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agosto 25, 2021

Diferenciais para aumentar a qualidade da sua instituição de saúde

Os fatores que fazem com que os clientes escolham uma instituição em detrimento de outra são índices do aumento da Qualidade, no que diz respeito a itens comparativos.

Nesse sentido, instituições de saúde, tais como, laboratórios, clínicas, hospitais e farmácias possuem funções que as fazem úteis, em diferentes momentos, por diferentes motivos.

Em um primeiro momento, é importante fazer a devida distinção entre diferencial e pré-requisito.

Nesse sentido, é de fundamental entender que laudos de boa qualidade não são diferenciais, assim como uma coleta bem realizada. Estes itens tratam-se do básico para o atendimento efetivo de uma instituição de saúde para com o público.

Neste post, trataremos dos diferenciais, ou seja, de ações que vão além do arroz-com-feijão, aquelas das quais instituições de saúde devem lançar mão para efetivamente fidelizar e conquistar perenidade no mercado.

Acompanhe comigo!

Diferenciais para aumento da Qualidade: Oferecimento de serviços diversificados

Essa máxima refere-se ao alcance da instituição e, nesse sentido, um grande diferencial para aumento da Qualidade é o oferecimento de serviços diversificados.

Isso se aplica, sobretudo, para os laboratórios clínicos, que podem oferecer uma gama extensa de exames.

Nesse sentido, a fim de oferecer serviços que sejam verdadeiramente relevantes, é de suma importância fazer uma avaliação prévia dos serviços necessário naquela região.

Não obstante a isso, é fundamental ter em mente a necessidade de uma estrutura física e de colaboradores capaz de abarcar todos esses procedimentos.

No entanto, infinitamente mais relevante do que abarcar múltiplos serviços, é entregar serviços excelentes naquilo que for oferecido.

Diante disso, seguir o planejamento estratégico da instituição, com as devidas parametrizações, referentes à sustentabilidade financeira, são tópicos primordiais.

Diferenciais para aumento da Qualidade: Atendimento humanizado

O atendimento humanizado consiste em uma série de medidas que visam proporcionar mais bem-estar aos pacientes, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.

Essa visão diz muito a respeito de inspirações que visam um atendimento “Disney Way” – na intenção de transpor uma experiência leve para um ambiente denso.

Esse cuidado é fundamental para promover uma experiência mais positiva às pessoas em atendimento. O fim, portanto, da aplicação da estratégia de atendimento humanizado é confortar e desenvolver a confiabilidade do indivíduo na instituição.

Sobre “Atendimento Humanizado”, deixo aqui um post que desenvolve esse tópico de um jeito simples e descomplicado:

Diferenciais para aumento da Qualidade: Contando com uma equipe capacitada

No entanto, qual é a vantagem de ter um protocolo de atendimento humanizado se sua equipe não está preparada para colocá-lo em prática?

Vale lembrar, portanto, que isso está muito além dos enfermeiros, biomédicos, médicos e demais profissionais da área da saúde. Trata-se, no entanto, de toda uma equipe envolvida, desde a recepção aos serviços gerais, em sua função específica e seu próprio protocolo.

É importante ressaltar que a capacitação da equipe tem grande influência dos líderes e, nesse sentido, vale citar a liderança transformacional, que se dá entre líder e sua equipe.

Essa co-participação permite a identificação de áreas que carecem de mudança e, proporcionam, desse modo, um ambiente de contribuição para resolução dos impasses.

Soluções tecnológicas

A verdade é que a tecnologia é uma grande aliada do setor da saúde, seja por oferecer soluções relativas a diagnósticos, seja por suas inúmeras outras aplicações.

Um sistema de gestão da qualidade, nesse sentido, é de grande valia para aumento da Qualidade na sua instituição de saúde.

O Quaent ajuda os gestores a padronizar os processos por meio da automação e, por sua vez, o sistema possui diversos módulos, como:

  • Controle Interno da Qualidade;
  • Gestão de documentos;
  • Gestão de não-conformidades;
  • Pesquisa de satisfação do cliente (NPS);
  • Pesquisa de clima organizacional;
  • Gestão de risco;
  • Gestão de auditoria.

Considerações Finais

O Quaent, software de Gestão da Qualidade do Concent LIS, aposta na automação para facilitar a vida dos gestores. Quando automatizamos processos, temos mais tempo para nos dedicar a outras tarefas – e a qualidade é consequência disso.

Entre processos manuais e demorados e rapidez, segurança, eficácia e otimização do tempo, todos os gestores concordam que a segunda opção é muito melhor, não é? Nós também!

Dito isso, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre os benefícios daqueles que já escolheram revolucionar a Qualidade da sua instituição com tecnologia e inovação.

Para tanto, deixo aqui, o contato da Equipe Laranja

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