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abril 23, 2021

A importância dos líderes para a gestão da qualidade na saúde

A importância dos líderes para gestão da qualidade na saúde está intimamente ligada a asseguração de padrões elevados e eficiência operacional.

Desse modo, tal líder, inspira, alinha objetivos e promove uma cultura de segurança impacta diretamente a entrega de cuidados de excelência.

Diante disso, líderes para gestão da qualidade capacitados conduzem equipes na implementação de protocolos, monitorando processos e promovendo a melhoria contínua. Por sua vez, a comunicação eficaz de metas, normas e feedback construtivo é essencial para o engajamento da equipe.

Além disso, líderes que valorizam a aprendizagem constante fomentam uma cultura de segurança, inovação e adaptabilidade, essenciais para enfrentar os desafios em constante evolução na área da saúde.

Neste post, abordaremos como os líderes impactam a gestão da qualidade, e como o papel desses gestores é fundamental para que a empresa obtenha resultados positivos. Acompanhe!

O conceito de liderança transformacional

A liderança transformacional ou “liderança carismática”, surgiu em 1970, no livro Rebel Leadership: Commitment and Charisma in a Revolutionary Process, de James Downton.

Resgatado e desenvolvido por James Burns, o conceito passou a ser amplamente utilizado para basear pesquisas de liderança no mundo todo.

Mediante tal cenário, a liderança transformacional se dá por meio do trabalho em conjunto do líder e de sua equipe, que identificam uma mudança necessária e pensam juntos em uma forma de realizá-la.

A intenção é criar uma visão e agir de acordo com a inspiração, além de dar mais espaço à criatividade na criação de soluções eficazes para problemas muitas vezes antigos.

Pessoas: O maior índice de mudanças

A transformação não se dá apenas no ambiente, nos processos ou em determinados aspectos da empresa, mas também – e principalmente – nas pessoas.

Um líder transformacional, mais que apenas um gestor, é capaz de inspirar sua equipe e de caminhar ao lado dela, extraindo os pontos fortes de cada um dos colaboradores. Ainda que a hierarquia exista e deva ser respeitada, ela não é explícita, mas sutil.

Uma das grandes diferenças entre gestores e líderes transformacionais é que, enquanto os primeiros estão preocupados sobretudo com os resultados atingidos pela empresa, os segundos também se preocupam com o modo através do qual esses resultados serão atingidos. Para ele, é importante que, durante todos os processos, a equipe esteja se sentindo acolhida e participe das decisões.

Líderes para gestão da qualidade – Influência na Cultura Organizacional

Os líderes exercem um papel fundamental na formação da cultura organizacional na área da saúde, em todos níveis da organização, principalmente:

  • Moldando atitudes;
  • Transmitindo valores;
  • Forjando comportamentos.

Liderança Comprometida

Nesse sentido, uma liderança comprometida estabelece os alicerces para a excelência nos cuidados de saúde. Isso ocorre por meio da promoção de uma mentalidade voltada para a qualidade e segurança do paciente.

Desse modo, ao priorizar a segurança e a qualidade, os líderes inspiram uma abordagem proativa e preventiva entre os profissionais. Essa atitude, por sua vez, promove um ambiente propício à prevenção de erros e à melhoria contínua.

Não obstante a isso, tal mentalidade também se reflete na atenção centrada no paciente, no qual o bem-estar e a satisfação do paciente são prioridades.

Líderes que valorizam a comunicação aberta e a transparência estabelecem uma cultura que favorece a troca de informações entre equipes. Consequentemente, uma abordagem colaborativa é proporcionada, a fim de enfrentar desafios complexos na prestação de cuidados de saúde.

Assim, a influência dos líderes na cultura organizacional não apenas impacta a qualidade dos serviços. Trata-se, também, de uma contribuição para construção de um ambiente seguro e orientado para o paciente.

Engajamento e motivação da equipe – Líderes para gestão da qualidade

O engajamento e motivação da equipe na área da saúde estão intrinsecamente ligados à liderança eficaz.

Desse modo, líderes que cultivam um ambiente motivador e positivo, influenciam na elevação do moral e na eficiência operacional das equipes de saúde.

Isso, por sua vez, parte do reconhecimento e valorização das contribuições individuais.

É por meio de atitudes encorajadoras que os líderes inspiram um senso de propósito, fortalecendo o comprometimento dos profissionais com a excelência nos cuidados prestados.

