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outubro 17, 2023

A Cultura da Qualidade envolve uma mudança organizacional. Essa afirmativa faz sentido para você?
De uma maneira simples e concisa, a Cultura da Qualidade envolve uma mudança de mindset que não cabe tão somente na mentalidade dos líderes e/ou gestores, mas diz respeito a construção de um modus operandi de toda a equipe, ou seja, exige o engajamento de toda a equipe.

Cultura da Qualidade: O que é?

Antes, no entanto, de abordar qual o motivo dessa mudança organizacional ser o passo mais relevante para a implantação da Cultura da Qualidade em uma instituição de saúde, é necessário compreender o que é, afinal, a Cultura da Qualidade. Concorda comigo?

A Cultura da Qualidade em instituições de saúde é a espinha dorsal que sustenta a prestação de serviços de saúde seguros e eficazes e, nesse sentido, representa um ambiente onde a qualidade se torna um valor fundamental, incorporado no DNA da organização e vivenciado por todos os membros da equipe.

Nesse contexto, a Cultura da Qualidade implica um compromisso constante com a excelência, priorizando a segurança do paciente, a eficácia dos tratamentos e a satisfação dos envolvidos. Isso se traduz em ações do dia a dia, como rigorosos protocolos de segurança, comunicação eficaz entre os membros da equipe, monitoramento de resultados clínicos e a busca contínua por aprimoramentos.

Em essência, portanto, a Cultura da Qualidade é a garantia de que o paciente é a prioridade, visando proporcionar um ambiente seguro e eficaz para a promoção da saúde e do bem-estar.

Mudança Organizacional: Implantando a Cultura da Qualidade

A importância da Cultura da Qualidade nas instituições de saúde transcende a mera busca por excelência, trata-se de uma questão de vida, bem-estar e isto, através da melhoria dos resultados clínicos.

Nesse sentido, quando uma organização prioriza a qualidade, os pacientes experimentam tratamentos mais eficazes, redução de erros médicos ou clínicos e, maior segurança em suas jornadas de cuidado e, nesse sentido, a Cultura da Qualidade também aprimora a experiência do paciente, promovendo uma relação de confiança mútua entre colaboradores e pacientes.

No entanto, a transformação necessária para que a Cultura da Qualidade passe a fazer parte da instituição exige mudanças organizacionais significativas. Isso, por sua vez, diz respeito a uma mudança, não somente, comportamental, mas de mentalidade de toda uma equipe, que compreenda que realizar atividades que dizem respeito a Qualidade do estabelecimento não se trata, tão somente de um “checklist”, mas da elevação do nível de excelência dos processos.

Podemos, para tanto, tomar por exemplo, algumas circunstâncias e situações que expressam com relevância, do que se trata, essa Cultura da Qualidade, em prática:

Levando em consideração o objetivo de principal de uma instituição cuja cultura da qualidade é o parâmetro inicial para todas as ações, suponha-se que uma não conformidade ocorre, por exemplo, um biomédico irá realizar a análise de X número de amostras e as recebe em uma grade, devidamente tampadas.

Ao destampar um dos recipientes, o líquido deste, por acidente, respinga nos olhos do biomédico que estava sem os óculos de proteção, um EPI obrigatório para uso no laboratório.

Ao entrar em contato com esse material, o indivíduo deve, preencher a ocorrência desta não conformidade, relatando o modo e o motivo (dentre outros detalhes), se dirigir ao hospital responsável pelos acidentes laboratoriais e hospitalares da região, realizar exames e, possivelmente, receber um coquetel de remédios, devido ao não conhecimento da procedência do material contido no recipiente (se tratava-se de um paciente infectado com HIV, por exemplo, é necessário que haja uso do coquetel, em alguns casos, a fim de mitigar o risco de contaminação).

Construído este pano de fundo, é importante lançar algumas perguntas:

a) Quais seriam as consequências da comunicação da não conformidade?

b) O que faria o biomédico não reportar a não conformidade?

Lançados tais questionamentos, é de suma importância refletir que, as questões citadas acima se entrelaçam, uma vez que, o acidente que ocorreu com o biomédico foi uma consequência do não uso do EPI obrigatório para laboratório, porém, justamente por esse motivo, é provável que o indivíduo não reportasse a não conformidade: Por medo das consequências impostas pela liderança e gestores, afinal, ele deveria estar usando a proteção;

E também, por refletir em todo o processo que ele deverá cumprir a partir do momento da contaminação, a saber, dirigir-se ao hospital responsável por ocorrências em laboratórios e hospitais, realizar a bateria de exames para identificar possível contaminação e, até mesmo, em alguns casos, necessidade do uso de coquetel antirretrovirais.

Nesse sentido, faz-se claro que, a construção de uma mentalidade baseada na Cultura da Qualidade operaria grandes mudanças nesse processo, uma vez que, se a equipe sente que pode comunicar não conformidades sem medo de retaliação, as consequências positivas são abundantes.

Primeiramente, a ação imediata pode ser tomada para mitigar os riscos associados à não conformidade, como no caso do biomédico que não usou seu EPI. As medidas corretivas podem ser implementadas rapidamente para evitar recorrências e, para além disso, a comunicação aberta permite que todos na equipe aprendam com os erros e busquem soluções eficazes juntos.

Em segunda instância, é fundamental entender que uma cultura de qualidade e engajamento vai além do cumprimento de diretrizes e regulamentos; ela requer um ambiente em que os funcionários se sintam seguros para relatar problemas, sabendo que serão apoiados e não punidos.

Nesse sentido, promover essa cultura é um investimento que, não apenas aprimora a qualidade, mas também fortalece a resiliência e o comprometimento de toda a equipe, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.

Considerações Finais: Cultura da Qualidade e mudança organizacional

Em um ambiente onde a Cultura da Qualidade e o Engajamento estão alinhados, a equipe se torna uma parte vital de um sistema que valoriza segurança, melhoria constante e transparência. A promoção da comunicação aberta e livre de temores leva a uma mudança organizacional, na qual, a possibilidade de resolução de problemas é muito maior, no qual o aprendizado é contínuo e há minimização de consequências adversas.

Por sinal, o registro de ocorrências e não conformidades, em todo caso, é de suma importância e, por vezes, é realizado de maneira complexa e, devido a esse fator, torna-se um processo complexo, dificultando, dessa forma, também, o engajamento da equipe nessa Cultura da Qualidade.

Tendo isso em vista, o ideal seria que, o processo de preenchimento dessa documentação fosse descomplicada e, não por acaso, o novo jeito de fazer Qualidade transpõe as suas funcionalidades ao conceito web para, dessa forma, possibilitar o acesso e preenchimento de ocorrências e não conformidades diretamente do seu celular ou tablet e, dessa forma, o Quaent desburocratiza este procedimento, facilitando a implementação da Cultura da Qualidade de uma maneira prática e simplificada.

Assim, ao adotar o Quaent, não estamos apenas simplificando processos, mas também fortalecendo o compromisso com a excelência e a segurança, tornando a Cultura da Qualidade um hábito e um motor de mudança organizacional.

Se você se interessou pela simplificação desse processo, vai gostar de saber também, que, esse mesmo software te possibilita a total conformidade com a RDC 786/2023, o que, por si só, já é uma vantagem absurda e, dito isso, deixo abaixo o contato da nossa equipe para que você conheça todas as vantagens do software da qualidade mais completo do mercado.

–> Equipe Laranja  <–

E se, você chegou até aqui, com toda certeza a Cultura da Qualidade é um conceito que te chama atenção e, portanto, deixo abaixo, também, alguns conteúdos que vão te interessar:

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