Você conhece a aplicação do benchmarking para instituições de saúde?
O benchmarking trata-se de uma ferramenta importante para a gestão da qualidade, uma vez que possibilita a comparação da instituição com a concorrência.
Desse modo, o processo se por meio da observação de outras iniciativas do mesmo setor a fim de identificar práticas e modelos que têm obtido resultados positivos. A partir disto, se faz possível, também, avaliar a aplicabilidade destas iniciativas em sua própria instituição, feitas as devidas adaptações.
Pode-se definir o benchmarking como uma estratégia de gestão aplicada cujo objetivo final é melhorar o desempenho, a performance e os resultados de uma instituição.
Nesse sentido, o benchmarking para instituições de saúde é uma abordagem estratégica que envolve a análise e comparação sistemática entre instituições de saúde, buscando identificar:
Melhores práticas e estratégias adotadas por outras entidades similares, com o objetivo de aprimorar seu próprio desempenho.
Benchmarking para instituições de saúde
Instituições de setores diversis podem aplicar a avaliação comparativa, respeitando suas particularidades, como um método versátil para melhorias contínuas. Nesse sentido, cada setor tem suas estratégias específicas definidas, bem como índices de desempenho, métricas, etc.
Nesse sentido, o benchmarking para instituições de saúde, (a exemplo de laboratórios, clínicas e hospitais), podem ser avaliados com alguns índices comuns, tais como:
- Tempo de espera dos clientes;
- Tempo de permanência no laboratório, clínica ou hospital;
- Percentual de glosas médicas;
- custo de procedimentos;
- Composição percentual de custos por grupo (materiais, pessoal, medicamentos, etc.);
- Churn rate (índice de cancelamento de clientes);
- Rotatividade da equipe (turnover).
A natureza da instituição pode determinar a avaliação de outros índices, adaptando-se conforme necessário para considerar as particularidades e necessidades específicas.
Nesse sentido, benchmarking para instituições de saúde, tais como laboratórios, avalia a quantidade de exames realizados/enviados, por dia, por exemplo.
Além disso, em hospitais, avaliam-se a taxa de ocupação de leitos, o consumo de água e energia por paciente/dia e a taxa de pacientes residentes, adaptando-se conforme necessário.
E ainda, em clínicas, a quantidade de consultas realizadas por dia é um índice avaliado, constantemente.
Vale ressaltar que, os indicadores são inúmeros, e, parte importante do processo de benchmarking para instituições de saúde é a seleção dos mais relevantes indicadores.
Por sua vez, a instituição deve traçar um planejamento estratégico de acordo com sua realidade, considerando todos esses aspectos mencionados.
Aqui, a padronização dos processos e das informações também tem grande valor. Uma vez que o benchmarking é uma análise comparativa, possuir todas as informações em local padronizado é fundamental para que o benchmarking seja bem-sucedido.
Como aplicar o benchmarking para instituições de saúde
Há alguns passos importantes que devem ser seguidos para que o benchmarking produza resultados concretos.
Como todo processo, o benchmarking possui algumas etapas que orientam sua aplicação, a começar pela definição dos objetivos. Por que sua instituição está apostando no benchmarking? Quais respostas você quer obter?
Aqui, nesse sentido, também é importante que especifiquemos as áreas de concentração que precisamos avaliar.
Posteriormente, a instituição precisa programar a coleta de dados, estabelecendo critérios e métodos para obter as informações necessárias. Aí então é que se faz a análise comparativa entre os dados dos concorrentes e o da instituição – mensurar os resultados é importante em qualquer atividade estratégica, e o benchmarking certamente se encaixa nesta definição.
Vale destacar que o processo de benchmarking não necessariamente deve ser realizado uma única vez.
A continuidade das análises avalia se as ações tomadas pela instituição, após a primeira análise comparativa, estão gerando resultados concretos ou readequações no plano de ações.
Também é válido ressaltar a relevância do benchmarking interno, uma vez que todas as instituições possuem práticas, processos e ideias que podem ser compartilhadas e aprimoradas. Os departamentos devem ser avaliados separadamente para que a identificação dos pontos de atenção seja feita de maneira eficaz e para que se possa comparar como os departamentos tomam decisões, aplicam metodologias, padronizam os processos, etc.
Como a tecnologia pode ajudar no benchmarking
A tecnologia é uma grande aliada da gestão da qualidade e pode auxiliar também com o benchmarking para instituições de saúde.
O Quaent, sistema de gestão da qualidade para instituições de saúde, pode auxiliar os gestores com o benchmarking de diversas formas. Em primeiro lugar, o sistema centraliza todas as informações em um só local, o que permite que os gestores consigam acessá-las facilmente – para a análise comparativa, isso é fundamental.
O Quaent – ferramenta de Gestão da Qualidade da Concent, também possui um módulo dedicado às não conformidades que conta com dashboard instantâneo de indicadores, o que é uma vantagem quando falamos em benchmarking.
Além disso, o sistema possui rastreabilidade total das informações, o que significa que elas podem ser rastreadas e usadas na análise comparativa.
Para tanto, deixo aqui, o contato da Equipe Laranja, para que você conheça as vantagens da adesão do novo jeito de fazer Qualidade. Agora, completamente, na palma da sua mão!
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