fbpx

março 17, 2021

Entenda a importância do benchmarking para instituições de saúde

Você conhece a aplicação do benchmarking para instituições de saúde?

O benchmarking trata-se de uma ferramenta importante para a gestão da qualidade, uma vez que possibilita a comparação  da instituição com a concorrência.

Desse modo, o processo se por meio da observação de outras iniciativas do mesmo setor a fim de identificar práticas e modelos que têm obtido resultados positivos. A partir disto, se faz possível, também, avaliar a aplicabilidade destas iniciativas em sua própria instituição, feitas as devidas adaptações.

Pode-se definir o benchmarking como uma estratégia de gestão aplicada cujo objetivo final é melhorar o desempenho, a performance e os resultados de uma instituição. 

Nesse sentido, o benchmarking para instituições de saúde é uma abordagem estratégica que envolve a análise e comparação sistemática entre instituições de saúde, buscando identificar:

Melhores práticas e estratégias adotadas por outras entidades similares, com o objetivo de aprimorar seu próprio desempenho.

Benchmarking para instituições de saúde

Instituições de setores diversis podem aplicar a avaliação comparativa, respeitando suas particularidades, como um método versátil para melhorias contínuas. Nesse sentido, cada setor tem suas estratégias específicas definidas, bem como índices de desempenho, métricas, etc. 

Nesse sentido, o benchmarking para instituições de saúde, (a exemplo de laboratórios, clínicas e hospitais), podem ser avaliados com alguns índices comuns, tais como:

  • Tempo de espera dos clientes;
  • Tempo de permanência no laboratório, clínica ou hospital;
  • Percentual de glosas médicas;
  • custo de procedimentos;
  • Composição percentual de custos por grupo (materiais, pessoal, medicamentos, etc.);
  • Churn rate (índice de cancelamento de clientes);
  • Rotatividade da equipe (turnover).

A natureza da instituição pode determinar a avaliação de outros índices, adaptando-se conforme necessário para considerar as particularidades e necessidades específicas.

Nesse sentido, benchmarking para instituições de saúde, tais como laboratórios, avalia a quantidade de exames realizados/enviados, por dia, por exemplo.

Além disso, em hospitais, avaliam-se a taxa de ocupação de leitos, o consumo de água e energia por paciente/dia e a taxa de pacientes residentes, adaptando-se conforme necessário.

E ainda, em clínicas, a quantidade de consultas realizadas por dia é um índice avaliado, constantemente.

Vale ressaltar que, os indicadores são inúmeros, e, parte importante do processo de benchmarking para instituições de saúde é a seleção dos mais relevantes indicadores.

Por sua vez, a instituição deve traçar um planejamento estratégico de acordo com sua realidade, considerando todos esses aspectos mencionados.

Aqui, a padronização dos processos e das informações também tem grande valor.  Uma vez que o benchmarking é uma análise comparativa, possuir todas as informações em  local padronizado é fundamental para que o benchmarking seja bem-sucedido. 

Como aplicar o benchmarking para instituições de saúde

Há alguns passos importantes que devem ser seguidos para que o benchmarking produza resultados concretos. 

Como todo processo, o benchmarking possui algumas etapas que orientam sua aplicação, a começar pela definição dos objetivos. Por que sua instituição está apostando no benchmarking? Quais respostas você quer obter?

Aqui, nesse sentido, também é importante que especifiquemos as áreas de concentração que precisamos avaliar.

Posteriormente, a instituição precisa programar a coleta de dados, estabelecendo critérios e métodos para obter as informações necessárias. Aí então é que se faz a análise comparativa entre os dados dos concorrentes e o da instituição – mensurar os resultados é importante em qualquer atividade estratégica, e o benchmarking certamente se encaixa nesta definição.

Vale destacar que o processo de benchmarking não necessariamente deve ser realizado uma única vez.
A continuidade das análises avalia se as ações tomadas pela instituição, após a primeira análise comparativa, estão gerando resultados concretos ou readequações no plano de ações.

Também é válido ressaltar a relevância do benchmarking interno, uma vez que todas as instituições possuem práticas, processos e ideias que podem ser compartilhadas e aprimoradas. Os departamentos devem ser avaliados separadamente para que a identificação dos pontos de atenção seja feita de maneira eficaz e para que se possa comparar como os departamentos tomam decisões, aplicam metodologias, padronizam os processos, etc. 

Como a tecnologia pode ajudar no benchmarking

A tecnologia é uma grande aliada da gestão da qualidade e pode auxiliar também com o benchmarking para instituições de saúde

O Quaent, sistema de gestão da qualidade para instituições de saúde, pode auxiliar os gestores com o benchmarking de diversas formas. Em primeiro lugar, o sistema centraliza todas as informações em um só local, o que permite que os gestores consigam acessá-las facilmente – para a análise comparativa, isso é fundamental. 

O Quaent – ferramenta de Gestão da Qualidade da Concent, também possui um módulo dedicado às não conformidades que conta com dashboard instantâneo de indicadores, o que é uma vantagem quando falamos em benchmarking.

Além disso, o sistema possui rastreabilidade total das informações, o que significa que elas podem ser rastreadas e usadas na análise comparativa.

Para tanto, deixo aqui, o contato da Equipe Laranja, para que você conheça as vantagens da adesão do novo jeito de fazer Qualidade. Agora, completamente, na palma da sua mão!

E assim eu me despeço, sem esquecer de deixar aqui as nossas redes sociais para que você não perca nenhum dos nossos conteúdos:

Instagram, LinkedIn, Youtube, Telegram, e é claro, o nosso blog!

O meu – “muito obrigada”- por me acompanhar até aqui e, até mais!

🙂