fbpx

julho 23, 2020

Os laboratórios de análises clínicas funcionam, em determinados aspectos, como empresas de qualquer outro setor: são formados por gestores e colaboradores, precisam ser administrados financeiramente, exigem uma logística em relação a estoque, etc.

Como empreendimentos, os laboratórios de análises clínicas muitas vezes têm uma cultura organizacional definida. Isso significa que os gestores definiram os valores, crenças, missões e objetivos do laboratório, e é sob o escopo dessas definições que os colaboradores devem agir. 

A cultura organizacional de qualquer empresa é entendida por toda a equipe, mas não costuma ser descrita em forma de documentação, por exemplo. Quando gestores documentam os pontos da cultura organizacional e adicionam o fator da ética a ela, temos um Código de Ética.

O que é?

O Código de Ética de um laboratório de análises clínicas pode ser definido como o documento no qual constam os princípios gerais da empresa em relação à conduta da equipe. Esses princípios são ligados a diversos fatores que envolvem a rotina do laboratório:

  • Condução administrativa e financeira

Este tópico é elaborado pensando na gestão do laboratório. Ele descreve as legislações vigentes relativas à segurança de dados da administração, modos de agir diante de determinadas situações, maneiras de salvaguardar a integridade física e profissional do laboratório e da equipe, etc.

Aqui, também devem constar orientações aos colaboradores que respeitem as leis aplicáveis à área da saúde a respeito de todas as atividades laboratoriais.

  • Conflito de interesses

Este é um dos pontos que exigem toda a atenção na sua elaboração. É aqui que os gestores descrevem quais são as condutas inaceitáveis no laboratório, seja por parte da gestão ou dos colaboradores. 

Exemplos de atitudes inapropriadas podem ser a venda de produtos ou serviços, em benefício próprio, por parte dos colaboradores; envolver-se em atividades particulares durante o expediente sem aviso prévio; tecer comentários depreciativos a qualquer membro da equipe; utilizar recursos do laboratório para fins particulares; etc.

  • Relações interna, externa e com o ambiente de trabalho

As relações com o ambiente de trabalho são um fator importante do Código de Ética do laboratório de análises clínicas. Como os laboratórios possuem materiais sensíveis e que exigem cuidado no manuseio, é fundamental que neste tópico estejam descritos os comportamentos que a equipe deve ter em relação a eles.

Outros pontos são condutas como a proibição do ato de fumar ou de chegar no trabalho sob o efeito de álcool, por exemplo.

Já em se tratando das relações internas (entre membros da equipe) e externas (com pacientes ou fornecedores), é preciso estabelecer condutas que visem a civilidade e o respeito entre todos os envolvidos.

Estímulo ao crescimento pessoal e profissional, sigilo de informações pessoais, valorização da saúde coletiva e individual dos colaboradores, estímulo à comunicação interna, intolerância a toda e qualquer forma de discriminação são exemplos de pontos abordados aqui.

  • Responsabilidade ambiental e social

Hoje em dia, empresas que não têm projetos e/ou ações voltadas à responsabilidade social e/ou ambiental ficam para trás. 

Se o seu laboratório não tem a sustentabilidade como um dos objetivos, é hora de pensar em colocá-la em prática! E este também é um dos pontos importantes do Código de Ética, no qual devem ser descritas as ações que serão colocadas em prática e como serão feitas.

Diferenciais

Os laboratórios de análises clínicas que possuem um Código de Ética bem elaborado e baseado na integridade das condutas da equipe sai à frente quando o assunto é credibilidade.

O Código de Ética não apenas pauta valores e descreve maneiras de agir como também dá respaldo para que a empresa se proteja de atuações que não condizem com o que a gestão do laboratório espera de seus colaboradores. 

Além disso, a partir do momento em que os pontos descritos no Código de Ética são internalizados pela equipe, os pacientes são atendidos de maneira consistente e eficiente, o que impulsiona a fidelização e melhora a imagem da empresa.

Por esses e outros motivos é fundamental que, caso seu laboratório ainda não tenha um Código de Ética, a gestão comece a traçar um plano de ação para redigir o documento e colocá-lo em prática. Fará toda a diferença!
Não deixe de nos acompanhar no Facebook, Instagram e LinkedIn. Para saber como a Concent pode te ajudar, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3028-5222.