Os fatores que fazem com que os clientes escolham uma instituição em detrimento de outra são índices do aumento da Qualidade, no que diz respeito a itens comparativos.
Nesse sentido, instituições de saúde, tais como, laboratórios, clínicas, hospitais e farmácias possuem funções que as fazem úteis, em diferentes momentos, por diferentes motivos.
Em um primeiro momento, é importante fazer a devida distinção entre diferencial e pré-requisito.
Nesse sentido, é de fundamental entender que laudos de boa qualidade não são diferenciais, assim como uma coleta bem realizada. Estes itens tratam-se do básico para o atendimento efetivo de uma instituição de saúde para com o público.
Neste post, trataremos dos diferenciais, ou seja, de ações que vão além do arroz-com-feijão, aquelas das quais instituições de saúde devem lançar mão para efetivamente fidelizar e conquistar perenidade no mercado.
Acompanhe comigo!
Diferenciais para aumento da Qualidade: Oferecimento de serviços diversificados
Essa máxima refere-se ao alcance da instituição e, nesse sentido, um grande diferencial para aumento da Qualidade é o oferecimento de serviços diversificados.
Isso se aplica, sobretudo, para os laboratórios clínicos, que podem oferecer uma gama extensa de exames.
Nesse sentido, a fim de oferecer serviços que sejam verdadeiramente relevantes, é de suma importância fazer uma avaliação prévia dos serviços necessário naquela região.
Não obstante a isso, é fundamental ter em mente a necessidade de uma estrutura física e de colaboradores capaz de abarcar todos esses procedimentos.
No entanto, infinitamente mais relevante do que abarcar múltiplos serviços, é entregar serviços excelentes naquilo que for oferecido.
Diante disso, seguir o planejamento estratégico da instituição, com as devidas parametrizações, referentes à sustentabilidade financeira, são tópicos primordiais.
Diferenciais para aumento da Qualidade: Atendimento humanizado
O atendimento humanizado consiste em uma série de medidas que visam proporcionar mais bem-estar aos pacientes, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.
Essa visão diz muito a respeito de inspirações que visam um atendimento “Disney Way” – na intenção de transpor uma experiência leve para um ambiente denso.
Esse cuidado é fundamental para promover uma experiência mais positiva às pessoas em atendimento. O fim, portanto, da aplicação da estratégia de atendimento humanizado é confortar e desenvolver a confiabilidade do indivíduo na instituição.
Sobre “Atendimento Humanizado”, deixo aqui um post que desenvolve esse tópico de um jeito simples e descomplicado:
Diferenciais para aumento da Qualidade: Contando com uma equipe capacitada
No entanto, qual é a vantagem de ter um protocolo de atendimento humanizado se sua equipe não está preparada para colocá-lo em prática?
Vale lembrar, portanto, que isso está muito além dos enfermeiros, biomédicos, médicos e demais profissionais da área da saúde. Trata-se, no entanto, de toda uma equipe envolvida, desde a recepção aos serviços gerais, em sua função específica e seu próprio protocolo.
É importante ressaltar que a capacitação da equipe tem grande influência dos líderes e, nesse sentido, vale citar a liderança transformacional, que se dá entre líder e sua equipe.
Essa co-participação permite a identificação de áreas que carecem de mudança e, proporcionam, desse modo, um ambiente de contribuição para resolução dos impasses.
Soluções tecnológicas
A verdade é que a tecnologia é uma grande aliada do setor da saúde, seja por oferecer soluções relativas a diagnósticos, seja por suas inúmeras outras aplicações.
Um sistema de gestão da qualidade, nesse sentido, é de grande valia para aumento da Qualidade na sua instituição de saúde.
O Quaent ajuda os gestores a padronizar os processos por meio da automação e, por sua vez, o sistema possui diversos módulos, como:
- Controle Interno da Qualidade;
- Gestão de documentos;
- Gestão de não-conformidades;
- Pesquisa de satisfação do cliente (NPS);
- Pesquisa de clima organizacional;
- Gestão de risco;
- Gestão de auditoria.
Considerações Finais
O Quaent, software de Gestão da Qualidade do Concent LIS, aposta na automação para facilitar a vida dos gestores. Quando automatizamos processos, temos mais tempo para nos dedicar a outras tarefas – e a qualidade é consequência disso.
Entre processos manuais e demorados e rapidez, segurança, eficácia e otimização do tempo, todos os gestores concordam que a segunda opção é muito melhor, não é? Nós também!
Dito isso, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre os benefícios daqueles que já escolheram revolucionar a Qualidade da sua instituição com tecnologia e inovação.
Para tanto, deixo aqui, o contato da Equipe Laranja
E assim eu me despeço, sem esquecer de deixar aqui as nossas redes sociais para que você não perca nenhum dos nossos conteúdos:
Instagram, LinkedIn, Youtube, Telegram, e é claro, o nosso blog!
O meu – “muito obrigada”- por me acompanhar até aqui e, até mais!
🙂