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setembro 1, 2020

Contratar colaboradores para um laboratório clínico é uma tarefa complexa, que exige organização, avaliação adequada das potencialidades dos candidatos, análise de todas as etapas do processo seletivo, entre outros procedimentos.

Os novos colaboradores devem satisfazer as demandas do cargo e a escolha final deve facilitar sua retenção, de forma a evitar rotatividade excessiva na equipe, insatisfação no ambiente de trabalho e outros impasses que afetam negativamente a produtividade e os resultados da empresa.

Quer saber como contratar funcionários para um laboratório de análises clínicas? Confira as dicas a seguir!

Elabore o perfil desejado para contratação

A elaboração do perfil desejado é uma das etapas mais importantes do processo seletivo, mas é frequentemente desvalorizada pelos gestores que a realizam de forma genérica e sem objetivos.

Essa fase deve contemplar a descrição completa da vaga considerando os requisitos técnicos exigidos, a comprovação da experiência prévia, o tipo de atividade que será desenvolvida, o local e o horário de trabalho, além de abordar as características desejáveis.

Outro ponto relevante na descrição da vaga é o estabelecimento de prazos para entrega dos currículos, a definição das etapas do processo seletivo e a data limite para divulgação do resultado do candidato selecionado.

Com uma descrição completa e objetiva da vaga, é possível despertar o interesse de um maior número de candidatos e evitar um número elevado de currículos inadequados.

Divulgue a vaga em locais apropriados

A divulgação da vaga para contratar colaboradores para um laboratório deve ser feita em sites apropriados, além da oferta na página do contratante em redes sociais, por exemplo.

Além disso, é possível divulgar o processo seletivo em empresas de recrutamento ou compartilhar a oportunidade com contatos profissionais da área.

Analise objetivamente os currículos

Contratar colaboradores é um procedimento trabalhoso, pois exige a análise objetiva dos currículos e a capacidade de descobrir quais são os indivíduos mais adequados para a vaga mesmo nos casos em que este documento esteja mal estruturado.

Outro ponto relevante é a mensuração da experiência prévia e como esse requisito impactará na contratação. No recrutamento de colaboradores para laboratório é fundamental observar se a experiência se relaciona às práticas laboratoriais ou àquelas de verificação da documentação.

Um diferencial para o candidato é aquele que já tenha presenciado os pontos de uma acreditação laboratorial, uma vez que essa certificação é de grande valia.

Verifique previamente os antecedentes trabalhistas

A elaboração do currículo pode ser superestimada para aqueles que ainda não alcançaram um nível ótimo de competitividade e, por isso, as informações podem ser rebuscadas demais ou imprecisas em alguns pontos.

Um ponto essencial na avaliação dos currículos, além da observação atenta do tempo de permanência nos empregos anteriores, é a indicação de um supervisor para contatos futuros quando necessário.

Também é válido buscar aspectos sobre o comportamento e experiência do candidato para verificar se ele se encaixa no perfil desejado.

Esclareça todas as etapas do processo seletivo

Apesar da descrição da vaga de emprego contemplar informações sobre o processo seletivo, é interessante que a equipe de recrutadores faça uma explicação sobre como acontecerão as etapas mencionadas.

Ademais, nesse primeiro momento também devem ser esclarecidas informações como o prazo para divulgação da empresa sobre os resultados das etapas iniciais, os requisitos para desclassificação, os métodos de avaliação de cada fase etc.

Também será o momento pertinente para o candidato tirar dúvidas com a equipe de recrutadores, desde que não comprometa o processo seletivo, além de verificar atentamente a data e horário das próximas etapas.

Estabeleça os critérios para a entrevista

Em recrutamentos específicos, como no caso de contratação para colaboradores em laboratório clínico, é importante estabelecer critérios diferenciais durante a entrevista para evitar a escolha de candidatos não adequados.

Avalie quais requisitos serão os mais importantes, a partir do currículo recebido, para os candidatos que almejam o cargo na recepção, tais como: bom atendimento, capacidade para interpretar os exames solicitados, orientações sobre preparo de procedimentos ou esclarecimentos sobre a recusa de uma amostra biológica.

Para aqueles que trabalharão na análise laboratorial das amostras é aconselhável que o futuro supervisor acompanhe a entrevista e elabore questões pertinentes a biossegurança, metodologias de avaliação clínica e critérios para aperfeiçoar os procedimentos realizados.

Diante disso é possível estabelecer o nível de conhecimento e experiência do candidato, confrontar com as informações obtidas no currículo e fazer uma interpretação dessa situação, considerando o nervosismo típico de uma entrevista.

Trabalhe com outras ferramentas de avaliação

A análise de currículo e entrevista costuma ser o padrão dos processos seletivos, no entanto, ainda está longe de ser o ideal, pois algumas nuances podem passar despercebidas ou serem pouco exploradas apenas com essas etapas.

Dessa forma, é interessante optar por outras ferramentas de avaliação tais como testes escritos, proficiência em inglês, dinâmicas de grupo com situação-problema, elaboração de redação, provas práticas, entre outras.

Essas ferramentas de avaliação complementarão as etapas anteriores ou podem servir como critério eliminatório, direcionando a uma escolha do pretendente com as características mais adequadas ao cargo.

Elabore feedbacks construtivos

Em um recrutamento é importante selecionar os profissionais mais capacitados para o cargo, de acordo com as condições determinadas na vaga.

Candidatos não selecionados não costumam saber o motivo de sua desclassificação, o que pode gerar frustração e ansiedade.

Dessa forma, é aconselhável que os recrutadores comuniquem aos candidatos o motivo de não terem sido escolhidos para a continuidade do processo, explicando de forma objetiva e transparente.

Assim, essas pessoas se sentirão valorizadas, apesar da reprovação, e poderão adaptar seu currículo para as próximas oportunidades ou serem encaminhados para outra vaga que esteja disponível na empresa e que seja mais adequada às suas qualificações.

Avalie constantemente os novos colaboradores

Após a finalização do processo seletivo, é imprescindível acompanhar a adaptação dos novos colaboradores, observar a interação com os colegas, a proatividade e a destreza para realização de exames laboratoriais.

Também é importante analisar os comportamentos relacionados à assimilação das rotinas, o conhecimento prévio relacionado à execução das metodologias laboratoriais e quais são as ações do novo colaborador frente a erros e acertos.

Nesse ponto é essencial conscientizá-lo de que, mesmo após a contratação, os critérios de eficiência, competência, responsabilidade e credibilidade observados no processo seletivo serão constantemente mensurados e por isso é fundamental adequar-se aos novos processos de trabalho, às normatizações provenientes de instâncias superiores e dos mecanismos para desligamento em curto período de tempo.

Contratar colaboradores é uma tarefa que exige planejamento, organização, disciplina, avaliação criteriosa dos candidatos e acompanhamento do desempenho do indivíduo selecionado durante o período de experiência. Além disso, é importante atentar-se para as novas modalidades de avaliação e pautar o processo por requisitos técnicos, comportamentais e objetivos para evitar resultados inconclusivos ou incoerentes com a vaga solicitada.

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