Mudança Organizacional é a espinha dorsal da implementação da Cultura da Qualidade na instituição de saúde. Essa afirmativa faz sentido para você?
A Cultura da Qualidade envolve uma transformação de mente. Isto, por sua vez, não diz respeito, somente, a mentalidade dos líderes e/ou gestores. Pelo contrário, diz respeito à construção de um modus operandi de toda a equipe e o seu engajamento.
Cultura da Qualidade: O que é?
Afinal, o que é a Cultura da Qualidade?
A Cultura da Qualidade, em instituições de saúde, sustenta a prestação de serviços de saúde seguros e eficazes, ou seja, é o valor fundamental. Nesse sentido, tal Cultura é um item de suma relevância, a ser incorporado no DNA da organização e vivenciado por todos os membros da equipe.
Nesse contexto, a Cultura da Qualidade implica um compromisso constante com excelência, priorização à segurança do paciente, eficácia dos tratamentos e satisfação dos envolvidos.
Isto, por sua vez se traduz em ações do dia a dia, como rigorosos protocolos de segurança e comunicação eficaz entre os membros da equipe. Não obstante a isso, é de suma importância que haja um contínuo monitoramento de resultados clínicos e uma busca contínua por aprimoramento.
Portanto, a Cultura da Qualidade garante que o paciente é prioridade, visando proporcionar um ambiente seguro e eficaz, para proporcional saúde e bem-estar.
Mudança Organizacional na implantação da Cultura da Qualidade
A importância da Cultura da Qualidade nas instituições de saúde transcende a mera busca por excelência, trata-se de uma questão de vida e bem-estar.
Nesse sentido, quando uma organização prioriza a Qualidade, os pacientes experimentam tratamento eficaz, redução de erros e maior segurança em suas jornadas de cuidado.
Nesse sentido, a Cultura da Qualidade também aprimora a experiência do paciente, promovendo uma relação de confiança mútua entre colaboradores e pacientes.
No entanto, a transformação necessária para que a Cultura da Qualidade passe a fazer parte da instituição exige mudanças organizacionais significativas. Isso, por sua vez, diz respeito a uma mudança, não somente, comportamental, mas de mentalidade de toda uma equipe, que compreenda que realizar atividades que dizem respeito a Qualidade do estabelecimento não se trata, tão somente de um “checklist”, mas da elevação do nível de excelência dos processos.
Podemos, para tanto, tomar por exemplo, algumas circunstâncias e situações que expressam com relevância, do que se trata, essa Cultura da Qualidade, em prática:
Comunicação de Não Conformidades
Levando em consideração o objetivo principal de uma instituição cuja cultura da qualidade é o parâmetro inicial para todas as ações, suponha-se que:
Uma não conformidade ocorre. Por exemplo, um biomédico irá realizar a análise de X número de amostras e as recebe em uma grade, devidamente tampadas.
Ao destampar um dos recipientes, o líquido deste, por acidente, respinga em seus olhos. Ele, por sua vez, estava sem os óculos de proteção, EPI obrigatório para uso no laboratório.
Ao entrar em contato com esse material, o indivíduo deve:
- Preencher a ocorrência desta não conformidade, relatando o modo e o motivo desta (dentre outros detalhes);
- Se dirigir ao hospital responsável pelos acidentes laboratoriais e hospitalares da região;
- Realizar exames.
E, possivelmente, receber um coquetel de remédios, devido ao não conhecimento da procedência do material contido no recipiente.
Em se tratando de um paciente infectado com HIV, por exemplo, é necessário que haja uso do coquetel, em alguns casos, a fim de mitigar o risco de contaminação).
Construído este pano de fundo, é importante lançar algumas perguntas:
a) Quais seriam as consequências da comunicação da não conformidade?
b) O que faria o biomédico não reportar a não conformidade?
Construção de um ambiente de confiança e segurança
Lançados tais questionamentos, é de suma importância deixar claro que, o acidente ocorreu com o biomédico em consequência do não uso do EPI obrigatório.
