fbpx

março 19, 2021

A tecnologia já é uma ferramenta imprescindível para laboratórios de análises clínicas e de imagem. Hoje em dia, quem não aplica as soluções oferecidas pela tecnologia na gestão do laboratório fica para trás – e isso não se refere apenas à concorrência, mas também à qualidade dos serviços prestados e sobretudo à visão que os clientes têm do laboratório.

Um dos recursos possibilitados pela tecnologia é o sistema de gestão laboratorial, que, entre muitas outras vantagens, melhora a produtividade da equipe, reduz o tempo de realização dos exames, confere mais qualidade e confiabilidade às informações, aumenta a rastreabilidade, torna o laboratório mais competitivo e reduz custos operacionais.

Neste post, listamos cinco sinais que, quando constatados, indicam a necessidade de aderir a um sistema de gestão laboratorial. Confira!

Muitos retrabalhos

Ter que repetir qualquer tarefa realizada já é em si um sinal de que as coisas não vão bem. O retrabalho pode acontecer por diversos fatores: tarefas realizadas incorretamente, falta de registro, outra orientação, etc. A padronização dos processos pode ajudar a evitar o retrabalho, e um sistema de gestão laboratorial também é benéfico nesse sentido, uma vez que permite o registro de todos os procedimentos e automatiza diversas ações, o que diminui a possibilidade de erros gerados pela ação humana.

Colaboradores sobrecarregados

Se os colaboradores do seu laboratório têm reclamado da sobrecarga de tarefas e de falta de tempo, é hora de pensar em automatizar processos. Um sistema de gestão laboratorial, além de dar conta de processos antes feitos manualmente, permite que os colaboradores tenham mais tempo hábil para resolver questões das quais a tecnologia não dá conta. Com mais tempo, a equipe também consegue realizar essas tarefas com mais assertividade e qualidade.

Dados vulneráveis

As informações mantidas por instituições de saúde são consideradas sensíveis. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ficou ainda mais importante garantir a segurança dos dados dos clientes. Um sistema de gestão laboratorial que conta com criptografia não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade, afinal, caso haja algum vazamento ou uso indevido das informações dos pacientes, certamente o laboratório terá de lidar com as consequências.

Informações descentralizadas

A centralização das informações é muito importante para laboratórios de análises clínicas, uma vez que há sempre um alto volume de dados armazenados pela empresa. Com um sistema de gestão laboratorial, você possui todas as informações em um único lugar, como controle de estoque e faturamento, contas a pagar e receber, caixas e bancos, demonstrativo de resultados financeiros, etc., além do controle dos setores referentes à gestão laboratorial em si, como interfaceamento e controle de vacinas. O sistema confere muito mais praticidade e eficiência à gestão do laboratório.

Se seu laboratório apresenta um ou mais dos sinais supracitados, este certamente é o momento ideal para procurar um sistema de gestão laboratorial que atenda às suas necessidades. Escrevemos aqui sobre os pontos aos quais os gestores devem prestar atenção no momento de escolher um sistema, como uso de LIS (Sistema de Informação Laboratorial), homologação com laboratórios de apoio e adoção de indicadores de B.I. (Business Intelligence).

Por que apostar no Concent

O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, atende a demandas diversas: se seu laboratório é pequeno e você precisa gerir processos do dia a dia relativos a atendimento, agendamento e realização de exames, envio de resultados e faturamento, o Concent pode te ajudar.

Se você procura um sistema que, além da gestão laboratorial, realize a gestão do laboratório como empresa, e te ofereça recursos como controle administrativo-financeiro, gestão de estoque e compras, integração com NF-e de fornecedor e te auxilie com todo o planejamento financeiro do laboratório, o Concent pode te ajudar.

Se seu laboratório é de grande porte e você está em busca de um sistema que, além de tudo o que foi dito acima, te forneça indicadores de B.I., total integração com a parte empresarial e toda a gestão de back office, além de integração com os maiores laboratórios de apoio do Brasil, o Concent também pode te ajudar.

O Concent está pronto para atender às suas necessidades, independente de quais sejam. Se você acredita que este é o momento de contar com o apoio de um sistema de gestão laboratorial, conte conosco! Para conhecer todas as nossas soluções, entre em contato pelo WhatsApp (43) 3025-8222.

Aproveite e nos siga no InstagramFacebook e LinkedIn para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Inscreva-se também no nosso canal no YouTube! Esperamos você!