A importância dos líderes para gestão da qualidade na saúde está intimamente ligada a asseguração de padrões elevados e eficiência operacional.
Desse modo, tal líder, inspira, alinha objetivos e promove uma cultura de segurança impacta diretamente a entrega de cuidados de excelência.
Diante disso, líderes para gestão da qualidade capacitados conduzem equipes na implementação de protocolos, monitorando processos e promovendo a melhoria contínua. Por sua vez, a comunicação eficaz de metas, normas e feedback construtivo é essencial para o engajamento da equipe.
Além disso, líderes que valorizam a aprendizagem constante fomentam uma cultura de segurança, inovação e adaptabilidade, essenciais para enfrentar os desafios em constante evolução na área da saúde.
Neste post, abordaremos como os líderes impactam a gestão da qualidade, e como o papel desses gestores é fundamental para que a empresa obtenha resultados positivos. Acompanhe!
O conceito de liderança transformacional
A liderança transformacional ou “liderança carismática”, surgiu em 1970, no livro Rebel Leadership: Commitment and Charisma in a Revolutionary Process, de James Downton.
Resgatado e desenvolvido por James Burns, o conceito passou a ser amplamente utilizado para basear pesquisas de liderança no mundo todo.
Mediante tal cenário, a liderança transformacional se dá por meio do trabalho em conjunto do líder e de sua equipe, que identificam uma mudança necessária e pensam juntos em uma forma de realizá-la.
A intenção é criar uma visão e agir de acordo com a inspiração, além de dar mais espaço à criatividade na criação de soluções eficazes para problemas muitas vezes antigos.
Pessoas: O maior índice de mudanças
A transformação não se dá apenas no ambiente, nos processos ou em determinados aspectos da empresa, mas também – e principalmente – nas pessoas.
Um líder transformacional, mais que apenas um gestor, é capaz de inspirar sua equipe e de caminhar ao lado dela, extraindo os pontos fortes de cada um dos colaboradores. Ainda que a hierarquia exista e deva ser respeitada, ela não é explícita, mas sutil.
Uma das grandes diferenças entre gestores e líderes transformacionais é que, enquanto os primeiros estão preocupados sobretudo com os resultados atingidos pela empresa, os segundos também se preocupam com o modo através do qual esses resultados serão atingidos. Para ele, é importante que, durante todos os processos, a equipe esteja se sentindo acolhida e participe das decisões.
Líderes para gestão da qualidade – Influência na Cultura Organizacional
Os líderes exercem um papel fundamental na formação da cultura organizacional na área da saúde, em todos níveis da organização, principalmente:
- Moldando atitudes;
- Transmitindo valores;
- Forjando comportamentos.
Liderança Comprometida
Nesse sentido, uma liderança comprometida estabelece os alicerces para a excelência nos cuidados de saúde. Isso ocorre por meio da promoção de uma mentalidade voltada para a qualidade e segurança do paciente.
Desse modo, ao priorizar a segurança e a qualidade, os líderes inspiram uma abordagem proativa e preventiva entre os profissionais. Essa atitude, por sua vez, promove um ambiente propício à prevenção de erros e à melhoria contínua.
Não obstante a isso, tal mentalidade também se reflete na atenção centrada no paciente, no qual o bem-estar e a satisfação do paciente são prioridades.
Líderes que valorizam a comunicação aberta e a transparência estabelecem uma cultura que favorece a troca de informações entre equipes. Consequentemente, uma abordagem colaborativa é proporcionada, a fim de enfrentar desafios complexos na prestação de cuidados de saúde.
Assim, a influência dos líderes na cultura organizacional não apenas impacta a qualidade dos serviços. Trata-se, também, de uma contribuição para construção de um ambiente seguro e orientado para o paciente.
Engajamento e motivação da equipe – Líderes para gestão da qualidade
O engajamento e motivação da equipe na área da saúde estão intrinsecamente ligados à liderança eficaz.
Desse modo, líderes que cultivam um ambiente motivador e positivo, influenciam na elevação do moral e na eficiência operacional das equipes de saúde.
Isso, por sua vez, parte do reconhecimento e valorização das contribuições individuais.
É por meio de atitudes encorajadoras que os líderes inspiram um senso de propósito, fortalecendo o comprometimento dos profissionais com a excelência nos cuidados prestados.
Ambiente Positivo
Nesse sentido, um ambiente positivo fomenta colaboração e comunicação eficaz entre os membros da equipe, fundamentais para abordagens multidisciplinares na saúde.
Consequentemente, a motivação resultante propicia um atendimento mais centrado no paciente, no qual empatia e dedicação são naturalmente incorporadas.
Além disso, líderes que oferecem oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecimento incentivam a busca contínua por aprimoramento. Desse modo, tal aprimoramento é refletido diretamente na qualidade dos serviços de saúde oferecidos.
Assim, a influência positiva dos líderes no engajamento da equipe não apenas fortalece os laços internos, mas também se traduz em cuidados de saúde mais eficazes e compassivos.
Características de líderes para gestão da qualidade – Líder transformacional
A liderança transformacional se sustenta em quatro pilares: influência idealizada, estímulo intelectual, motivação inspiracional e consideração individualizada. Entenda:
- Influência idealizada: este pilar se refere à capacidade do líder de liderar pelo exemplo. O líder transformacional se comporta como gostaria que sua equipe se comportasse. Além disso, não demanda coisas que não faria. Este elemento está intrinsecamente ligado à ética profissional.
- Estímulo intelectual: o líder transformacional parte do princípio de que sua equipe é formada por colaboradores inteligentes e os estimula a pensar, a elaborar ideias e a pensar em soluções a partir da criatividade. Ele é capaz de calcular riscos e assumi-los e de transformar os colaboradores em agentes de inovação.
- Motivação inspiracional: para o líder transformacional, a motivação parte da inspiração. Ele é uma figura apaixonada pelos projetos com os quais se envolve, o que o torna capaz de motivar sua equipe ao mesmo tempo em que a inspira e trabalha ao lado dela.
- Consideração individualizada: ainda que todo o trabalho seja realizado em equipe, é importante considerar cada colaborador como um ser único e individual, com suas potências e limitações – e o líder transformacional é capaz de fazer esse gerenciamento muito bem, sem perder de vista cada profissional sob seu comando.
Liderança transformacional na qualidade
É importante ressaltar que a liderança transformacional exige a participação ativa dos gestores. Para isso, é preciso que eles tenham tempo para se dedicar ao trabalho e à equipe.
Quando pensamos na qualidade das instituições de saúde, é necessário levar em consideração que o engajamento da equipe com os processos e os clientes é imprescindível – e esse engajamento depende da liderança para se concretizar e consolidar.
Líderes que lançam mão da liderança transformacional têm mais chances de conseguir envolver toda a equipe nos processos relativos à qualidade e, como disse Brocka, “sem trabalho em equipe, a gestão da qualidade acaba antes de começar”.
Para que os líderes tenham tempo e empenho para se dedicar a uma liderança baseada na inspiração e no trabalho em equipe, contar com um sistema de gestão da qualidade que automatiza processos e fornece informações em tempo real é fundamental.
Considerações Finais
O Quaent é o sistema de gestão da qualidade mais completo do mercado, e é um apoio e uma ferramenta que pode fazer a diferença na qualidade das instituições de saúde.
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