fbpx

dezembro 11, 2020

Em tradução livre, PACS (Picture Archiving and Communication System) significa Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. Trata-se de um sistema desenvolvido para clínicas de diagnóstico por imagem que permite, como o próprio nome sugere, o armazenamento das imagens e a comunicação entre instituições de saúde como laboratórios, clínicas e hospitais.

Algumas das principais vantagens do sistema são:

  • Maior segurança: o PACS guarda laudos e exames de forma criptografada, o que garante a segurança das informações. Isso faz com que o cliente tenha mais confiança no laboratório e melhora o trabalho de toda a equipe.
  • Menor chance de perder laudos: o armazenamento dos laudos e das imagens para o paciente, quando feito de forma física, não é seguro. A chance de se perder documentos importantes é alta. Com o armazenamento feito de forma virtual, este risco não existe.
  • Possibilidade de mobilidade dos dados: 0 PACS permite que os exames sejam acessados não apenas por computadores, mas também por dispositivos móveis como smartphones tablets, uma vez que os dados ficam armazenados na nuvem.
  • Redução de custos e desperdício: Graças à possibilidade de acesso virtual, custos com impressão são cortados, o que também ajuda o meio ambiente. Isso também auxilia na conquista de um público exigente, que fica de olhos abertos para encontrar empresas que prezam pela sustentabilidade.
  • Maior produtividade: O armazenamento eletrônico permite que laudos e exames sejam encontrados com mais facilidade, o que reduz o tempo de trabalho e aumenta a produtividade da equipe.
  • Otimização de diagnósticos: A qualidade das imagens digitais geradas pelo PACS permite que os médicos interpretem os exames com mais facilidade e exatidão.

INOVAÇÃO

Ferramentas que permitem a otimização das imagens via PACS têm ganhado cada vez mais espaço e sendo incorporadas nas rotinas dos laboratórios. O intuito é garantir diagnósticos precisos através de informações assertivas encaminhadas aos médicos.

As ferramentas são úteis sobretudo em casos cirúrgicos, como em cirurgias ortopédicas decorrentes de fraturas, deformidades e tumores ósseos, e em cirurgias vasculares para colocação de endopróteses aórticas.

Nas técnicas de visualização pelo sistema PACS, destacam-se a renderização 3D e 4D, que garantem elevados níveis de realismo e acrescentam textura, iluminação e sombras. A imagem renderizada, desta forma, fica muito similar a uma peça anatômica real.

TECNOLOGIA

O Concent, sistema de gestão mais completo do mercado, faz a integração completa com PACS e exportação da worklist para os equipamentos, já enviando o número do atendimento, nome do cliente e data de nascimento. Também permite importar as imagens do exame para sair junto com os laudos pela Internet.

Além disso, o Concent possui todas as funcionalidades de gestão, como cadastramento de modelos de exames e frases para facilitar a laudagem.

Para saber como o Concent pode otimizar a rotina da sua clínica de imagem ou laboratório, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222.

Nos acompanhe também no InstagramFacebook e LinkedIn. Inscreva-se também no nosso canal no YouTube! Esperamos você!