Os laboratórios de análises clínicas possuem diferentes departamentos, como recepção, salas para coleta, sala de espera, setores técnicos, etc. Fizemos um post completo sobre os setores técnicos dos laboratórios aqui, e destacamos a importância e as características de todos eles, inclusive do setor de microbiologia.
Neste post, vamos nos aprofundar no setor de microbiologia, além de destacar a importância do controle de microbiologia para manter a integridade das análises e dos resultados dos exames realizados. Acompanhe o texto e boa leitura!
O que é a microbiologia
Em linhas gerais, a microbiologia, uma das mais de 30 habilitações da biomedicina, dedica-se ao estudo dos microrganismos (bactérias, vírus, fungos, protozoários e helmitos).
Há diferentes possibilidades dentro da microbiologia, mas a vertente mais comum é o estudo de doenças infecciosas – esta é também uma das atuações mais importantes, uma vez que o estudo das causas, do comportamento e das formas de controle e prevenção dessas doenças possibilitou grandes avanços na saúde e na garantia do bem-estar da população.
A microbiologia em laboratórios clínicos
Como dissemos, a microbiologia faz parte dos setores técnicos dos laboratórios de análises clínicas. Aliás, uma das atuações que mais crescem entre os biomédicos que querem estudar microbiologia é a atuação em laboratórios clínicos.
É no setor de microbiologia que são realizados exames como cultura de urina, orofaringe e outras secreções, a fim de diagnosticar doenças infecciosas relacionadas, por exemplo, à atividade bacteriana nociva presente no organismo.
O setor de microbiologia conta com um protocolo específico que deve ser seguido: coleta de material clínico, isolamento do microrganismo, identificação do microrganismo e testes de sensibilidade aos antibióticos.
De acordo com o Manual de Procedimentos Básicos em Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção Hospitalar, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, as atividades básicas de um laboratório de microbiologia consistem em:
“· Elaborar e viabilizar normas para colheita, conservação e transporte de material de interesse clínico;
· Estabelecer e executar rotinas microbiológicas, dentro dos padrões técnico-científicos vigentes, que permitam o isolamento e identificação dos principais agentes infecciosos de importância clínica, por gênero e, se possível, por espécie;
· Determinar a sensibilidade às drogas antimicrobianas;
· Efetuar o controle de qualidade de suas atividades e dos processos de esterilização;
· Divulgar e pôr em prática normas de biossegurança;
· Participar junto com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do rastreamento epidemiológico dos surtos de infecção hospitalar;
· Fornecer periodicamente dados relacionados com a etiologia das infecções hospitalares e da resistência às drogas;
· Executar outras atividades afins de natureza não rotineira e de relevância em determinadas situações como, por exemplo, estudos microbiológicos de materiais inanimados, portadores, desinfetantes, etc.”
Ainda que essas orientações sejam referentes a laboratórios de microbiologia, muitas delas são aplicáveis também no setor de microbiologia dentro dos laboratórios de análises clínicas em geral.
A tecnologia e o controle de microbiologia
Os avanços tecnológicos estão presentes em todos os departamentos e especialidades dos laboratórios clínicos, e com a microbiologia não é diferente.
Além da evolução em termos de equipamentos de coleta e análise e identificação de microrganismos, por exemplo, a evolução da tecnologia também permitiu o desenvolvimento de sistemas de gestão laboratorial, que englobam, entre muitas outras funções, o controle de microbiologia.
O Concent, sistema de gestão laboratorial mais completo do mercado, conta com um mecanismo de controle de microbiologia totalmente flexível. Através dele, você pode criar as etapas do controle e criar e configurar os resultados de testes de leitura da forma que quiser. Para um domínio mais preciso desses processos, o Concent conta com uma tela de Gerenciamento do Controle de Microbiologia, através da qual é possível acompanhar e ter a rastreabilidade de todas as etapas. Nessa mesma tela é possível ir avançando as etapas, duplicar uma etapa quando necessário, enviar resultados parcial ao Pardini, e também digitar o resultado final.
Para conhecer todas as nossas soluções, entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 3025-8222. Aproveite para nos acompanhar no Instagram, Facebook e LinkedIn. Inscreva-se também no nosso canal no YouTube! Esperamos você!