fbpx

julho 21, 2020

A covid-19, uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), é responsável pela maior pandemia mundial dos últimos tempos.

A doença, que atinge principalmente o sistema respiratório e cuja disseminação se dá em escala global, forçou a adaptação de toda a população – em casa, no trabalho, adultos, crianças, todos tiveram de fazer mudanças na rotina e adquirir novos hábitos para lidar com o cenário atual.

Nos laboratórios de análises clínicas, a pandemia impôs a necessidade de novos processos: do atendimento à entrega de resultados de exames, os gestores precisaram rever pontos de uma cultura organizacional já formada – e, como o cenário causado pela pandemia muda dia após dia, os processos continuam a ser revistos.

Adaptabilidade 

O primeiro e principal ponto está relacionado à adaptabilidade. 

A adaptabilidade é a propriedade do que é adaptável, do que pode ser mudado. Pode-se dizer que a covid-19 surgiu também para testar a adaptabilidade de todos, ou seja, a maneira com a qual as pessoas pensam em alternativas viáveis para enfrentar uma situação adversa.\

Nos laboratórios, a adaptabilidade perpassa todas as áreas: o atendimento, que precisou se tornar ainda mais humanizado; a rotina, relacionada aos horários de funcionamento e à capacidade de pessoas que podem ser recebidas sem causar aglomerações; e também detalhes importantes, como oferecer álcool em gel, por exemplo.

Processos

Quando falamos de empresas de forma geral, não é possível pensar em sucesso sem que haja uma série de processos estruturados e que garantam a execução bem feita de determinados serviços.

Os processos ajudam a prever resultados, lidar com adversidades, otimizar tempo e recursos e, de forma geral, a fazer com que as empresas funcionem com fluidez e constância. 

Os laboratórios que contam com profissionais da área de processos saíram à frente durante a pandemia, uma vez que estes conseguem avaliar as mudanças necessárias e estabelecer formas de colocá-las em prática. 

Além disso, é importante que os colaboradores estejam cientes da necessidade de se estabelecer novos processos, e que os gestores deixem toda a equipe a par das alterações pelas quais o laboratório vai passar.

Tecnologia

Se a tecnologia já era de grande utilidade antes da pandemia, este momento deixou ainda mais claro como ela facilita a rotina dos laboratórios.

Além de agilizar os processos através da automação, da integração de informações e da otimização de recursos, a tecnologia traz vantagens que podem ser ainda mais úteis agora. Entre elas, destacam-se:

  • Integração com laboratórios de apoio;
  • Interfaceamento com equipamentos;
  • Gestão de estoque e almoxarifado;
  • Gestão administrativa e financeira;
  • Gestão da Qualidade;
  • Envio de resultados pela web e aplicativo;
  • Mais agilidade e segurança.

O Concent é um software de gestão completo que possui essas e outras vantagens que com certeza ajudarão seu laboratório a passar pela pandemia com assertividade, eficácia e sem deixar de lado as prioridades da gestão.

Clique aqui para saber mais sobre como podemos te ajudar. Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3028-5222 para mais informações! Não deixe de nos acompanhar também no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Autora

wpadmin

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>