clínicas.

Defina canais de comunicação eficazes

A comunicação é um dos princípios básicos de qualquer relacionamento, inclusive no segmento corporativo. Por isso, implementar, definir e manter canais de comunicação eficazes com os fornecedores é fundamental para o crescimento da empresa.

Além disso, é importante garantir que todos eles funcionem no período estabelecido. Só assim é possível assegurar uma comunicação fluida, direta e sem ruídos.

Conte com um sistema para gerir estoque e compras

Um estoque bem controlado, bem como processos de compra padronizados e eficazes, são fundamentais para que a relação com os fornecedores seja consolidada de forma eficiente para os laboratórios e para os próprios fornecedores.

Para isso, é imprescindível contar com um sistema de gestão que consiga gerir estoque e compras de maneira automatizada e efetiva.

O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, conta com o módulo de gestão de estoque e compras, que permite o gerenciamento do estoque por lote/data de validade, as cotações e as compras. Dessa forma, além de eliminar os gastos com papel e todo o esforço que os trabalhos manuais exigem, tudo está salvo em um único lugar, facilitando imensamente a rotina do laboratório e a comunicação com os fornecedores.

Com um canal de comunicação aberto e informações e dados armazenados no sistema, os fornecedores conseguem suprir as demandas do laboratório e as chances de que algum insumo falte são amplamente reduzidas.

Para conhecer todas as nossas soluções, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222. Se gostou deste post, não deixe de compartilhá-lo! Aproveite também para nos acompanhar no InstagramFacebook e LinkedIn e no nosso canal no YouTube! Esperamos você!

Autora

Beatriz Amaro

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>