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maio 5, 2021

Como fidelizar clientes na sua instituição de saúde através da qualidade

Hoje, ao desenvolver uma boa estratégia para fidelização de clientes em instituição de saúde, o gestor precisa conhecer as expectativas do público. Para além disso, é também necessário, compreender a nova realidade do mercado.

Quando falamos em fidelização de clientes em instituições de saúde, a crescente inovação tecnológica e o acesso fácil à informação elevam as exigências dos clientes. Não obstante a isso, o entendimento da importância do cliente para o setor da saúde tem sido cada vez mais presente.

Isso se aplica a todas vertentes dos serviços de saúde, sejam eles: Clínicas, laboratórios ou hospitais.

Por isso, para se destacar, é necessário desenvolver extra-ordinárias, ou seja, além do lugar comum no qual estão todos serviços concorrentes, à vista dos clientes.

Neste post, separamos dicas especiais e certeiras quando o assunto é fidelização de instituições de saúde. Se sua intenção é conquistá-los e retê-los, acompanhe!

Fidelização de clientes em instituição de saúde: Atendimento humanizado

Na fidelização de clientes em instituições de saúde, o atendimento humanizado desempenha um papel de diferenciador do ambiente de outras empresas.

Nesse sentido, frequentadores de instituições de saúde muitas vezes buscam serviços em momentos delicados – consultas, coletas ou obtenção de resultados de exames. Portanto, o atendimento deve ser  de preenchido de empatia, ética e profundo conhecimento técnico na área de saúde.

Desse modo, o profissional, praticando o atendimento humanizado, demonstra disposição para ouvir e compreender as preocupações do cliente.

Para tanto, um diálogo transparente é essencial, uma vez que, permite que o cliente expresse suas opiniões e receba respostas alinhadas com suas dúvidas.

Não obstante a isso, tal abordagem não se limita ao primeiro contato. Nesse sentido, ao longo de toda a jornada do cliente, a metodologia de interação deve ser consistente.

Portanto, o atendimento humanizado, não apenas fortalece a relação cliente-instituição, mas também contribui para a construção de confiança e satisfação duradouras.

Facilidade no envio de receitas, laudos e resultados

Hoje, com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, os clientes esperam sempre maior facilidade na hora de receber seus resultados de exames, receitas médicas, laudos, etc. Afinal, no século XXI, a otimização do tempo é muito importante no dia a dia das pessoas.

Para fidelizar é preciso estar atento às exigências dos clientes. E, com certeza, a comodidade para conferir documentos é uma delas.

A tecnologia nesse ponto é a maior aliada que se pode ter. Contar com um sistema que seja capaz de automatizar esses envios é benéfico não apenas para os clientes, mas também para a própria instituição de saúde, que otimiza processos, diminui a ocorrência de erros e de retrabalho e aumenta a produtividade dos colaboradores.

Fidelização de clientes em instituição de saúde: Capacitação da equipe

Ainda que sejam feitos diversos investimentos em tecnologia e inserção de novos serviços, os resultados não serão efetivos se a empresa não contar com uma equipe preparada. E, no setor da saúde, desde o atendimento até os profissionais de saúde precisam estar bem capacitados.

Nesse sentido, é essencial investir em treinamentos específicos para cada grupo de trabalhador. O intuito é fazer com que os clientes se sintam diferenciados, e isso só será possível se o padrão de qualidade for alto durante toda a jornada.

O Quaent, sistema de gestão da qualidade para a saúde mais completo do mercado, possui um módulo dedicado à gestão de treinamentos e reuniões, que gerencia de forma eficaz todos os processos, capacitações e reuniões, aumentando o índice de produtividade da equipe. De forma ágil e fácil, o sistema fornece a rastreabilidade de todas as informações, desde o agendamento até a avaliação de eficácia.

Fidelização de clientes em instituição de saúde com serviços de qualidade

A qualidade é um fator muito importante para o sucesso de uma instituição de saúde, não apenas por garantir que a empresa se destaque diante da concorrência, mas sobretudo para se certificar de que os serviços são prestados da melhor forma possível para os clientes.

O Quaent é a peça que falta para que você tenha controle sobre seus processos, saiba se eles são eficazes, consiga mensurar seus resultados, identificar e corrigir não conformidades, medir a satisfação dos clientes e organizar a capacitação da sua equipe.

O Quaent surgiu para facilitar a gestão da qualidade em todas as suas frentes. O sistema possui diversos módulos, como Controle Interno da Qualidade, gestão de documentos, não-conformidades, gestão de pesquisa, satisfação do cliente (NPS), pesquisa de clima organizacional, gestão de risco, gestão de treinamentos e reuniões, gestão de auditoria, gestão de equipamentos analíticos e avaliação de fornecedores, com benchmarking comparando seus indicadores com o mercado.

Fidelização de clientes em instituição de saúde: Satisfação do cliente

Para entender se as medidas adotadas e se o serviço prestado têm deixado os clientes satisfeitos e correspondem às expectativas deles, pesquisas de satisfação são fundamentais.

A metodologia NPS (Net Promoter Score) tem o objetivo de mensurar o grau de satisfação e lealdade de clientes.

Fred Reichheld, criador da NPS, percebeu que a pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa X a um amigo ou colega?” permitia medir de forma rápida a sensação do cliente em relação a empresa.

Temos um e-book completo e 100% gratuito sobre a metodologia NPS, e um dos módulos do Quaent é a gestão de satisfação do cliente.

De forma totalmente automatizada, o Quaent – Ferramenta de Gestão da Qualidade da Concent, envia a pesquisa de satisfação NPS ao seu cliente através do WhatsApp, SMS ou e-mail.

O gestor obtém rapidamente essas informações organizadas por empresa e filial.

Para tanto, deixo aqui, o contato da Equipe Laranja, para que você conheça as vantagens da adesão do novo jeito de fazer Qualidade. Agora, completamente, na palma da sua mão!

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