fbpx

agosto 25, 2020

Fazer a gestão de um laboratório é uma tarefa multidisciplinar, ou seja, costuma ser feita por pessoas de diferentes áreas e com diferentes habilidades. 

A gestão laboratorial envolve múltiplas tarefas: gerir estoque e materiais, documentos, fluxo de caixa, qualidade, equipe, etc. Normalmente, cada um dos setores do laboratório tem um gestor, responsável por gerenciar os processos e colaboradores envolvidos. 

O setor administrativo/financeiro é como qualquer outro: inicialmente, é importante haver um planejamento estratégico em relação às demandas do departamento e quais colaboradores serão responsáveis pelas tarefas específicas. 

MAPEAMENTO DE DADOS

Nesta fase inicial, os gestores devem mapear todas as atividades que geram custos à empresa, como folha de pagamento, contas de água, luz e gás, manutenção dos aparelhos e do ambiente, compra de materiais, etc. 

A partir do momento em que as atividades que envolvem o setor financeiro são destrinchadas, é importante montar um fluxo de pagamentos e recebimentos para controlar movimentos bancários e de caixa. Estas informações permitem que se trabalhe com previsões de renda e fluxos de caixa.  É fundamental conhecer os dados relativos aos lucros e rentabilidade do laboratório para saber gerenciá-los. 

FORNECEDORES

Outro aspecto importante da gestão financeira é o mercado de fornecedores. Além da confiança, um bom custo X benefício é um dos principais critérios na escolha dos fornecedores. 

Antes de tomar uma decisão, cote os materiais com empresas diversas – lembre-se de que há grande chance de negociação com uma empresa que já trabalha com a sua.

EQUIPE E QUALIDADE

De nada adianta ter um plano de gestão financeira se os colaboradores do laboratório não o entendem ou não o seguem. 

Treinar a equipe para que saibam administrar e lidar com as finanças do laboratório deve ser uma das prioridades dos gestores. Há muita coisa em jogo quando falamos de gestão financeira, de prejuízos monetários à qualidade dos serviços prestados e dos materiais utilizados, o que exige que o departamento financeiro seja bem administrado e treinado. 

Destaca-se também a importância de um planejamento de gestão de risco que leve em consideração eventuais adversidades nas finanças do laboratório.

MELHORIAS E AUTOMAÇÃO

Os aspectos financeiros fazem parte da gestão da qualidade dos laboratórios. Buscar melhorias no setor é uma forma de garantir a qualidade dos serviços oferecidos e o bem-estar de pacientes e colaboradores.

Uma forma de melhorar diversos processos de uma só vez é por meio da automação. Apostar em um software de gestão que inclua o departamento financeiro traz inúmeras vantagens ao laboratório.

O Concent é um sistema completo de gestão laboratorial, e através dele os gestores dos laboratórios podem gerenciar também as finanças da empresa. As funcionalidades do Concent em relação ao setor financeiro são muitas, e o sistema permite otimizar tempo e recursos. 

A começar pela segurança dos dados, os softwares são muito mais confiáveis que planilhas, por exemplo. Toda a movimentação monetária fica devidamente protegida e só pode ser acessada por pessoas autorizadas, e há total rastreabilidade de quem efetuou ou alterou lançamentos.

Na modalidade “contas a receber”, o Concent permite gerenciar de forma ampla as receitas do laboratório, detalhando os recebimentos em aberto. 

Além disso, o Concent controla pagamentos, agenda de pagamentos, movimentação de caixa e bancos e fluxo de caixa. As notas fiscais de entrada podem ser lançadas diretamente no sistema, gerando a movimentação de estoque e o contas a pagar com a despesa adquirida.

O Concent também permite o controle de caixas avulsos e bancos com taxas e serviços, além de gerar relatórios de fluxo de caixa.

Estas são apenas algumas das vantagens do sistema, utilizado por laboratórios de todo o Brasil. Para saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato pelo WhatsApp (43) 3025-8222.

Não deixe de nos acompanhar também no Facebook, Instagram e LinkedIn, e se inscreva no nosso canal do YouTube. Desta forma você acompanha de perto todos os conteúdos que produzimos!