Porém, justamente por esse motivo, é provável que o indivíduo não reportasse a não conformidade: Por medo das consequências impostas pela liderança e gestores, afinal, ele deveria estar usando a proteção;
E também, por refletir em todo o processo que ele deverá cumprir a partir do momento da contaminação, a saber: Dirigir-se ao hospital responsável por ocorrências em laboratórios e hospitais, realizar a bateria de exames para identificar possível contaminação. E, como citado anteriormente, até mesmo, a provável necessidade do uso de coquetel antirretrovirais.
Nesse sentido, faz-se claro que, a construção de uma mentalidade baseada na Cultura da Qualidade operaria grandes mudanças nesse processo. Isto, uma vez que, se a equipe sente que pode comunicar não conformidades sem medo de retaliação, as consequências positivas são abundantes.
Primeiramente, a ação imediata pode ser tomada para mitigar os riscos associados à não conformidade, como no caso do biomédico que não usou seu EPI.
Em seguida, as medidas corretivas podem ser implementadas rapidamente para evitar recorrências. Além disso, a comunicação aberta permite que todos na equipe aprendam com os erros e busquem soluções eficazes juntos.
Desse modo, é fundamental entender que a Cultura de Qualidade e engajamento vai além do cumprimento de diretrizes e regulamentos. Na verdade, ela requer um ambiente no qual os funcionários se sintam seguros para relatar problemas, sabendo que serão apoiados e não punidos.
Nesse sentido, promover essa cultura é um investimento que fortalece a resiliência e o comprometimento de toda a equipe. Isto, em última instância, garante um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.
Considerações Finais: Cultura da Qualidade e mudança organizacional
Em um ambiente onde a Cultura da Qualidade e o Engajamento estão alinhados, a equipe se torna uma parte vital de um sistema que valoriza segurança, melhoria constante e transparência. A promoção da comunicação aberta e livre de temores leva a uma mudança organizacional, na qual, a possibilidade de resolução de problemas é muito maior, no qual o aprendizado é contínuo e há minimização de consequências adversas.
Por sinal, o registro de ocorrências e não conformidades, em todo caso, é de suma importância e, por vezes, é realizado de maneira complexa e, devido a esse fator, torna-se um processo complexo, dificultando, dessa forma, também, o engajamento da equipe nessa Cultura da Qualidade.
Tendo isso em vista, o ideal seria que, o processo de preenchimento dessa documentação fosse descomplicada e, não por acaso, o novo jeito de fazer Qualidade transpõe as suas funcionalidades ao conceito web para, dessa forma, possibilitar o acesso e preenchimento de ocorrências e não conformidades diretamente do seu celular ou tablet e, dessa forma, o Quaent desburocratiza este procedimento, facilitando a implementação da Cultura da Qualidade de uma maneira prática e simplificada.
Ferramenta de Gestão da Qualidade
Assim, ao adotar o Quaent, não estamos apenas simplificando processos, mas também fortalecendo o compromisso com a excelência e a segurança, tornando a Cultura da Qualidade um hábito e um motor de mudança organizacional.
Se você se interessou pela simplificação desse processo, vai gostar de saber também, que, esse mesmo software te possibilita a total conformidade com a RDC 786/2023, o que, por si só, já é uma vantagem absurda.
Dito isso, deixo abaixo o contato da nossa equipe para que você conheça todas as vantagens do software da qualidade mais completo do mercado.
–> Equipe Laranja <–
E se, você chegou até aqui, com toda certeza a Cultura da Qualidade é um conceito que te chama atenção e, portanto, deixo abaixo, também, alguns conteúdos que vão te interessar:
- Cultura da Qualidade;
- Cultura da Qualidade e Segurança do Paciente;
- Cultura da Qualidade no laboratório de análises clínicas;
- 4 Dicas sobre Cultura da Qualidade.
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