fbpx

março 12, 2021

Gestores de laboratórios clínicos têm uma missão importante: conciliar as diferentes demandas que essas empresas possuem, sejam relativas à administração (gestão de estoque e compras, fluxos de caixa, contas a pagar e receber, etc.), à equipe de colaboradores (contratações, treinamentos, orientações, etc.) ou à prestação de serviços em si (atendimento, coleta de amostras, envio de resultados, etc.).

Fazer a gestão de um laboratório de análises clínicas é uma tarefa multidisciplinar, ou seja, costuma ser feita por pessoas de diferentes áreas e com diferentes habilidades. O setor administrativo costuma ter um gestor, o de recursos humanos também, assim como o setor técnico, e assim sucessivamente.

Mas há, normalmente, um ou mais gestores cuja função é olhar por todos os outros, tomar decisões executivas importantes e estabelecer os critérios e processos que definirão os rumos que o laboratório vai tomar.

Quando falamos em gestão estratégica de longo prazo, estamos falando do trabalho específico desses gestores. O intuito é criar, estimular e incentivar ações que visam garantir o sucesso e a qualidade da empresa a longo prazo.

Neste post, abordamos algumas dicas para gestores que desejam implantar técnicas de gestão estratégica a longo prazo em seus laboratórios. Confira!

Trace um planejamento estratégico

Em primeiro lugar, vale pontuar que gestão estratégica e planejamento estratégico são conceitos diferentes.

Gestão estratégica significa, em linhas gerais, gerenciar recursos, equipes e rotinas a fim de cumprir todas as metas estipuladas pelos gestores. Planejamento estratégico, por sua vez, consiste em formalizar a gestão estratégica.

O planejamento estratégico é um processo gerencial que visa formular objetivos e metas para que se definam ações que serão executadas por toda a equipe para atingir os objetivos e bater as metas. É importante lembrar que os processos relativos ao planejamento estratégico devem respeitar as condições internas e externas do laboratório, ou seja, as metas devem condizer com a realidade material e com as possibilidades do laboratório.

Uma das principais diferenças entre gestão estratégica e planejamento estratégico é que, enquanto a primeira cabe aos gestores que estão no topo da hierarquia da empresa, o segundo envolve todos os colaboradores, independente da posição que ocupam nesta hierarquia – em outras palavras, o planejamento estratégico é um trabalho conjunto. Cabe aos gestores definirem como ele será realizado.

Aposte em metodologias de gestão

Não nos cansamos de reforçar que metodologias de gestão são fundamentais para o sucesso dos laboratórios de análises clínicas. Elas são ferramentas para ajudar os gestores a organizar e controlar os processos, além de aumentar a produtividade e a eficiência do trabalho de todos os colaboradores da empresa.

Existem inúmeras metodologias disponíveis, cada uma com suas particularidades e objetivos específicos. A metodologia Lean, por exemplo, é voltada para o desperdício zero e, ainda que tenha sido desenvolvida por uma fábrica de carros, a Toyota, o princípio de evitar o desperdício pode ser aplicado em empresas de qualquer setor – e a saúde está inclusa aqui. Temos um post completo sobre as aplicações da metodologia Lean em laboratórios clínicos. Confira!

Outra metodologia que pode ser uma grande aliada dos gestores dos laboratórios clínicos veterinários é a 5s, amplamente utilizada por ser considerada uma filosofia que engloba organização, padronização e limpeza. Os cinco S referem-se às iniciais das seguintes palavras em japonês: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seisou (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de autodisciplina). Também temos um post sobre ela aqui, além de um vídeo no nosso canal.

Quando pensamos em gestão estratégica de longo prazo, não podemos esquecer do ciclo PDCA, baseado em quatro ações – planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act) –, que recebe esse nome porque funciona mesmo como um circuito, ou seja, as ações são aplicadas nesta exata ordem e, caso os resultados esperados não sejam atingidos, seja por falhas no planejamento ou na execução do que foi previsto, é preciso rever as atitudes e retomar o ciclo também na mesma ordem.

O ciclo PDCA parte da premissa da melhoria contínua. Isso significa que não há um prazo ou um fim na execução – pelo contrário, o ciclo se retroalimenta constantemente. Falando em gestão estratégica de longo prazo, o ciclo pode funcionar como uma ferramenta poderosa para auxiliar no trabalho dos gestores.

Conte com a ajuda de um sistema de gestão laboratorial

Investir em um software para laboratório de análises clínicas pode fazer toda a diferença no desenvolvimento da sua empresa. O software auxilia no desempenho de diversas áreas do laboratório, iniciando no atendimento da recepção, inclusão das informações de coleta, faturamento, relatório de convênios, entre outras funções. Sendo assim, é preciso ter um sistema simples de usar, estável e flexível. Neste post, você confere os pontos nos quais deve se atentar ao escolher um sistema de gestão laboratorial.

software proporciona uma atuação proativa no gerenciamento da empresa. Além disso, contribui para um maior controle do prazo de entrega dos resultados dos exames, garantindo a segurança e a qualidade no processamento das informações.

O Concent, software de gestão laboratorial mais completo do mercado, foi desenhado, desde o princípio, com base no conceito de LIS. Além de possibilitar a gestão completa do laboratório, o sistema traz dados estratégicos que todas as empresas de alto desempenho devem acompanhar, como NPS, churn rate, taxa de retenção de cliente, LTV (Lifetime Value) e dezenas de outros indicadores de B.I. semelhantes. Através da tecnologia e da automação de processos, o Concent ajuda os gestores a economizar tempo e recursos e a otimizar processos internos.

Aqui, temos um post completo com todos os benefícios de aderir ao Concent. Venha para o lado laranja da força! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222.

Aproveite e nos siga no InstagramFacebook e LinkedIn para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Inscreva-se também no nosso canal no YouTube! Esperamos você!