fbpx

março 10, 2021

Pontos de atenção para quem busca acreditações e certificações

Instituições de saúde que almejam a excelência nos serviços devem esforçar-se para obter acreditações e certificações do setor, especialmente através da implantação de um eficiente setor de gestão da qualidade.

Acreditações e certificações  são, ao mesmo tempo, um meio e um fim:

  • Um meio para conseguir reconhecimento tanto dos órgãos competentes quanto dos clientes;
  • Um fim no sentido de que, há um longo caminho a ser percorrido para se obter as acreditações e certificações do setor.

Diante disso, as instituições de saúde devem focar em alguns pontos para obter esses reconhecimentos.

Embora acreditações e certificações variem, normas gerais de gestão na saúde merecem atenção.

Neste post, destacamos algumas delas. Confira!

Acreditações e certificações: Gestão de documentos

Toda instituição de saúde possui um alto volume de documentos, tanto internos quanto relativos aos clientes.

Nesse sentido, o primeiro passo para possuir acreditações e certificações é gerir documentos de forma eficiente, otimizada e prática. Isto, em virtude da cobrança a respeito de documentos específicos para a concessão de acreditações e certificações.

Para isso, é fundamental que manuais, regimentos, atas, códigos de ética e conduta e até mesmo uma simples lista de presença sejam armazenados seguramente e acessados facilmente.

Por sua vez, esse processo é extremamente complexo se a instituição ainda não investe em padronização e automação de tarefas. 

Desse modo, mesmo com um post específico sobre a tecnologia como aliada na gestão de documentos, vale reforçar que o Quaent, sistema de gestão da qualidade, oferece um módulo de Gestão de Documentos.

Não obstante a isso, o módulo também permite a emissão automática da lista mestra de forma fácil e atualizada e oferece o histórico de leitura dos documentos e um dashboard dinâmico.

Acreditações e certificações: Gestão de risco

Diante disso, outro ponto essencial quando se está percorrendo o caminho para ser certificado e acreditado é a gestão de riscos. 

Para tanto, mapear e monitorar riscos relativos à rotina da empresa significa trabalhar preventivamente para garantir a segurança dos clientes e dos processos e dados internos.

Quando falamos em gestão de risco, nos referimos à identificação, avaliação e tomada de medidas voltadas à prevenção e/ou gerenciamento de riscos clínicos, administrativos, ocupacionais, financeiros, estruturais, jurídicos, operacionais e de reputação.

Para as entidades que concedem acreditações e certificações, este é um ponto importante, visto que a gestão de riscos está intimamente ligada à segurança dos clientes. 

Este é outro ponto no qual o Quaent pode ajudar. O módulo de gestão de riscos conta com matriz de probabilidade x impacto, uma ferramenta visual que possibilita ver rapidamente quais são os riscos que devem receber mais atenção, o que torna o engajamento e a compreensão dos colaboradores muito mais fáceis, bem como a tomada de decisão por parte dos gestores muito mais assertiva.

Gestão de não-conformidades

As não-conformidades acontecem quando, em linhas gerais, a instituição de saúde não atende a um requisito pré-estabelecido, seja ele externo (normas ISO, por exemplo) ou interno (relativo a processos determinados pela própria empresa). 

É claro que as não-conformidades afetam imensamente a qualidade dos serviços prestados, portanto afetam também a possibilidade de conseguir acreditações e certificações. É importante que os gestores e colaboradores do laboratório, clínica ou hospital estejam cientes das não-conformidades identificadas para que possam solucioná-las o quanto antes – e é igualmente importante que se aprenda com elas para que não voltem a ocorrer.

Acreditações e Certificações: Auxílio de uma ferramenta de Gestão da Qualidade

O Quaent – ferramenta de Gestão da Qualidade da Concent, conta com um módulo de não-conformidades que possibilita a abertura de ocorrências. por parte dos usuários. 

A abertura de ocorrências, por sua vez, é facilitada em virtude da natureza de responsividade da ferramenta em dispositivos móveis. tais como celulares e tablets.

Além disso, a ferramenta classifica ocorrências, notifica automaticamente envolvidos, estabelece vínculos de ação corretiva e elabora planos de ação, para controle das etapas.

O módulo também conta com dashboard instantâneo de indicadores, possui vínculo da NC com o módulo de gestão de risco e rastreabilidade total das informações.

Portanto, se a sua instituição de saúde está à procura de acreditações e certificações que atestem a qualidade dos serviços prestados, o Quaent é o seu parceiro ideal.

Um sistema de gestão da qualidade intuitivo, ágil e descomplicado, certamente, trata-se de um aliado para quem busca reconhecimento e consolidação no mercado.

Para tanto, deixo aqui o Contato da Equipe Laranja, para que você confira as vantagens do Quaent: Ferramenta de Gestão da Qualidade da Concent.

E assim eu me despeço, sem esquecer de deixar aqui as nossas redes sociais para que você não perca nenhum dos nossos conteúdos:

Instagram, LinkedIn, Youtube, Telegram, e é claro, o nosso blog!

O meu – “muito obrigada”- por me acompanhar até aqui e, até mais!

🙂