fbpx

abril 16, 2021

A tecnologia caminha cada vez mais perto da saúde. Soluções tecnológicas que melhoram a medicina diagnóstica e as análises clínicas estão em constante evolução, o que permite aos laboratórios clínicos melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e, em última instância, os resultados obtidos pela empresa.

Uma das ferramentas proporcionadas pelo avanço tecnológico são os sistemas de gestão, capazes de integrar e centralizar o trabalho de donos e diretores de empresas, tornando suas tarefas mais simples com a garantia de inteligência de negócios.

Neste post, abordaremos as vantagens de aderir a um sistema de gestão laboratorial, e explicaremos como ele é capaz de agregar valor à empresa e aos seus clientes. Também contaremos por que o Concent é o sistema mais completo oferecido no mercado. Acompanhe!

 

Vantagens de aderir a um sistema de gestão laboratorial

Dados como vantagem competitiva

Não é por acaso que citamos o destaque que uma empresa ganha no cenário atual ao apostar na transformação digital. Essa não é apenas uma questão de facilitar o seu trabalho, mas tornar a informação uma arma valiosa de gestão.

Com softwares especializados, hoje é possível usar informações para originar novas estratégias, como reformulação de processos, economia de custos, identificação de novos nichos e demandas etc.

Isso acontece quando os indicadores e valores da sua empresa e do mercado estão todos reunidos em um único sistema, interagindo e segmentados de acordo com as suas necessidades de análise.

Esse poder de analisar tantos dados rapidamente posiciona a empresa no mercado de acordo com o seu público e permite saber qual é o provável próximo passo dos concorrentes. O resultado? Uma empresa que se adapta às oportunidades com muito mais velocidade.

Otimização operacional

A transformação digital trouxe para o mercado uma mudança de foco do crescimento por expansão para o crescimento por otimização.

Pense em quantas rotinas manuais e repetitivas, quando somadas, consomem o tempo e o esforço dos seus colaboradores? Nesse sentido, otimizar a operação do laboratório significa gastar menos recursos para fazer o mesmo trabalho, ou produzir mais com o que já está disponível.

Agilidade sem abrir mão da segurança

Um laboratório de sucesso precisa ser ágil para atender e operar, mas a prioridade na hora de lidar com dados deve ser sempre a segurança. Isso porque os seus produtos e serviços são diretamente relacionados a informações pessoais, sensíveis e confidenciais dos clientes.

Dessa forma, é essencial o investimento em soluções como a nuvem e/ou sistemas especializados para facilitar os processos, sem colocar em risco a privacidade do público e a viabilidade do seu negócio.

Apoio ao controle de qualidade

Outro ponto vital para o sucesso de um laboratório de análises clínicas é a qualidade de seus processos. Uma empresa que se destaca no setor deve demonstrar resultados rápidos, sem se descuidar da confiabilidade de testes e do rigor nos protocolos.

Com mais controle digital sobre essas etapas, o laboratório erra menos. Assim, você ganha em tempo de atendimento e, principalmente, na construção de uma imagem de confiança para o público.

Transformação por automação

Uma das prioridades na inclusão de transformação digital é automatização da gestão. Um programa especializado no setor consegue integrar processos e acompanhar sua eficiência, dispensando a necessidade de um profissional dedicado a isso.

A tecnologia possibilita também o interfaceamento com equipamentos, análises de qualidade e, ainda, publicação de resultados para o cliente — sem qualquer interação humana.

Do lado do negócio, esse tipo de sistema permite a coleta de indicadores de performance e consegue comparar volumes incríveis de dados de várias origens: operação, financeiro, atendimento, entre outros.

Como resultado, essa análise disponibiliza relatórios simplificados e bem segmentados, que apontam os caminhos para atender melhor, produzir mais e reduzir custos.

Por que escolher o Concent

O Concent é o sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado. O sistema é baseado no programa LIS (Laboratory Information System, ou Sistema de Informação para Laboratório), que conta com um controle total dos processos: atendimento, coleta, triagem, digitação, interfaceamento, liberação, entrega de resultado, recoleta, soroteca, faturamento – todos os processos com rastreabilidade completa e em conformidade com a RDC 302.

Para a gestão, isso é muito importante e de grande ajuda, uma vez que os dados de todos os setores do laboratório ficam em um único lugar. A gestão laboratorial e a gestão empresarial são feitas pelo mesmo sistema, o que otimiza tempo e recursos, além de facilitar o controle dos processos.

Além disso, o Concent oferece soluções para todos os portes de laboratórios. Se seu laboratório é pequeno e você precisa gerir processos do dia a dia relativos a atendimento, agendamento e realização de exames, envio de resultados e faturamento, o Concent pode te ajudar.

Se você procura um sistema que, além da gestão laboratorial, realize a gestão do laboratório como empresa, e te ofereça recursos como controle administrativo-financeiro, gestão de estoque e compras, integração com NF-e de fornecedor e te auxilie com todo o planejamento financeiro do laboratório, o Concent pode te ajudar.

Se seu laboratório é de grande porte e você está em busca de um sistema que, além de tudo o que foi dito acima, te forneça indicadores de B.I., total integração com a parte empresarial e toda a gestão de back office, além de integração com os maiores laboratórios de apoio do Brasil, o Concent também pode te ajudar.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222 e conheça todas as nossas soluções. Não deixe de nos acompanhar também no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Não deixe de compartilhar este post com os colegas!