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março 19, 2020

Hoje, para desenvolver uma boa estratégia de fidelização de pacientes, o gestor precisa conhecer as expectativas dos seus usuários, além de entender a nova realidade do mercado.

Com a alta tecnologia e o acesso fácil à informação, os pacientes estão cada vez mais exigentes e conscientes da sua importância para o setor. Por isso, para se destacar, é necessário sair do lugar comum e executar ações diferenciadas.

Então, para você que deseja aumentar a retenção do seu laboratório, a seguir apresentaremos as melhores dicas para uma estratégia de fidelização de pacientes. Continue lendo e confira!

 

 

Atendimento humanizado

Diferentemente do que acontece em outras empresas, os pacientes de laboratório não chegam eufóricos ou animados para comprar um produto novo. Com isso, o atendimento aqui deve ser muito mais humanizado.

No atendimento humanizado o profissional se mostra mais disposto a ouvir e entender os questionamentos do usuário, utilizando um misto de empatia, ética e conhecimentos técnicos sobre a área de saúde.

É importante o diálogo transparente, escutar as opiniões e oferecer respostas condizentes a cada dúvida apresentada. E isso não deve se limitar ao primeiro atendimento. Em toda a jornada do paciente, a metodologia de interação deve ser a mesma.

Serviços diversificados e de qualidade

Todos os laboratórios oferecem os serviços básicos, e isso torna a concorrência bastante nivelada. Então, para ser bem-sucedido em uma fidelização de pacientes é preciso sair do lugar comum e entregar opções diversificadas.

No entanto, não basta expandir o leque de serviço, é primordial garantir que todos funcionem com qualidade. Para uma um laboratório, a rapidez no atendimento é fundamental. Os usuários querem realizar diferentes procedimentos com agilidade e máxima confiança.

Facilidade no envio de resultados

Hoje, com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, os pacientes esperam sempre maior facilidade na hora de receber seus resultados de exames. Afinal, no século XXI, a otimização do tempo é muito importante no dia a dia das pessoas.

Para fidelizar é preciso estar atento às exigências dos pacientes. E, com certeza, a comodidade para conferir os resultados é uma delas.

A tecnologia nesse ponto é o seu maior aliado. Com a utilização de um programa para laboratório de análises clínicas inteligente, você consegue melhorar essa etapa e enviar laudos médicos e resultados para os pacientes assim que estiverem prontos.

Além disso, essas ferramentas permitem que as informações sejam armazenadas nos prontuários eletrônicos de cada usuário, diferenciando ainda mais a sua estratégia de fidelização.

Capacitação da equipe

Ainda que sejam feitos diversos investimentos em tecnologia e inserção de novos serviços, os resultados não serão efetivos se o laboratório não contar com uma equipe preparada. E, nesse segmento, desde o atendimento até os profissionais de saúde precisam estar bem capacitados.

Nesse sentido, é essencial investir em treinamentos específicos para cada grupo de trabalhador. O intuito é fazer com que os pacientes se sintam diferenciados, e isso só será possível se o padrão de qualidade for alto durante toda a jornada.

Enfim, em um laboratório clínico, o processo de fidelização de pacientes começa desde o primeiro atendimento telefônico até a coleta e análise clínica do usuário. É importante que o gestor considere diferentes pontos a fim de garantir total satisfação para os seus pacientes. Então, analise as informações apresentadas e impulsione agora mesmo a taxa de fidelidade do seu laboratório.

Gostou do artigo? Então que tal agora entender o que é o SMS para laboratório?