Ambiente Positivo

Nesse sentido, um ambiente positivo fomenta colaboração e comunicação eficaz entre os membros da equipe, fundamentais para abordagens multidisciplinares na saúde.

Consequentemente, a motivação resultante propicia um atendimento mais centrado no paciente, no qual empatia e dedicação são naturalmente incorporadas.

Além disso, líderes que oferecem oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecimento incentivam a busca contínua por aprimoramento. Desse modo, tal aprimoramento é refletido diretamente na qualidade dos serviços de saúde oferecidos.

Assim, a influência positiva dos líderes no engajamento da equipe não apenas fortalece os laços internos, mas também se traduz em cuidados de saúde mais eficazes e compassivos.

Liderança capacitados à tomada de decisões estratégicas

A qualidade dos serviços prestados na área da saúde é parte da determinação de uma liderança comprometida.

Compromisso este que diz respeito, também, à tomada de decisões responsáveis e estratégicas para a efetividade da instituição.

As escolhas estratégicas influenciam diretamente a eficiência operacional, a alocação de recursos e a implementação de práticas inovadoras.

Nesse sentido, líderes visionários entendem a interconexão entre suas decisões e os resultados clínicos, administrativos e financeiros.

Decisões Alinhadas

Por sua vez, decisões alinhadas aos objetivos de excelência buscam otimizar processos, garantir a segurança do paciente e promover a eficácia nos cuidados de saúde.

Isso pode envolver a implementação de tecnologias avançadas, a capacitação da equipe e a adaptação a tendências emergentes no setor.

Líderes estratégicos também consideram as necessidades da comunidade atendida, personalizando abordagens para garantir a relevância cultural e social.

Ao ponderar sobre a alocação de recursos, os líderes tomam decisões que maximizam a eficácia dos serviços, assegurando que cada investimento contribua para a melhoria contínua da qualidade.

Em última análise, a habilidade dos líderes em tomar decisões estratégicas alinhadas à excelência estabelece as bases para um sistema de saúde robusto, eficiente e centrado no paciente.

Características de líderes para gestão da qualidade –  Líder transformacional

A liderança transformacional se sustenta em quatro pilares: influência idealizada, estímulo intelectual, motivação inspiracional e consideração individualizada. Entenda:

  • Influência idealizada: este pilar se refere à capacidade do líder de liderar pelo exemplo. O líder transformacional se comporta como gostaria que sua equipe se comportasse. Além disso, não demanda coisas que não faria. Este elemento está intrinsecamente ligado à ética profissional.
  • Estímulo intelectual: o líder transformacional parte do princípio de que sua equipe é formada por colaboradores inteligentes e os estimula a pensar, a elaborar ideias e a pensar em soluções a partir da criatividade. Ele é capaz de calcular riscos e assumi-los e de transformar os colaboradores em agentes de inovação.
  • Motivação inspiracional: para o líder transformacional, a motivação parte da inspiração. Ele é uma figura apaixonada pelos projetos com os quais se envolve, o que o torna capaz de motivar sua equipe ao mesmo tempo em que a inspira e trabalha ao lado dela.
  • Consideração individualizada: ainda que todo o trabalho seja realizado em equipe, é importante considerar cada colaborador como um ser único e individual, com suas potências e limitações – e o líder transformacional é capaz de fazer esse gerenciamento muito bem, sem perder de vista cada profissional sob seu comando.

Liderança transformacional na qualidade

É importante ressaltar que a liderança transformacional exige a participação ativa dos gestores. Para isso, é preciso que eles tenham tempo para se dedicar ao trabalho e à equipe. 

Quando pensamos na qualidade das instituições de saúde, é necessário levar em consideração que o engajamento da equipe com os processos e os clientes é imprescindível – e esse engajamento depende da liderança para se concretizar e consolidar.

Líderes que lançam mão da liderança transformacional têm mais chances de conseguir envolver toda a equipe nos processos relativos à qualidade e, como disse Brocka, “sem trabalho em equipe, a gestão da qualidade acaba antes de começar”.

Para que os líderes tenham tempo e empenho para se dedicar a uma liderança baseada na inspiração e no trabalho em equipe, contar com um sistema de gestão da qualidade que automatiza processos e fornece informações em tempo real é fundamental. 

Considerações Finais

O Quaent é o sistema de gestão da qualidade mais completo do mercado, e é um apoio e uma ferramenta que pode fazer a diferença na qualidade das instituições de saúde.

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