fbpx

março 5, 2021

Empresas passam por mudanças a todo tempo. Com os laboratórios de análises clínicas não é diferente – as mudanças podem ser relativas à gestão, à gama de exames oferecidos, ao horário de atendimento, entre tantas outras possibilidades.

No contexto atual, com a pandemia causada pelo novo coronavírus, as mudanças ocorridas nos laboratórios de análises clínicas foram muitas: muitos deles aderiram ao drive-thru, os horários de funcionamento foram readequados, a lotação máxima permitida mudou e, em alguns casos, o próprio modelo de negócios da empresa passou por alterações.

Ainda que a necessidade de determinadas mudanças surja de última hora e não seja possível se programar para todas as intercorrências que podem acontecer, é importante que os laboratórios clínicos estejam preparados para enfrentar mudanças de impacto.

Neste post, compartilharemos dicas para que os gestores consigam se planejar da melhor forma possível para mudanças, sejam previstas ou não. Confira!

Utilize metodologias de gestão

Metodologias de gestão são ferramentas importantes para os laboratórios clínicos. Além de auxiliarem no planejamento estratégico da empresa, elas também são úteis para a organização, a padronização e o controle dos processos, e podem funcionar como aliadas importantes da produtividade e da eficiência da rotina do laboratório.

Existem inúmeras metodologias disponíveis, cada uma com suas particularidades e objetivos específicos. A metodologia Lean, por exemplo, é voltada para o desperdício zero e, ainda que tenha sido desenvolvida por uma fábrica de carros, a Toyota, o princípio de evitar o desperdício pode ser aplicado em empresas de qualquer setor – e a saúde está inclusa aqui. Temos um post completo sobre as aplicações da metodologia Lean em laboratórios clínicos. Confira!

Outra metodologia que pode ser uma grande aliada dos gestores dos laboratórios clínicos veterinários é a 5S, amplamente utilizada por ser considerada uma filosofia que engloba organização, padronização e limpeza. Os cinco S referem-se às iniciais das seguintes palavras em japonês: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seisou (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de autodisciplina). Também temos um post sobre ela aqui, além de um vídeo no nosso canal.

Quando falamos em mudanças no laboratório, as metodologias podem auxiliar a estruturar e padronizar novos processos, a estabelecer um planejamento estratégico e a engajar todos os colaboradores nas novas dinâmicas da empresa.

Trabalhe com indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são ferramentas que auxiliam gestores no gerenciamento das atividades de uma empresa, medindo os resultados apresentados de forma detalhada.

Nos laboratórios, essas métricas facilitam a identificação de necessidades de melhorias em fatores importantes, como a qualidade do atendimento e a confiabilidade dos serviços oferecidos.

Além disso, no que se refere às mudanças, os indicadores são importantes porque permitem a mensuração de dados de diferentes áreas do laboratório, além de um comparativo entre informações em diferentes períodos. Na tomada de decisões, isso é valioso.

Os indicadores de desempenho mais comuns nos laboratórios são tempo de espera/atendimento, custos operacionais, tempo de realização dos exames e satisfação dos clientes. Você pode saber mais sobre eles neste post.

Conte com o apoio de um sistema de gestão laboratorial

Um sistema de gestão laboratorial é uma ferramenta que agrega inúmeros benefícios aos gestores dos laboratórios.

O software auxilia os colaboradores em diversos processos e departamentos do laboratório, a começar pelo atendimento da recepção, passando pela inclusão das informações de coleta, faturamento, relatório de convênios, entre outras funções. Sendo assim, é preciso ter um sistema simples de usar, estável e flexível. Já falamos aqui sobre as características fundamentais que um sistema de gestão laboratorial deve apresentar.

O software é desenvolvido para proporcionar uma atuação proativa no gerenciamento da empresa, e garante a segurança e a qualidade no processamento das informações. Novamente, em termos de mudanças de impacto, o sistema pode ser de grande valia aos gestores, uma vez que armazena todas as informações em um único lugar, e permite uma visão macro do laboratório enquanto organização.

O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, atende a demandas diversas: se seu laboratório é pequeno e você precisa gerir processos do dia a dia relativos a atendimento, agendamento e realização de exames, envio de resultados e faturamento, o Concent pode te ajudar.

Se você procura um sistema que, além da gestão laboratorial, realize a gestão do laboratório como empresa, e te ofereça recursos como controle administrativo-financeiro, gestão de estoque e compras, integração com NF-e de fornecedor e te auxilie com todo o planejamento financeiro do laboratório, o Concent pode te ajudar.

Se seu laboratório é de grande porte e você está em busca de um sistema que, além de tudo o que foi dito acima, te forneça indicadores de B.I., total integração com a parte empresarial e toda a gestão de back office, além de integração com os maiores laboratórios de apoio do Brasil, o Concent também pode te ajudar.

O Concent está pronto para atender às suas necessidades, independente de quais sejam. Se você prevê mudanças significativas no seu laboratório, conte conosco! Para conhecer todas as nossas soluções, entre em contato pelo WhatsApp (43) 3025-8222.

Aproveite para nos acompanhar também pelo FacebookInstagramLinkedIn e YouTube para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Não deixe de compartilhar este post com os colegas!

Autora

Beatriz Amaro

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>