fbpx

março 24, 2020

Análises clínicas veterinárias são um nicho a ser explorado devido à grande demanda. Esse fator é evidenciado pelo aumento do número de animais domésticos e pela maior expectativa de vida deles. Os animais estão vivendo mais e necessitam de estratégias clínicas eficazes para diagnóstico, acompanhamento e intervenções terapêuticas que prezam a qualidade de vida e o menor sofrimento.

Pensando nisso, é fundamental identificar precocemente alterações laboratoriais para intervir de forma efetiva ao menor custo para os cuidadores e seus animais de estimação, que são parte de sua família.

Quer saber por que é interessante investir em análises clínicas veterinárias? Então, não perca as informações que daremos a seguir!

Por que investir em análises clínicas veterinárias é uma boa opção?

Maior número de pets circulando

O Brasil é o terceiro país com mais pets, perdendo apenas para os americanos e chineses. Tanto interesse se reflete na mudança de comportamento dessas pessoas que estão optando por um animal que alegre suas vidas.

As preferências por manter um bichinho em suas residências variam. Enquanto os idosos solicitam um pet para suprir a carência de companhias, outras famílias decidem pela presença de um cachorro para dar mais alegria à casa com crianças.

Os mais jovens também se dedicam aos bichinhos e levam para passeios ao parque, realizam atividades para entretê-los e tendem a ser dedicados com os cuidados de seu animal de estimação.

Outras pessoas são incentivadas por ações sociais de adoção, acolhendo esses animais que já sofreram maus tratos ou foram abandonados em condições insalubres, debilitantes ou incompatíveis com a vida.

Necessidade de cuidados periódicos

A partir do momento que os proprietários decidem cuidar de um animal, eles devem assumir a responsabilidade por assegurar a saúde deles, mantendo a vacinação em dia, proporcionando qualidade de vida, além da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos e estímulo à sociabilidade, assim como na vida humana.

Em algumas situações pode ser necessária a ajuda de adestradores para orientar sobre comandos de obediência, ajudar na organização dos cuidados gerais, diminuir a agressividade e aumentar o convívio com outros animais.

Acontece que esses pequenos animais domésticos carecem de assistência médica, odontológica, higienização periódica e outros cuidados conforme a raça, o porte e a dedicação de seus donos. Também podem requerer atendimentos de emergência, cirurgias, medicações contínuas ou internação ambulatorial para a realização de pequenos procedimentos clínicos.

Poucas opções de serviços

Mesmo diante do número elevado de animais domésticos circulando com seus donos pelas ruas, avenidas e parques das cidades, muitos serviços voltados para esse público ainda se concentram nas questões de limpeza, estética e beleza.

Muitas empresas se destinam apenas à lavagem dos pelos, corte das unhas, venda de acessórios e comidas com texturas e sabores que agradam animais domésticos de qualquer porte. Nesses estabelecimentos, os cuidadores pedem indicações de serviços ambulatoriais ou especializados para uma raça específica e se deparam com encaminhamento para hospitais.

Quais cuidados devem ser avaliados para esse mercado?

Em primeiro lugar, assim como ocorre nos laboratórios de análises clínicas para pessoas, os estabelecimentos voltados ao público pet também realizarão procedimentos mediante um pedido do profissional clínico, que nesses casos é o médico veterinário.

A maioria dos exames solicitados para animais se destina à avaliação hematológica, dermatológica, parasitológica e microbiológica. Existem pedidos de bioquímica e urinálise também.

Todavia, o que mais impacta nesse serviço são as condições da amostra biológica, que muitas vezes podem ser classificadas como inadequadas para interpretação correta após os resultados dos exames.

Para tanto, é aconselhável desenvolver capacitação constante nesse fundamento, para evitar coletas sucessivas que estressam o animal e podem gerar outras complicações clínicas nos bichinhos.

Realizar exames com excelência

Diante da resolução dos problemas da inadequação da amostra biológica, torna-se fundamental obter equipamentos sensíveis e específicos para detectar anormalidades na população animal.

Muitos acreditam que os equipamentos normalmente empregados em laboratórios clínicos para humanos diferem dos aplicados em animais domésticos. Na verdade, apenas os parâmetros laboratoriais que são diferenciados entre as populações.

Contudo, é fundamental elaborar boas práticas laboratoriais para assegurar os resultados emitidos. Essas etapas devem englobar desde a viabilidade da amostra, até validação e qualificação dos equipamentos usados.

Para tanto devem ser definidos os indicadores específicos de cada etapa, a fim de monitorar a eficiência ou apontar falhas nos processos que necessitam de adequações ou mudanças drásticas nas rotinas.

Acompanhar a recuperação dos pets

Os tutores de animais domésticos esperam um tratamento acolhedor e resolutivo. Por isso, cabe aos profissionais que os assistem esclarecer as dúvidas pertinentes ao procedimento realizado no pet.

Em situações que requeiram anestesia, por exemplo, é fundamental que os profissionais clínicos se certifiquem da ausência de dor no animal antes de realizar o procedimento, bem como acompanhem o retorno dele às funções vitais.

Após esses procedimentos laboratoriais mais complexos, é de responsabilidade do médico veterinário orientar os tutores sobre os cuidados nas áreas expostas e da necessidade de renovar os curativos.

Como investir em análises clínicas veterinárias?

O cenário é promissor para investimento nesse nicho, porém é crucial atentar para alguns requisitos com vistas a adequar a legislação pertinente e agradar ao público-alvo por meio de ações efetivas.

Condições iniciais para abertura do negócio

Inicialmente é importante selecionar localidades onde essa demanda será mais presente. Em seguida, devem ser analisadas as condições para implantação, principalmente em relação aos possíveis concorrentes do negócio.

Também é fundamental levantar a documentação necessária, contratar o responsável técnico pelo estabelecimento e divulgar os serviços que serão prestados inicialmente para a comunidade próxima.

Nesse sentido, é interessante elaborar informativos sobre os tipos de exames laboratoriais disponíveis e as condições para realizá-lo, enfatizando informações sobre a duração do procedimento, o nível de desconforto para animal, dentre outras informações.

Investimento em infraestrutura

O investimento em infraestrutura adaptada para recebimento dos animais em um laboratório de análises clínicas veterinárias é um dos pontos que podem contribuir para melhor percepção do atendimento.

Inicialmente é preciso investir em mobiliário resistente, seguro e conveniente para qualquer tipo de animal. Assim como é imprescindível trabalhar as questões de segurança nos acessos às vias externas do estabelecimento.

Outro ponto interessante é investir em vagas de estacionamento que conduzam diretamente os donos e os animais para dentro do laboratório, evitando uma rota de fuga daqueles pets mais agitados.

Adequação ao fluxo de coleta

Os animais que precisam relatar exames laboratoriais devem ser acolhidos tranquilamente pela equipe da empresa. Em seguida, após o cadastro inicial, devem ser transferidos para a área da coleta.

Esse ambiente deve ser organizado para facilitar o procedimento e evitar estresse desnecessário do animal. Para tanto, é interessante ter sempre disponível os materiais médicos hospitalares e medicamentos solicitados por procedimento.

Sendo assim, cabe à equipe técnica disponibilizar caixas organizadoras com os itens para exame, considerando a identificação da numeração de cada material e as condições de armazenamento dos medicamentos.

Desenvolvimento de diferenciais no atendimento

Considerando que o público-alvo desse negócio não se expressa por meio de palavras, é aconselhável elaborar treinamentos de funcionários para identificar as principais reações diante das mais variadas situações.

A capacitação do médico veterinário, com espírito de liderança, deve ressaltar como mobilizar o animal, qual é o melhor lugar para buscar o acesso venoso, quais condições necessitam de sedação e as outras ocorrências específicas conforme a raça e o porte do animal, além de sensibilizar sobre o engajamento nas atividades.

Também é interessante esclarecer todas as dúvidas para seus cuidadores, principalmente em relação à possibilidade dos animais sentirem dor, incômodo ou agressividade durante os procedimentos.

Estratégias tecnológicas para a empresa

Para se obter êxito na implantação e manutenção das atividades de análises clínicas veterinárias é preciso contar com ferramentas informatizadas e eficientes no atendimento dos animais. Muitas empresas já evidenciaram que automatização das tarefas, a solicitação de exames e o faturamento dos procedimentos é uma alternativa promissora e efetiva.

A partir dessas informações, é possível traçar também o histórico de exames, acompanhar a evolução da doença já instalada ou monitorar a data do último check-up para avisar os donos sobre a necessidade de apurar novamente os resultados por meio de um novo exame.

Nesse contexto, já existem empresas, como a Concent Sistemas, que prestam serviços de tecnologia de informação com eficiência, qualidade e custo viável, além de serem adaptadas às necessidades do estabelecimento solicitante.

Além disso, primam pela segurança dos dados clínicos e laboratoriais dos animais, pois trabalham com senhas pessoais dos funcionários que determinam as funções que podem ser editadas por cada um por meio da restrição do acesso.

Investir em análises clínicas veterinárias é uma proposta interessante para quem tem carinho por animais domésticos, vislumbra uma possibilidade de negócio, conta com profissionais qualificados e recursos financeiros adequados para essa empreitada. Para tanto é preciso definir a melhor localidade e trabalhar com recursos tecnológicos adaptados a essa modalidade clínica.

Se você tem interesse em explorar esse nicho e quer conhecer ferramentas inovadoras para organização dos dados clínicos e gerenciamento dos procedimentos realizados, entre em contato conosco e traremos uma proposta personalizada!

Autora

wpadmin

Gosto de ler, escrever, estudar, ficar com os meus gatos e minha família: no meu tempo livre, gosto de me dedicar às coisas e pessoas - e animais, é claro - que amo. É a melhor forma que encontro de renovar minhas energias e trilhar meu caminho

>